Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vps Com 1 Ip No Registro.br


Daniel Lemes

Posts Recomendados

Tenho um plano VPS com apenas um IP e não consigo usar de jeito nenhum o DNS pelo Registro.br. Lá são pedidos dois IPs para ns1 e ns2, então qualquer tentativa de usar o mesmo IP para ambos dá erro e não é aceito. Deixei em "usar os servidores do Registro.br" mas não estou sabendo configurar

 

Aliás, nem tenho certeza se segui os passos certos com os ns, já que a conta veio 100% crua (sem configuração). Fiz isso:

 

  • - no WHM, ajustei os ns1 e ns2 para o IP do servidor (ns1.meusite.com.br e ns2.meusite.com.br); em Edit a DNS Zone posso ver que está: (ns1.meusite.com.br 14400 IN A ip-do-servidor). O estranho é que em Nameserver IPs aparece "no ip" tanto no ns1 e ns2.
  • - ao tentar editar o dns do domínio, está apontando para o ns1: (meusite.com.br 86400 IN A ns1.meusite.com.br)

 

Tem algo que deixei de fazer? Preciso criar entradas A e outras para funcionar com os dns do Registro.br, ou através do WHM posso configurar meu próprio servidor para isso, só com um IP? Qualquer ajuda é apreciada, já estou há 2 dias quebrando a cabeça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma entrada do tipo A para seudominio.com.br e aponte para o IP do VPS:

seudominio.com.br. 14400 IN A IP_DO_VPS

Para usar os DNS próprios em outros domínios, no VPS edite a zona DNS do domínio e crie também entradas DNS assim:

ns1 14400 IN A IP_DO_VPS
ns2 14400 IN A IP_DO_VPS

No Registro.BR crie entradas do tipo A para ns1 e ns2 e aponte-as para o IP do VPS.

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, no caso seria isso no Registro.br?

 

Nome                               Tipo          Dados

ns1.meusite.com.br          A              xx.xx.xx.x

ns2.meusite.com.br          A              xx.xx.xx.x

www.meusite.com.br         A              xx.xx.xx.x

 

As entradas do domínio apontando para os ns já existiam mas estavam em 86400, enquanto as ns1 e ns2 => IP estavam estavam em 14400. Só mudei os valores, vamos ver no que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é interessante: por que o registro.br possui essa limitação? 

Ainda mais com a indisponibilidade de IPV4 no mercado.

 

As RFCs prevêem até mais do que dois servidores, o Registro.br permitir só dois já é uma liberalidade... 

... ter o mesmo IP significa que é o mesmo servidor. A questão não é falta ou sobra de IPv4... você colocar 2 IPs no mesmo servidor para enganar essa checagem é apenas esconder o sol com a peneira. Não gaste IPs desnecessariamente, faça direito tendo mais de um servidor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o rubensk falou, essas normas não são do Registro BR, elas são da própria web por assim dizer.

Não é possível rodar um servidor de DNS com menos de dois IPs.

Com servidores com apenas um IP a única solução possível é usar um servidor de DNS externo.

O próprio Registro BR tem um.

O seu registrar (lugar onde você registrou o site no exterior) também deve ter um.

Há também vários servidores de DNS free, como o My DNS, por exemplo.

Eu ainda tenho uma certa dificuldade em entender cem por cento os registros de um site, mas com o tempo e muita paciência pretendo aprender tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As RFCs prevêem até mais do que dois servidores, o Registro.br permitir só dois já é uma liberalidade... 

... ter o mesmo IP significa que é o mesmo servidor. A questão não é falta ou sobra de IPv4... você colocar 2 IPs no mesmo servidor para enganar essa checagem é apenas esconder o sol com a peneira. Não gaste IPs desnecessariamente, faça direito tendo mais de um servidor. 

 

Concordo com você. Mas o mercado está cheio de pequenos revendedores que acabam por tentar burlar isso, ou contratam um "vpszinho" qualquer pra fazer clustering de DNS (o que não amplia em nada a redundância do serviço, pois se o servidor principal cair, não adianta nada o secundário estar de pé, só aumenta o custo).

 

E se a registro.br oferece os seus próprios servidores de DNS, que permite que muitos tenham VPS/revenda com 1 IP só e tudo roda normalmente (apesar da maior mão de obra para manter os registros de subdomínios, por exemplo, que temos que ir adicionar sempre manualmente, além de ter algumas limitações - eu tentei criar um SRV outro dia e não consegui, e também já tive problema com alguns TXT para Domain Keys que não entravam por não aceitarem alguns caracteres, como "_", se me recordo bem) o que, ao meu ver, gera mais custo de operação/manutenção para a registro.br do que se não oferece esse serviço (e realmente obrigasse as pessoas a terem nameservers externos), a registro.br poderia então oferecer o que a OVH oferece:

 

Lá, podemos configurar os 2 nameservers dos nossos domínios como sendo ns1.ovh.com / ns2.ovh.com, e no painel deles, você aponta o IP do servidor de onde eles devem clonar a zona quando consultados. E esse resultado é cacheado pelo tempo determinado como expire da zona (ou de cada registro individual, não me recordo ao certo).

 

Assim poderíamos deixar o registro.br como nameservers e continuar aproveitando toda a facilidade que os painéis de hospedagem nos oferecem, criando/retirando/editando entradas conforme criamos/deletamos/modificamos as contas dos clientes!

Ou, melhor ainda, poderíamos definir o nosso próprio servidor como master, e os servidores da registro.br atuariam só no caso de falha destes (seriam slaves). Não sobrecarregaria os servidores da registro.br com consultas desnecessárias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?