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Atualização do Google vai privilegiar sites HTTPS nos resultados orgânicos


Marco Antonio

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O recente anúncio do Google de uma nova atualização no seu mecanismo de resultados orgânicos vai beneficiar websites implementados sob o protocolo HTTPS.

 

Um post publicado em agosto no Blog Oficial do Google para Webmasters dá conta que a nova atualização irá beneficiar sites que usam dados criptografados nos resultados. “Ao longo dos últimos meses, realizamos testes levando em consideração se os sites usam ou não conexões seguras e criptografadas como um sinal em nossos algoritmos de classificação de pesquisa. Observamos resultados positivos e, por esta razão, começaremos a usar HTTPS como sinal de classificação”, diz o blog.

 

O intuito é garantir que os serviços do Google tenham o mais elevado nível de segurança, tendo por padrão uma criptografia HTTPS eficaz. “Isso pretende dar o máximo de certeza de que as conexão com o Google serão seguras, como quando se realiza uma pesquisa pelo Google, acessa-se o Google Drive ou o Gmail, por exemplo”, explica o especialista. “Assim, o Google confirma que se pautará por deixar a Internet mais segura, com o objetivo de garantir a idoneidade dos sites acessados por meio do mecanismo de busca”, acrescenta.

 

Segundo o blog, por enquanto, menos de 1% das consultas em todo o mundo são atingidas por essa mudança. “Essa alteração possui um peso menor se comparada a outros sinais, como o conteúdo de alta qualidade”, “O Google considera aumentar a importância deste fator ao longo do tempo, à medida que os webmasters convertam seus sites de HTTP para HTTPS, a fim de tornar a web um lugar mais seguro”, completa.

 

Como se adequar aos novos critérios

Migrar de um protocolo HTTP para HTTPS ao contrário do que se pensa é muito simples, basta contratar o seu SSL e efetuar algumas mudanças em relações a seus links, basta ter uma ajuda especializada para tal mudança.

Embora o Google tenha afirmado que lançará uma documentação adequada em breve, é muito importante levar em conta considerações como:

 

. O tipo de certificado necessário às suas necessidade;
. Certificados com chave de 2048 bits;
. Uso de URLs relativas em páginas do mesmo domínio seguro;
. Uso de protocolos com URLs relativas para todos os domínios;
. Não bloquear seu site HTTPS dos robôs do Google via arquivo robot.txt
. Redirect 301 de todas as URLs que migrarão de HTTP para HTTPS

 

Leia mais no blog oficial do Google Webmasters.

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O Google faz bem de dar pontos pra quem usa SSL, é uma segurança a mais pro visitante. Mas não sei se concordo em desativar por completo a opção sem SSL (pelo redirect 301). Acredito que o site deveria ser acessível tanto com ou sem https, até porque algumas redes corporativas com proxy costumam ter problemas com SSL. Mas caso alguém queira redirecionar, o 301 é a melhor forma.

 

Vale lembrar ainda que isso apenas é um ponto a mais dentro de todos os critérios da Google, ou seja, seu site não vai subir posições só por causa de um SSL, a não ser que seu concorrente de cima esteja muito ruim.

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Se forem inteligentes vão manter... hoje em dia com $10 dólares você compra um SSL.

 

Vai gerar demanda para IP dedicado também. rs

Será que a Google não pensa em entrar no mercado de SSL também? 

Vai saber.. divulgam este novo parâmetro e já a venda do SSL, rs

Burro não seria...

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Será que a Google não pensa em entrar no mercado de SSL também? 

Vai saber.. divulgam este novo parâmetro e já a venda do SSL, rs

Burro não seria...

 

Já entraram no registro de domínios... eles atiram para todo lado kkk

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CloudFlare vai se fazer com isso hehehe.

 

Mas, habilitando o SSL diminui a velocidade de carregamento do site (já que as requisições/handshake são maiores..), aí isso não vai influenciar negativamente no ranking? Seria tipo trocar 6 por meia dúzia.

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