Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Revenda Com Vps De Backup


Jonas F

Posts Recomendados

Olá, tenho um plano de revenda br, e a alguns dias tive alguns problemas no servidor, com isto comecei a pensar em alguma forma de utilizar um vps internacional (de uma burst da vida) para manter um espelhamento da minha revenda, então se ocorresse uma queda do servidor da revenda o servidor com o vps assumiria. Bom, felizmente os problemas com o servidor foram resolvidos, mas como já havia pesquisado um pouco sobre isso resolvi tentar entender por completo, se é possível, como é possível etc. Testei o sistema de backup do colega Jaime e consegui copiar todas as contas sem problema, sendo assim eu acredito que se fosse configurado em cada domínio o dns da seguinte forma o vps passaria a assumir no caso de algum problema:

ns1 ... ip1 servidor dns revenda

ns2 ... ip2 servidor dns revenda

ns3 ... ip1 servidor vps

ns4 ... ip2 servidor vps

Bom não tenho certeza se isto funcionaria, a ideia seria fazer backups digamos que semanais, pois tenho principalmente sites institucionais, no caso de lojas virtuais e sites do tipo já não daria certo, mas nos meus breves testes já vi alguns problemas:

- E-mails, seria melhor não fazer o backup dos e-mails...

- Para fazer o backup das contas o sistema cria um backup no servidor da revenda de cada conta, e ao menos eu não consegui excluir eles automaticamente;

Bom posso ter utilizado o sistema de backups da forma errada, mas emfim, não consegui encontrar informações concretas sobre a possibilidade de se fazer isto, o que provavelmente indica que não é possível, mas as vezes apenas não serve para a maioria e acaba passando, por isso gostaria de saber sobre a possibilidade de fazer isto e se é possível, como deve ser feito...

OBS: Desculpem pela carta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo boa noite! Uma vez tambem queria fazer algo parecido, a minha ideia era ter 2 servidor com os mesmos arquivos simultaneamente, assim quando o servidor 1 obter falha ou sobrecarregar o servidor 2 assume, dai um consultor amigo meu falou que sei possivel sim, me falou em alguma coisa ligada a Cluster DNS. Me informou que o procedimento não era muito simples de se fazer e tals. Bom, acabei desistindo da ideia. O que eu fiz foi pegar um outro servidor e configurar para receber bkp diario das minhas contas do servidor principal. Boa sorte no seu projeto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo boa noite! Uma vez tambem queria fazer algo parecido, a minha ideia era ter 2 servidor com os mesmos arquivos simultaneamente, assim quando o servidor 1 obter falha ou sobrecarregar o servidor 2 assume, dai um consultor amigo meu falou que sei possivel sim, me falou em alguma coisa ligada a Cluster DNS. Me informou que o procedimento não era muito simples de se fazer e tals. Bom, acabei desistindo da ideia. O que eu fiz foi pegar um outro servidor e configurar para receber bkp diario das minhas contas do servidor principal. Boa sorte no seu projeto!

Se entendi bem, no teu caso você utiliza o recurso de backup do próprio WHM? O problema das revendas é não ter acesso aos recursos de backup do WHM...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto só irá funcionar com Loadbalance (o que não irá funcionar com servidores muito longe, irá gerar lentidão).. ou gerar algum tipo de rotina no cron que copie os arquivos do /home/backup para as respectivas contas.. E outra que crie as novas contas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto só irá funcionar com Loadbalance (o que não irá funcionar com servidores muito longe, irá gerar lentidão).. ou gerar algum tipo de rotina no cron que copie os arquivos do /home/backup para as respectivas contas.. E outra que crie as novas contas.

É exatamente isso que o Rodrigo falou, para isso vc teria de ter 2 servidores e um IP configurado com loadbalance, que pode ser um LB "burro" mesmo usando "RoundRobin". O mesmo conteúdo WEB em ambos e no mysql vc pode configura-lo para ser replicado no sentido servidor master > servidor secundário.

Sobre o Backup uma dica : http://cpremote.net/

Estou testando em um dos servidores e ambiente de produção. ÓTIMA ferramenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente isso que o Rodrigo falou, para isso vc teria de ter 2 servidores e um IP configurado com loadbalance, que pode ser um LB "burro" mesmo usando "RoundRobin". O mesmo conteúdo WEB em ambos e no mysql vc pode configura-lo para ser replicado no sentido servidor master > servidor secundário.

Sobre o Backup uma dica : http://cpremote.net/

Estou testando em um dos servidores e ambiente de produção. ÓTIMA ferramenta.

valeu pela dica Alexandre....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você teria que criar um complemento. Seria um pouco mais difícil pelo fato de você não ter acesso root no servidor a ser copiado, já que nesse caso os backups são comprimidos num só arquivo (extensão tar.gz). Mas você poderia rodar um script no VPS que descompactaria os backups e sincronizaria os arquivos das contas.

Quando eu concluir a nova versão do script pra revendas, com suporte a backup incremental, talvez possa oferecer esse recurso de "espelhamento".

Enquanto isso, talvez eu possa fazer alguma coisa por você. Me passe seu email via MP.

Duran, acho que lhe comuniquei sobre a nova ferramenta de backup remoto incremental, até anunciei no fórum, mas acho que não teve tempo de ver. Vai ficar ainda melhor quando sair a nova versão com restauração até 2x mais rápida, sistema de cache e suporte a backup e restauração de contas do WHMSonic. Além de automaticamente apagar backups de contas excluídas.

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?