Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Certificado de segurança

Posts Recomendados

Pessoal, aproveitando o gancho... eu nem vou pesquisar no titio google! rs...

Mas como funciona um certificado desses? Sei que garante a segurança na troca de informações, mas como? É instalado algum sistema, script, módulo?

Grato a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, aproveitando o gancho... eu nem vou pesquisar no titio google! rs...

Mas como funciona um certificado desses? Sei que garante a segurança na troca de informações, mas como? É instalado algum sistema, script, módulo?

Grato a todos...

O certificado é a chave que que encripta a comunicação no protocolo HTTPS.

As autoridades certificadoras geralmente emitem certificados dizendo que www.fulano é realmente de fulano (verificação de identidade), ou que www.fulano é de fulano que é uma empresa com nome no mercado e histórico, etc etc. Quando mais dados elas validam, mais o certificado é confiável (e mais caro ele fica). Em compensação, a autoridade certificadora garante a autenticidade, e isso é um seguro.

Por exemplo, se você compra num site www.xyz.com que tem um certificado da ABCSign, geralmente esse certificado também é uma apólice de seguro. Assim, se o www.xyz.com enganar você e não entregar (ou roubar seu dinheiro) ou ir a falência e não cumprir com o que vendeu, você pode acionar a ABCSign (comprovando que ela autenticou uma entidade que deu o golpe em todo mundo) e ganhar indenização e/ou restituição do que perdeu (o valor/teto máximo varia exatamente conforme o tipo de certificado). Se comprovado, o certificado pode ser revogado e a empresa XYZ, processada por perdas e danos e fraude pela ABCSign.

Link para o comentário

Eu comprei uma um dia desses na GlobeSSL mas desisti de usar, inclusive ela ta aqui parada.

Roots eu também ate hoje nunca entendi como funciona e fazendo pesquisa no nosso tio Google a gente encontra muita informação mas nada que de pra entender.

Se alguém puder explicar melhor seris muito bom. :D

Link para o comentário

Eu já tenho outro tipo de dúvida: esse certificado da GlobeSSL é aceito pela Redecard para uma integração direta ou via gateway (CobreBem ou Ipagare)? Estava vendo os preços deles e são bem mais baratos que a Verisign, que vi que os certificados dela custam de 400 reais para cima.

@Demartini e @Roots, no cPanel e no Kloxo tem uma opção para instalação de certificados. No Kloxo cheguei entrar na opção e tem algumas informações e arquivos que tem que upar. Também fiquei curioso se as páginas do site são transmitidas criptografadas.

Editado por tekobr
Adicionado novo parágrafo
Link para o comentário

Por exemplo, se você compra num site www.xyz.com que tem um certificado da ABCSign, geralmente esse certificado também é uma apólice de seguro. Assim, se o www.xyz.com enganar você e não entregar (ou roubar seu dinheiro) ou ir a falência e não cumprir com o que vendeu, você pode acionar a ABCSign (comprovando que ela autenticou uma entidade que deu o golpe em todo mundo) e ganhar indenização e/ou restituição do que perdeu (o valor/teto máximo varia exatamente conforme o tipo de certificado). Se comprovado, o certificado pode ser revogado e a empresa XYZ, processada por perdas e danos e fraude pela ABCSign.

Até onde sei, o valor segurado é em relaçao a quebra da chave de criptografia, e não em relação a golpes. A validação só garante que quem está usando aquela informação é o legítimo dono do negócio/domínio, mas não garante qualquer negociação. Se um hacker conseguir quebrar a chave criptografica, aí sim é acionado o sinistro e vc recebe o valor segurado.... (Quem recebe é o dono do certificado...)

Essa história de golpe, são poucas empresas que se dão ao luxo de investir nisso, nos EUA há um serviço de "seguro" sobre transações online, que é o Buy Safe... Resumindo: certificados SSL não garantem e nem cobrem prejuízos/golpes aplicados pelos donos do website.

Roots eu também ate hoje nunca entendi como funciona e fazendo pesquisa no nosso tio Google a gente encontra muita informação mas nada que de pra entender.

Se alguém puder explicar melhor seris muito bom. :D

@Demartini, @Roots

Simples, quando navegamos na internet usamos o protocolo HTTP para requisitar páginas a um servidor. Esse protocolo de comunicação(vamos dizer que isso é um idioma que se fala entre servidores e clientes) é muito antigo, e começaram a aparecer muitas vulnerabilidades, pois hackers conseguiam interceptar os dados enviados e com isso: pegar senhas, dados de cartões de crédito, informações confidenciais de modo geral...

Aí resolveram criar um novo protolo, o HTTPS (o S siginifica Seguro). Nesse protocolo, antes de começar essa conversação entre o servidor e cliente, é enviada uma "senha"(chave de criptografia pública) ao cliente, e tudo o que o cliente for enviar para o servidor, é enviado "trancado"(criptografado) com essa "senha". O servidor possui por sua vez, uma segunda "senha"(chave de criptografia privada) que só ela é capaz de abrir a primeira, ou seja, mesmo que um hacker consiga capturar a primeira "senha", ele não conseguirá entender as informações, pois ele precisaria da 2a para quebrar a primeira.

Aí para o HTTPS ficar mais seguro ainda, surgiram as grandes "Autenticadoras", que são empresas que fazem uma série de confirmações de dados a respeito da empresa e do domínio, em vários níveis, para gerar um certificado e garantir que quem está utilizando aquele domínio é o real proprietário do mesmo. Na prática isso quer dizer que: um site com SSL está usando o HTTPS ao invés de HTTP, onde é mais seguro digitar informações pessoais e correlacionadas pois dificilmente um hacker irá conseguir capturar essas informações, aliás, dificilmente é pouco. Desconheço algum hacker que conseguiu quebrar uma chave de criptografia...

@Demartini, como SSL implica em usar HTTPS, isso quer dizer que não é um módulo, mas sim uma forma de comunicação direta com o servidor e não com a aplicação em si. Para usar um certicado SSL você deve ter um IP dedicado para o domínio em questão.

Agora, você também tem que configurar a aplicação para criar links "https" ao invés de "http" para as páginas onde seja necessário tal(página de cadastro, visualizaçao de dados pessoais, etc... páginas do tipo: quem somos, planos, blalblal nao precisam usar HTTPS, pois o mesmo deixa o tráfego um pouco mais lento devido a ter que passar pelos servidores da CA para serem validados).

Eu já tenho outro tipo de dúvida: esse certificado da GlobeSSL é aceito pela Redecard para uma integração direta ou via gateway (CobreBem ou Ipagare)? Estava vendo os preços deles e são bem mais baratos que a Verisign, que vi que os certificados dela custam de 400 reais para cima.

@Demartini e @Roots, no cPanel e no Kloxo tem uma opção para instalação de certificados. No Kloxo cheguei entrar na opção e tem algumas informações e arquivos que tem que upar. Também fiquei curioso se as páginas do site são transmitidas criptografadas.

@Maclei: Eu usei por um tempo o Globe SSL de $11.99 para uns testes de ordem pessoal, todos os browsers reconheciam normal. A Redecard e Cielo não exigem uma uma autenticadora, a única coisa que pedem é para vc comprar um reconhecido em todos os browsers. Estou pensando em adquirir um da Globe SSL novamente, mas EV.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?