Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Virtualização Em Xen Ou Kvm


Jesmarcelo

Posts Recomendados

Fico com um pé atrás de trabalhar com o XEN justamente devido ao suporte dele no centos, no centos 6.3 ele não funciona ?

Não, você só pode usar o CentOS 5 para o XEN. Se você quiser rodar o XEN no CentOS 6, você vai precisar de um kernel personalizado.

Eu recomendaria utilizar o KVM.

Uma das razões disso é que o KVM que é muito mais leve quando comparado com XEN. Outra razão é que a RedHat irá "abandonar" o XEN em sua última versão, sem falar que para o KVM os templates são facilmente encontrados para download (a SolusVM disposinibiliza os templates para download).

Ao criar este tópico minha principal intenção era criar com o KVM, porém como falaram que um VPS pode influenciar no desempenho do dedicado acabei ficando um pouco cismado, pois minha intenção é que nenhum VPS influencie em nada no dedicado, ou seja, que os recursos realmente sejam separados entre as máquinas virtuais.

Isso acontece no KVM e no XEN. Se uma VM consumir muita carga, o seu desempenho irá reduzir de qualquer maneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, vou dar o meu pitaco no tópico.

Hoje, prefereria trabalhar com KVM. Não gosto de compartilhar kernel direto do hypervisor com o guest. Se com isolamento de máquinas PODE haver problemas com a manipulação do endereçamento de memoria, pensa o que um 0-day com falha de manipulação de memória no guest compartilhado não pode fazer? Dar acesso root a todo ambiente.

Entre as soluções apresentadas por que não cogilar em usar VMware ESXi? Por causa de painel de controle?

Bom, maioria dos problemas com virtualização, como já comentaram é o mal dimensionamento de hardware. Você querer rodar o "mundo" em cima de uma máquina com HD SATA sem um RAID performático ou mesmo sem RAID. O que quebra qualquer VM é I/O. Não adianta ter 100 processadores, 1TB de RAM se o teu acesso a disco é LENTO.

Utilizando qualquer solução como KVM / VMware ESXi e etc. Há como trabalhar com sistema de arquivos distribuidos, em cluster para ter maior performance sem usar um storage centralizado. Só que aumenta a complexidade do ambiente e você terá que apresentar um ISCSI ou NFS para o virtualizador. Tem vários sistemas para fazer isto. Um deles é utilizar o GlusterFS que da pra montar um "RAID" em máquinas distribuidas (ok, o RAID não é a melhor palavra, mas é basicamente isto).

Um DRB master/master com GFS. Te dá uma boa forma de recuperação de desastres quando trabalhamos com replicação ponto a ponto. Faz tempo que não uso ele, mas na versão nova pelo que li tem várias melhorias e funcionalidades.

Outro ponto muito importante é ter uma forma prática de rápida de fazer o backup dos guests. Já que isto pesa em muito na utilização de read i/o do grupo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma galera, o Xen funciona perfeitamente até o Centos 5.8 !

é óbvio, cada SO novo é preciso a fabricante do Xen se atualizar junto... e óbvio que daqui uns 3 meses o Xen roda no Centos 6.X poxa rs. é algo meramente irrelevante para se optar usar outro invés do Xen. visto que é preciso verificar o change log do Centos e verificar os updates relevantes entre a versão 5.8 e 6.3... que isso, nem tem 1 Ano que lançaram o CentOS 6.X... se acalmem =]

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onze, eu aconselho em utilizar XEN, não tive boa experiencia com desempenho usando KVM. Se um cliente abusar do vps windows em KVM ira deixar todos os outros vps lentos. Pelo menos aconteceu comigo.

Desculpe, foi uma má utilização pelo apache, o vps não tinha a memória que eu precisava dai fiz uma configuração porca que acabou prejudicando seus outros clientes :(

Depois fui testar essas configurações em um dedicado e descobri onde era o problema, hoje uso nginx e o servidor roda lisinho usando +ou- 10% do hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?