Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Manter um servidor no Brasil ou no Exterior?

Jordan Miguel

Posts Recomendados

Vale experiência própria...

Em 2007, com esta visão de um servidor dedicado no Brasil, Quebrei! Literalmente.

Ainda hoje os custos são exorbitantes, e não é o governo, não é o patriotismo que vai resolver.

É uma reação do próprio mercado... quebrei há 04 anos... e nada mudou!

Olha só uma solução simples de mercado, que envolve força de formiga:

- Juntar aqui no portal algumas pessoas que têm base sólida no mercado de host e criar uma Coopertiva.

Cooperativa: simples, dá certo, começa um novo mercado, etc...

Basta começar com solidez e seriedade!

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei interessante essa ideia da Cooperativa, vamos pensar sobre ela...

O maior problema que enfrentamos hoje no brasil é o preço do link. Se você for comprar um link dedicado de 100Mbit hoje, o mínimo que você vai conseguir achar é uns 20 mil reais, ou 200 reais por Mbit. Pelos meus cálculos, com 100Mbit você consegue oferecer 13, talvez até 15 servidores (dependendo do tipo de cliente) com garantia de 10Mbit. Então se vc for calcular, com certeza é inviável, pois só o link de cada servidor custará 1538 reais (se você ligar 13 servidores nessa conexão).

Agora vamos pensar se nos juntássemos todos para criar um datacenter.

Qual o preço de 1Gbit? Eu imagino que custe uns 80 reais por Mbit no máximo! Com 1Gbit de conexão eu tenho quase certeza que é possível ligar 150 servidores com 10Mbit pra cada, e o link pra cada servidor custaria 535 reais.

"Mas se você ligar 150 servidores numa conexão de 1Gbit não vai ter 10Mbit pra cada servidor".

Você mora em apartamento? Você acha que o seu apartamento tem um cano exclusivo que vem caixa d`água até o seu encamamento? Pelo menos aqui onde eu moro não é assim não. Se os 7 apartamentos resolverem ligar todas as torneiras da casa, o encanamento não vai ser suficiente pra suprir a demanda do fluxo de água. Mas quais são as chances de isso acontecer?

Voltando a falar sobre servidores, a chance de 150 servidores usarem o total de banda "garantida" é muito baixa! Ou você realmente acha que a UOL tem 1Mbit de conexão no backbone deles pra cada 1Mbit "garantido" para seus clientes?

Agora vem o maior problema.

O custo inicial disso e a manutenção da estrutura. Vai ver quanto custa um Switch L3 gerenciável com portas Gbit. E um roteador CISCO então? No-break, Sistema de refrigeração de ar, Gerador de energia... Ta somando tudo? xD

Só os unit rack (dos mais baratos que já vi) com o tamanho de 44U, custa R$850. Um servidor da SuperMicro Dual Xeon 5620 com 8GB RAM e HD de 500GB vai custar aí nada nada uns R$6,000.

Eu gostaria de ver isso funcionar e fazer parte de uma coisa assim. Mas será que valeria a pena?

Edit:

Nossa, como eu pude me esquecer de uma coisa tão importante? Não seria necessário ninguém pra operar o DC né? Pois é, mão de obra qualificada nessa área, imagino eu, que não seja nem um pouco barata =x

;)

Editado por Maunose
Link para o comentário

Gostei!

Mas, pra dar certo, não podemos começar com uma coisa tão grande!

Vamos lembrar: comecei como revenda de hospedagem com a host revenda em 2003, em 2004 já tinha um VPS em 2005 tinha um dedicado na SoftLayer em 2006 já poderia ter 2 dedicados lá.

Tinha pessoal trabalhando, empresa contrata para segurança do servidor, web designer e sistema priprietário de clientes rodando a pleno vapor.

Ae dei o passo maior que minha perna... tal do server nacional... cismei e me estrepei.

Pensemos em modo cooperativo!

- Servidor dedicado no exterior

Cada cooperado tem uma área de VPS, os administradores também tem VPS, cooperativa é todo mundo igual (apenas sujestão), contrata-se por exemplo a SierTi (um Amigo, e se explicar como vai funcionar e negociar com ele, conseguiremos ótimos preços para gerenciamento)

NÃO VPS

Contrata-se a Sierti (o cara é expert mesmo) eles, somente eles têm acesso root e os demais tem acesso a todo servidor exceto ao sistema em si!

Tudo que for vendido ou negociado é direito da Cooperativa (com contrato registrado em cartório) as pessoas têm o direito de ir e vir, afinal é uma cooperativa.

Deu certo? Tudo funciona? As partes estão satisfeitas? Adquirimos um big servidor no exterior (pode-se também, comprar o Xeon e alugar um hack, o custo mensal cai consideravelmente);

Contas, média

Aqui nesta fase temos um custo mensal de 700 dólares (já com a sierti) + 110, média de 15%, de fundo de reserva.

810.00 USD divido por 15 cooperados = 54.00 USD. = R$88,00 (valor médio)

- Deu certo?

Colocamos um servidor básico no Brasil, aqui começa o serviço de formiga....

Deixando redondo o servidor na iWeb (por exemplo) que tem um dos melhores custo/benefício hoje do mercado, e os caras são sérios e profissionais.

Os cooperados

Tem que assumir os compromisso de, no mínimo,1 hora por mês, trabalhar no servidor Cooperado como:

1 - Marketing (Produto, Preço, Promoção, Praça)

Publicidade e propaganda

Ações de marketing

Design geral (posso com certeza entrar aqui)

Redator dos textos (tem que ser profissional)

2 - Tramites legais de funcionamento e burocráticos (um advogado seria ótimo);

Documentação necessária

Pessoal envolvido

3 - Financeiro

Quanto vai custar o que

4 - Gerenciamento servidor (técnico)

WHMCS, WHM, CPANEL, Fantastico, Softaculous, etc...

5 - Gerenciamento servidor (humano)

Clientes, suporte, base de conhecimento, vídeos, textos, etc...

6 - Novas ferramentas

Melhorar a capacitação do servidor, humano e técnico

7 - Aberto para o vosso adendo!

Suporte: seria ótimo se todos os cooperados pudessem oferecer. Estou em Belo Horizonte, tem gente de São Paulo, Rio, Curitiba, Salvador, etc.

Os serviços seriam oferecidos em todas as cidades dos cooperados com telefones locais.

Porque 15 pessoas? Um policia o outro e pode sair até 5 membros pra coisa funcionar, e bem!

São 5 áreas distintas e podemos colocar 3 pessoas em cada área.

Comecei!

Por favor sinta-se à vontade, para especular ou até se enfurecer.

Mas, contribua!

OBS.: não credita? eu acredito! e se caminhar com boa vontade e honestidade sou o primeiro a disponibilizar um server dedicado na iWeb

UM BAITA ABRAÇÃO, SÔ -> VIVA SÃO JOÃO!

Editado por salb
Link para o comentário

Ah.. eu pensei que a "cooperativa" seria com intuito de hospedar servidores no brasil.

No exterior é barato, eu acho que não tem necessidade de uma cooperativa se você pode alugar um VPS de qualidade por 50~80 dólares.

O meu pensamento foi voltado a hospedar servidores dedicados aqui no brasil.

Se não for pra mim, literalmente, por a mão na massa, eu nao quero aEUHAEUHAeuhAEUHAeuheahue

;D

Link para o comentário

Na minha opinião servidores no exterior é a melhor opção principalmente por ser mais barato e ter um uptime mais alto o que na verdade torna o serviço bem melhor.

Uptime não é desculpa huaeuheauhaeuh

O problema é o preço mesmo. Vai alugar servidor com 100mbit aqui no brasil... vai custar uns 10 mil reais (chute)

Já nos estados unidos eu alugo servidor Xeon com 1Gbit (100TB de transf.) por U$169...

;)

Link para o comentário

Uptime não é desculpa huaeuheauhaeuh

O problema é o preço mesmo. Vai alugar servidor com 100mbit aqui no brasil... vai custar uns 10 mil reais (chute)

Já nos estados unidos eu alugo servidor Xeon com 1Gbit (100TB de transf.) por U$169...

;)

Em que lugar pega o server? 100TB?

Link para o comentário

Em que lugar pega o server? 100TB?

100TB.com

Mas eu não indico eles pra uso comercial nao...

Tenho 6 servidores com eles.. mas só hospedo meu site.

Atendimento deles é demoraaaaaaado pra porr*

Como eu to usando mais de 500TB de transferencia, la é o melhor lugar pra mim...

Servidores são top de linha, a conexão é ótima aqui pro brasil...

Tem quem fale que é overselling esse negocio de 100TB, mas eu por exemplo, esse mes vou transferir quase 150TB em 1 único servidor uheauheauhea

;)

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?