Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ptt.br Aumentando Sua Estrutura


Posts Recomendados

O PTT nunca será uma fonte de tráfego confiável, ontem por exemplo o PTT-SP ficou fora por horas. O PTT serve apenas para escoar tráfego excedente ou como secundário.

 

Gestor de provedor que usa o PTT como fonte principal de tráfego, ou é maluco ou não tem zelo pela sua reputação.

 

Eu quando trabalhava em operadora eu tinha o PTT como fonte principal de tráfego e a Terremark como back-up, e a Terremark teve mais falhas do que o PTT (que teve zero nos 3 anos que fiquei lá). Essa solução substituiu um contrato de link dedicado da BrT (hoje Oi) que deixou a empresa um dia inteiro fora do ar, mesmo que fosse no contrato o que tivesse o melhor SLA. 

 

O que vale num serviço é o SL, não o SLA... é o nível de serviço efetivo. O PTT tem tido episódios de falha sim, e isso deve ser levado em conta numa tomada de decisão, mas é bom olhar o nível de serviço efetivo de todas as possibilidades e ver que combinação delas atende o nível desejado com menor custo, e os termos contratuais dizem muito pouco a esse respeito. 

 

Quer avaliar um fornecedor de trânsito ou matriz de troca de tráfego ? O BGPlay do RIPE vai te contar muito do que tem acontecido e os vendedores não iriam te dizer:

https://stat.ripe.net/widget/bgplay

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PTT tem impacto sobre custo de tráfego internacional, mas é indireto, na medida em que ele viabiliza contratação facilitada de fornecedores de trânsito que passam a concorrer mais intensamente pelo cliente... o maior impacto do PTT é sobre custo de tráfego nacional, e mesmo esse é limitado a parte dos conteúdos (Globo, Google, Netflix, Terra) e algumas redes com muitos usuários finais (NET, Algar/CTBC, GVT). Há conteúdos nacionais que não estão no PTT trocando tráfego multilateral (UOL) e operadoras que também não o fazem (Oi, Vivo, Claro, Embratel, TIM, Intelig), o que repete o cenário americano. 

 

O PTT não é panacéia, mas a simples presença dele no mercado já faz com que os preços em toda a cadeia econômica baixem mesmo para quem não usa o PTT... o preço de banda IP no Brasil é alto, mas já foi mais. 

 

Exatamente.   O PTT tem sim um objetivo muito importante que é estimular a concorrência.

 

Entretanto, o PTT nunca será um fonte de link primário, mas sim como escoação / secundário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quando trabalhava em operadora eu tinha o PTT como fonte principal de tráfego e a Terremark como back-up, e a Terremark teve mais falhas do que o PTT (que teve zero nos 3 anos que fiquei lá). Essa solução substituiu um contrato de link dedicado da BrT (hoje Oi) que deixou a empresa um dia inteiro fora do ar, mesmo que fosse no contrato o que tivesse o melhor SLA. 

 

O que vale num serviço é o SL, não o SLA... é o nível de serviço efetivo. O PTT tem tido episódios de falha sim, e isso deve ser levado em conta numa tomada de decisão, mas é bom olhar o nível de serviço efetivo de todas as possibilidades e ver que combinação delas atende o nível desejado com menor custo, e os termos contratuais dizem muito pouco a esse respeito. 

 

Quer avaliar um fornecedor de trânsito ou matriz de troca de tráfego ? O BGPlay do RIPE vai te contar muito do que tem acontecido e os vendedores não iriam te dizer:

https://stat.ripe.net/widget/bgplay

 

Por isso que você não pode trabalhar apenas com uma operadora. Falhas de qualquer nível são esperadas em qualquer tipo de negócio, agora o tratamento que você da a essas falhas que mostram diferenciais.

 

O PTT vem falhando sim, e não estou sendo taxativo com a região de SP. Isso pode ser sentido pela lista caiu.. Assim como existem falhas em todas as operadoras.

 

Agora, imagine se na época que você trabalhasse em operadora, tivesse apenas um link? Ou apenas um link de troca? Concorda que seria dar um tiro de bazuca nos próprios pés?

 

Esse é o ponto que eu levanto, se não pode-se confiar (e isso é fato) em um link contratual, tendo que ter links secundários / ternários, imagina trabalhar com apenas um link de troca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?