Jump to content

Vps Com 1 Ip No Registro.br


Daniel Lemes

Recommended Posts

Tenho um plano VPS com apenas um IP e não consigo usar de jeito nenhum o DNS pelo Registro.br. Lá são pedidos dois IPs para ns1 e ns2, então qualquer tentativa de usar o mesmo IP para ambos dá erro e não é aceito. Deixei em "usar os servidores do Registro.br" mas não estou sabendo configurar

 

Aliás, nem tenho certeza se segui os passos certos com os ns, já que a conta veio 100% crua (sem configuração). Fiz isso:

 

  • - no WHM, ajustei os ns1 e ns2 para o IP do servidor (ns1.meusite.com.br e ns2.meusite.com.br); em Edit a DNS Zone posso ver que está: (ns1.meusite.com.br 14400 IN A ip-do-servidor). O estranho é que em Nameserver IPs aparece "no ip" tanto no ns1 e ns2.
  • - ao tentar editar o dns do domínio, está apontando para o ns1: (meusite.com.br 86400 IN A ns1.meusite.com.br)

 

Tem algo que deixei de fazer? Preciso criar entradas A e outras para funcionar com os dns do Registro.br, ou através do WHM posso configurar meu próprio servidor para isso, só com um IP? Qualquer ajuda é apreciada, já estou há 2 dias quebrando a cabeça...

Link to comment
Share on other sites

Crie uma entrada do tipo A para seudominio.com.br e aponte para o IP do VPS:

seudominio.com.br. 14400 IN A IP_DO_VPS

Para usar os DNS próprios em outros domínios, no VPS edite a zona DNS do domínio e crie também entradas DNS assim:

ns1 14400 IN A IP_DO_VPS
ns2 14400 IN A IP_DO_VPS

No Registro.BR crie entradas do tipo A para ns1 e ns2 e aponte-as para o IP do VPS.

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, no caso seria isso no Registro.br?

 

Nome                               Tipo          Dados

ns1.meusite.com.br          A              xx.xx.xx.x

ns2.meusite.com.br          A              xx.xx.xx.x

www.meusite.com.br         A              xx.xx.xx.x

 

As entradas do domínio apontando para os ns já existiam mas estavam em 86400, enquanto as ns1 e ns2 => IP estavam estavam em 14400. Só mudei os valores, vamos ver no que dá.

Link to comment
Share on other sites

Isso é interessante: por que o registro.br possui essa limitação? 

Ainda mais com a indisponibilidade de IPV4 no mercado.

 

As RFCs prevêem até mais do que dois servidores, o Registro.br permitir só dois já é uma liberalidade... 

... ter o mesmo IP significa que é o mesmo servidor. A questão não é falta ou sobra de IPv4... você colocar 2 IPs no mesmo servidor para enganar essa checagem é apenas esconder o sol com a peneira. Não gaste IPs desnecessariamente, faça direito tendo mais de um servidor. 

Link to comment
Share on other sites

Como o rubensk falou, essas normas não são do Registro BR, elas são da própria web por assim dizer.

Não é possível rodar um servidor de DNS com menos de dois IPs.

Com servidores com apenas um IP a única solução possível é usar um servidor de DNS externo.

O próprio Registro BR tem um.

O seu registrar (lugar onde você registrou o site no exterior) também deve ter um.

Há também vários servidores de DNS free, como o My DNS, por exemplo.

Eu ainda tenho uma certa dificuldade em entender cem por cento os registros de um site, mas com o tempo e muita paciência pretendo aprender tudo.

Link to comment
Share on other sites

As RFCs prevêem até mais do que dois servidores, o Registro.br permitir só dois já é uma liberalidade... 

... ter o mesmo IP significa que é o mesmo servidor. A questão não é falta ou sobra de IPv4... você colocar 2 IPs no mesmo servidor para enganar essa checagem é apenas esconder o sol com a peneira. Não gaste IPs desnecessariamente, faça direito tendo mais de um servidor. 

 

Concordo com você. Mas o mercado está cheio de pequenos revendedores que acabam por tentar burlar isso, ou contratam um "vpszinho" qualquer pra fazer clustering de DNS (o que não amplia em nada a redundância do serviço, pois se o servidor principal cair, não adianta nada o secundário estar de pé, só aumenta o custo).

 

E se a registro.br oferece os seus próprios servidores de DNS, que permite que muitos tenham VPS/revenda com 1 IP só e tudo roda normalmente (apesar da maior mão de obra para manter os registros de subdomínios, por exemplo, que temos que ir adicionar sempre manualmente, além de ter algumas limitações - eu tentei criar um SRV outro dia e não consegui, e também já tive problema com alguns TXT para Domain Keys que não entravam por não aceitarem alguns caracteres, como "_", se me recordo bem) o que, ao meu ver, gera mais custo de operação/manutenção para a registro.br do que se não oferece esse serviço (e realmente obrigasse as pessoas a terem nameservers externos), a registro.br poderia então oferecer o que a OVH oferece:

 

Lá, podemos configurar os 2 nameservers dos nossos domínios como sendo ns1.ovh.com / ns2.ovh.com, e no painel deles, você aponta o IP do servidor de onde eles devem clonar a zona quando consultados. E esse resultado é cacheado pelo tempo determinado como expire da zona (ou de cada registro individual, não me recordo ao certo).

 

Assim poderíamos deixar o registro.br como nameservers e continuar aproveitando toda a facilidade que os painéis de hospedagem nos oferecem, criando/retirando/editando entradas conforme criamos/deletamos/modificamos as contas dos clientes!

Ou, melhor ainda, poderíamos definir o nosso próprio servidor como master, e os servidores da registro.br atuariam só no caso de falha destes (seriam slaves). Não sobrecarregaria os servidores da registro.br com consultas desnecessárias.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

Do you agree with our terms?