Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Duvida] Oferecer Servidor De E-Mail Externo? (Gmail)


VTFerreira

Posts Recomendados

Colegas de fórum, enquanto como usuário entendo os benefícios de configurar o Gmail para armazenar e enviar os e-mails de meu domínio (alguém sabe de alguma razão contra), me pergunto se é interessante como revenda oferecer este recurso aos meus clientes. No meu ponto de vista, temos:

  1. Pontos positivos:

    1. 8 GB de hospedagem gratuita no caso do Gmail;
    2. Ambiente de webmail relativamente simples de usar;
    3. Se assim configurar, o usuário envia suas mensagens pelo servidor do Gmail, reduzindo o consumo do servidor da hospedagem;
    4. Todo o suporte no uso do ambiente de webmail fica por conta do Google.
      [*]Pontos negativos:

  1. A hospedagem é o produto comercializado, assim se o cliente precisa de mais espaço para sua caixa postal, podemos oferecer um Plano de Hospedagem superior;
  2. Os serviços de e-mail gratuitos tem suas limitações quanto ao envio de mensagens por hora. As hospedagens também tem, mas é o administrador do servidor que configura este limite e, caso o cliente realmente precise de um limite maior é uma oportunidade de vender outro produto/serviço (ex: e-mail marketing);
  3. Quando o e-mail gratuito resolver mudar algo, seja a política de uso, o visual ou mesmo descontinuar algum serviço relacionado, não temos qualquer controle sobre o fato. O cliente reclama conosco mas só podemos lamentar e seguir em frente;
  4. Criar uma conta de e-mail em local de terceiros pode prejudicar a qualidade do suporte que oferecemos junto ao nosso cliente. Quando o usuário tem alguma habilidade com o computador, ele se vira e utiliza os recursos e suporte do e-mail gratuito - mas quando é marinheiro de primeira viagem um bom suporte fideliza o cliente à nossa empresa.

O que pensam a respeito?

Aos colegas de fórum que desenvolvem o site e entregam a hospedagem toda configurada, mastigada, para o cliente: vocês oferecem esta solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você deixa serviços fora de sua estrutura você perde o controle, se perde o controle pode vir a ter problemas.

Concordo plenamente...

Neste caso seria interessante oferecer para seu cliente mas deixar bem claro os prós e os contras, ele que decide. Porém na hora que a coisa fica preta a maioria se faz de desentendido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque um tutorial / artigo no seu site, e envie email mkt para seus clientes, ensinando a utilizar este recurso do Gmail, citando os pontos positivos e negativos que o cliente terá, mas deixe isto como Opção ao usuário, e por padrão, mantenha todas as contas com email no seu proprio servidor.

Se o cliente quiser, ele usa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu deixo o cliente escolher qual e-mail ele quer usar no checkout. Tem 3 opções: Nós, Windows Live Domains e Gmail. A grande maioria opta por nossos serviços por causa da interface do mail, que é parecida com a do Zimbra (versão em Ajax) e do novo Yahoo.

O ruim do APP é quando ele quer mais de 10 caixas e acha o App professional muito caro, ou então, usou por muito tempo o APP depois quer mais que 10 caixas... resultado: o pior possível, a migração é complicada. Mas paciência, já que estamos aqui, vamos tocar.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentei utilizar o serviço do gmail "grátis"e não gostei.

Como consumidos e acostumado com o cpanel, eu não fui capaz de criar filtros eficientes no gmail como tenho no cpanel, logo, se eu fosse seu cliente, certamente pediria suporte sobre isso.

Com duas semanas de uso do gmail, tive a infelicidade de pegar uma instabilidade no serviço que atingiu bastante gente na epoca, quando o email deixa de funcionar, certamente os clientes vão reclamar, e não tenho certeza se o gmail tem uma pagina com status do serviço para poder informar ao cliente oque realmente está acontecendo.

São detalhes como estes, que eu levo em consideração. Se o cliente não conseguir fazer algo, certamente vai solicitar suporte e então você vai precisar estudar o gmail p/ poder prestar um suporte eficiente...............ou..................vai dizer p/ cliente coisas assim "eu acho, eu vou verificar, as respostas no suporte podem depender do suporte do google, depende de garimpo para obter informações...etc

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Google Apps Status Dashboard: http://www.google.com/appsstatus#hl=pt-BR&v=status&ts=1340644666925

Tinha a opção de deixar no GoogleApps no checkout, mas depois que mudei para o boxbilling esqueci de colocar novamente.

Valeu pelo lembrete Joao, mas inda preciso prepara algo para deixar o cliente ciente que ali eu não tenho controle.

Chuva, eu como usuário do gmail a muito tempo não consigo me acostumar com os emails disponíveis no cPanel, hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?