Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Backup E O Preço Do Comodismo


Posts Recomendados

Recebi hoje um e-mail da SIERTI de nosso amigo Eltern, e achei muito interessante e estou repassando a galera:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O e-mail...

Estamos lhe enviando esta mensagem não registrada para fazer-lhe lembrar da importância em manter seus backups em dia.

Evite surpresas desagradáveis, tenha sempre backup de seus bancos de dados ou arquivos importantes, fora do servidor de produção.

Se lhes falta motivo para dar atenção a isso, tomem como exemplo o terrível momento da Starhosting:

https://twitter.com/...rch/starhosting

http://www.starhosting.com.br/

http://www.tambotech...problema-grave/

O verdadeiro backup é aquele que é feito fora da sua rede de servidores, em data center externo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Comunicado da Starhosting

Agora pouco, a Starhosting - provedor de sites – Anunciou de maneira improvisada o encerramento de suas atividades. Segundo a declaração, devido a um problema grave que não foi ainda explicado com todos os detalhes, todos os dados foram comprometidos, muitos sites estão fora do ar desde da última sexta-feira. Toda estrutura da própria Starhosting foi perdida:

“perdemos todos os dados de todo nosso sistema, dados de clientes, histórico financeiro, tais como produtos contratados, pagamentos já efetuados e novos vencimentos.”

Fiz esse post aqui principalmente a ajudar aos muitos clientes que estão a 48 horas perdidos e procurando ajuda no twitter algumas respostas com a empresa. Aconselho nesse momento muita paciência e pouco de compaixão, problemas graves pode ocorrer em diversas empresas e por mais que sigamos todos protocolos, ainda sim estamos sujeitos a falhas e a natureza, lembro-me uma vez que o servidores do Tecnoblog foram atacados por um furação.

StarHosting_offline-590x494.jpg

A Segunda razão que estou fazendo esse post que muitos estão XINGANDO muito no twitter, mostrando o pior que um usuário pode ser SEM um mínimo de conhecimento de causa. Acredite, está todo mundo no mesmo barco, reclamar não ajuda. A Starhosting está trabalhando na recuperação nos arquivos e vai estar na medida do possível atendendo pelo email: contato@starhosting.com.br Empresa: StarHosting – Serviços de Internet. Twitter: @Starhosting Site: http://www.starhosting.com.br

Fim do comunicado

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Meu pensamento (Marco Antonio)...

90% das empresas acham um gasto a toa (dinheiro jogado fora), não investir em Backups externos, é só percebem da importância quando passam por problemas como os citados acima. Muitos dão a desculpa que não são responsáveis pelos backups, etc pois isto é responsabilidade do próprio cliente, etc. Porem, na hora do problema, aí sim é que percebem a diferença de ter gasto so alguns reais a mais nisto.

Recomendo a TODOS investir em backups remotos, mesmo que em seus contratos repassem a responsabilidade ao cliente, lembre-se que revendas também podem contratar este serviços.

A própria SIERTI, oferece este serviços assim como O pedro da AHBACKUP, e outros usuários de aqui mesmo do fórum. Não pensem em gastos e sim em investimento da sua empresa, especialmente em credibilidade e imagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que pode ter ocorrido foi como o Duran disse acima, pegaram o acesso root com todas as senhas e depois foram apagando servidor por servidor, só pode ter sido.

Vamos aguardar para ver o desenrolar da situação, mas, que é um trauma muito grande você ter que dizer aos seus clientes que o site deles virou pó isso é.

Enquanto isso no twitter:

Gabriel Simonetti ‏ @aerogabriel

Amigo @izzynobre, gostaria de dizer que dois meses atrás eu hospedei meu site no starhosting por indicação sua. :/

Fernando ‏ @gravz

E a expressão "dados na nuvem" ganha significado LITERAL depois do Caso Starhosting

Carol Rocha ‏ @tchulimtchulim

sorte do dia: vc não hospedava seu blog na @starhosting

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É lamentável mesmo uma empresa parar por falta de backup. Muita gente investe errado. Backup é algo importante e que deveria ser algo obrigatório ao se procurar uma empresa de hospedagem.

Agradeço ao Marco pela indicação, e lamento pela Star.

Isso tem cara de ataque generalizado e hacker com acesso root aos servidores.

Por isso sempre falo, backup tem de ser em meio EXTERNO.

O problema é que as pessoas só se dão cota disso quando precisam.

Concordo totalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é triste ver uma empresa sair do ar e prejudicar um monte de clientes...

Depois dessa vou passar a fazer backup com mais frequência da minha empresa.

 Super T Host | Revenda de Hospedagem SSD a partir de R$ 59,95 por mês
 Utilize o cupom PDH e ganhe 60% de desconto nos 3 primeiros meses nos planos de Revenda.
 www.superthost.com.br - WhatsApp 21 4125 4334

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito sério isso!!

Sou meio paranoico em backup, tenho até copia do servidores aqui dentro da empresa.

Estrutura:

Servidores Principais > Backup Fora >

Servidores Principais > Backup na minha rede

Preciso ainda aperfeiçoar uma rotina para checagem dos backup, e não utilizo backup compactador, aqui sempre uso o rsync.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clientes com sites complexos (complexo p/ não dizer as condições em que se encontram os sites) Eu tenho recomendado organizar, principalmente banco de dados.

Pois peguei casos aqui, que o cliente tem 5 hospedagens por exemplo, mas o bd utilizado por todos os sites, está sendo utilizado de uma unica conta, que por sinal está bem desorganizada, com + de 15mil arquivos e que acreditem se quiser, não tem tanta importância quanto os demais.

Falei com ele sobre o risco que ele estava correndo prejudicando a performance do backup dele e das demais contas de manter este vinculo desnecessário.

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?