Marcelo Maffezoli Postado Dezembro 19, 2012 Compartilhar Postado Dezembro 19, 2012 Olá galera! Gostaria de saber se pessoal daqui que trabalha com criação de sites, se vocês entregam os arquivos dos sites desenvolvidos por vocês para o cliente ou eles são de poder de vocês. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Dezembro 19, 2012 Compartilhar Postado Dezembro 19, 2012 Do cliente sempre, ele pagou pelo desenvolvimento do website... e não para olhar o website. Logo, é dele... Não tem nem o que argumentar aqui. Outrossim, é alguma plataforma alugada? Se sim, aí é outra história... Embora eventuais designs personalizados desenvolvidos por pedido dele automaticamente pertence a ele (os designs). Aí a questão fica no código: aberto ou fechado? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Maffezoli Postado Dezembro 19, 2012 Autor Compartilhar Postado Dezembro 19, 2012 Do cliente sempre, ele pagou pelo desenvolvimento do website... e não para olhar o website. Logo, é dele... Não tem nem o que argumentar aqui. Outrossim, é alguma plataforma alugada? Se sim, aí é outra história... Embora eventuais designs personalizados desenvolvidos por pedido dele automaticamente pertence a ele (os designs). Aí a questão fica no código: aberto ou fechado? Então... normalmente eu colocava uma clausula contratual onde informava que eu não entregava os arquivos. Até porque, já aconteceu de eu entregar e tirarem ou alterarem o rodapé que indicava que eu havia feito. Existe como entregar de maneira que o cliente não possa alterar? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Dezembro 19, 2012 Compartilhar Postado Dezembro 19, 2012 Então... normalmente eu colocava uma clausula contratual onde informava que eu não entregava os arquivos. Até porque, já aconteceu de eu entregar e tirarem ou alterarem o rodapé que indicava que eu havia feito. Existe como entregar de maneira que o cliente não possa alterar? Coloque o arquivo do rodapé criptografado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Sabaia Postado Dezembro 19, 2012 Compartilhar Postado Dezembro 19, 2012 Então... normalmente eu colocava uma clausula contratual onde informava que eu não entregava os arquivos. Até porque, já aconteceu de eu entregar e tirarem ou alterarem o rodapé que indicava que eu havia feito. Existe como entregar de maneira que o cliente não possa alterar? Use algum protetor de código para o rodapé. █ Super T Host | Revenda de Hospedagem SSD a partir de R$ 65,95 por mês █ Utilize o cupom PDH e ganhe 60% de desconto nos 3 primeiros meses nos planos de Revenda. █ www.superthost.com.br - WhatsApp 21 983 121 387 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Maffezoli Postado Dezembro 19, 2012 Autor Compartilhar Postado Dezembro 19, 2012 Vocês conhecem algum script que eu possa criptografar/proteger o código do rodapé? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LeandroAlves Postado Dezembro 19, 2012 Compartilhar Postado Dezembro 19, 2012 Do cliente, com certeza. Ele pagou para ser desenvolvido. Sobre proteger o rodapé, acredito que não adianta. Quando o cliente quer tirar, ele tira e pronto. Não tem jeito de impedir salvo se o sistema for alugado e/ou o cliente não tiver acesso a FTP ou cPanel. Acredito que você possa dificultar um pouco as coisas. Eu, por exemplo, trabalho com Joomla e ultimamente ando colocando o rodapé direto no fonte logo, se o cliente quer mesmo tirar o rodapé, vai ter um trabalho extra para remover editando o fonte. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anger Postado Dezembro 20, 2012 Compartilhar Postado Dezembro 20, 2012 O cliente paga pelo desenvolvimento, se ele se sentir a vontade de tirar o seu nome dali, eu acho que não tem problema em tirar.. mesmo sendo nós termos feitos, ele pagou para pelo nosso serviço, e nós não pagamos para ele para fazer uma divulgação no site dele. 1 Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jordan Miguel Postado Dezembro 20, 2012 Compartilhar Postado Dezembro 20, 2012 O cliente paga pelo desenvolvimento, se ele se sentir a vontade de tirar o seu nome dali, eu acho que não tem problema em tirar.. mesmo sendo nós termos feitos, ele pagou para pelo nosso serviço, e nós não pagamos para ele para fazer uma divulgação no site dele. Exatamente! A não ser que haja uma cláusula em contrato obrigando que o cliente faça o seu merchan. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Maffezoli Postado Dezembro 20, 2012 Autor Compartilhar Postado Dezembro 20, 2012 Foi exatamente o que eu fiz Jordan. Troquei a clausula que dizia que os arquivos eram meus e troquei por uma em que os arquivos são do cliente, que eu entrego em CD/DVD, mas que ele não pode, sob qualquer circunstancia, remover os créditos do rodapé do site. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados