Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Solução Viavel Para Dns


chuvadenovembro

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Gostaria de saber dos colegas, se teriam alguma sugestão viavel (bom preço hehhe) para serviço de DNS.

Minha situação atual é que meu DNS ta bastante bagunçado e eu gostaria de organizá-lo.

Atualmente eu não estou operando em cluster, então meus clientes estão hospedados em alguns servidores e para cada servidor preciso editar o dns do meu site, acrescentando os novos dns e host para reverso.

Acontece que mudei meu site de servidor e não sei bem oque houve, ele resetou o dns (Não me recordo se isso acontece em caso de troca de servidor). Com isso, todos os demais servidores perderam a comunicação hehehe

Tudo bem, em 10min garimpando os ips, conferindo os namerservers de cada um no registrar coloquei tudo no ar novamente.

Mas gostaria de uma solução pratica e eficiente com preço baixo para até mesmo diminuir o numero de nameservers.

A primeira vista teria a opção de um cluster, mas eu confesso que não gostei muito bem do gerenciamento de cluster do cpanel, além disso, se errar a ordem de quem envia informações p/ quem, pode detonar o dns ou até mesmo a hospedagem do cliente.

Por outro lado, eu gostaria de dimínuir o numero de nameservers (ns1, ns2, ns209, ns999...etc) p/ ns1 e 2 se possivel :P

E gostaria de aproveitar manter redundância dos emails também.

Se alguém que trabalha com gerenciamento quiser me passar um orçamento sobre isso, pode me enviar MP também :)

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para acabar com o festival do DNS, você pode contratar alguma empresa como nettica.com. Eu uso e estou bastante satisfeito com o serviço deles (indicado pelo Rafael - Cresci)

Como você, também centralizei num único dominio todos os meus nameservers.

Quanto ao cluster, a melhor solução que o cpanel consegue fazer é : Servidor 1: Apache+Mysql e Servidor2: Email (que não precisará ter cPanel, dado que o email é resolvido via DNS). Se quiser separar o Apache do Mysql, os dois servidores devem estar obrigatoriamente no mesmo DC e ter IPs da LAN. Aí sim fica top!

O espelhamento poderá ser feito em um DC diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Estou voltando aqui para dar um feedback.

Voltei atras e ativei o cluster do cpanel com um EC2 micro da amazon aqui em sampa. (teoricamente com custo zero por alguns meses)

Vou aproveitar p/ fazer um desabafo sobre o transtorno que foi tornar este EC2 utilizavel, afffff...se me der coragem vou colocar um pseudo tutorial para os leigos e até mesmo para eu utilizar como referencia no futuro.

O dns only demorou 281 minutos p/ instalar

Com relação ao cluster, já está feito, todos os servidores estão gravando o dns no EC2. Estou só pensando se vale a pena deixar o EC2 como dns primario (já que está no Brasil)

EDIT: Caso alguém tenha conhecimento, gostaria de saber se posso utilizar o serviço de DNS "nettica.com" independente de estar utilizando o cluster, porque assim eu fixo minha configuração de dns, e não corro o risco de resetar em caso de transf. de servidor e/ou alguém resetar sem perceber.

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sidney, pode sim. Mas se você usar a Nettica para todos os dominios do cluster, não precisará mais do serviço DNS no cluster.

Outrossim, não sei se o cPanel permite que o servidor DNS de TODOS domínios-cliente fique num outro servidor. Consulte a documentação. Mas se não for possível, aí você coloca só o seu na Nettica e cria um par de nameservers para cada servidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EC2= lentidão.

No blog da Locaweb tem uma análise das performances, e é aquilo mesmo, testei e deu resultados idênticos.

A demanda de um servidor DNS é bem diferente de um servidor HTTP. DNS de load alto (root-server, TLD server etc.) não aguenta em nenhum sistema virtualizado, mas para o volume de queries de domínios de baixo tráfego com poucas entradas o EC2 pode ser suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A demanda de um servidor DNS é bem diferente de um servidor HTTP. DNS de load alto (root-server, TLD server etc.) não aguenta em nenhum sistema virtualizado, mas para o volume de queries de domínios de baixo tráfego com poucas entradas o EC2 pode ser suficiente.

Não estou me referindo à nada relacionado com DNS, e sim o sistema como um todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?