Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Manter um servidor no Brasil ou no Exterior?


Jordan Miguel

Posts Recomendados

Abordei este assunto no meu último post no diariodohost.com

Não é de hoje que é se discutido as vantagens e desvantagens de termos um servidor dentro de nosso país.

Sabemos que o Brasil é um país em desenvolvimento, que está longe de ter bons preços e suporte para infra-estruturas avançadas de forma mais fácil. Podemos perceber isso pelo preço de um link de internet, pode parecer piada, mas a média de preços por mb de internet no brasil é de R$ 74,70 (segundo a Gizmodo), e claro, uma internet convencional, não para servidores, para qual se é necessário um link dedicado e full duplex que custam MUITO, mas MUITO caro.

Confira o gráfico da gizmodo e entenda o porque do Brasil estar tão abaixo neste ramo:

http://www.gizmodo.com.br/sites/all/files/2009/10/26/net-speed-cost.jpg

Mas não é só isso, os equipamentos no Brasil, de grande maioria são importados, também aumentando preços e acessibilidade aos mesmos. Não é necessário muita visão para perceber que o Brasil ainda está um pouco longe de chegar ao que podemos dizer como um país desenvolvido.

Agora vejamos se vale realmente a pena ter um servidor no brasil.

Pingando para um site com servidor no brasil(alog), obtive uma média de 80 milissegundos

Pingando para um site com servidor no exterior(diariodohost), obtive uma média de 200 milissegundos

Então, a partir disto, podemos fazer uma análise. Ciente de que 1000 milisegundos são 1 segundo, e de que o ping, é o tempo de resposta do servidor, tiramos uma conclusão.

Como um servidor que está a milhares e milhares de kilômetros podem manter a resposta somente um pouco mais que o dobro do que a um servidor que está a alguns kilometros?

Veja bem, o que você prefere, uma rede de 10 mbps ou uma rede de 100 mbps ou até 1 gbit? Pois é, parece monstruoso, mas os preços podem ser comparáveis quando se colocado em discussão.

Minha opinião é, não faz diferença. Pode-se parecer de primeira vista, uma opinião ignorante, mas quando analisado bem, sabe-se que não é, é só uma questão de lógica.

E você, o que tem a dizer sobre isto?

Post Original: http://www.diariodohost.com/dicas/servidor-no-brasil-ou-no-exterior-72.html

Gostaria que vocês comentassem sobre, o que acham da conclusão tomada por mim..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem casos e casos, servidores no exterior são bons para utilização em sites e desenvolvimento de algum sistema ou até para jogos online (se o jogo não for fps), eu classifico o seguinte:

Servidor brasileiro no momento, como é novo no mercado o preço está la no espaço, a utilização dele comparada com o exterior em servidores para cpanel/transferencia de dados constante não é lucrativo.

Servidor no exterior, como a estrutura já é antiga, os preços são um pouco mais viaveis, pode utilizar para qualquer coisa, como eu disse são casos e casos, caso seu cliente queira utilizar para servidor de algum jogo FPS ou para transmissão de streaming(Radio/TV, nunca vi um falhar mas ai é a opção pessoal) é preferivel brasileiro.

Essa é minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei a ler em alguns sites com servidor brasileiro, onde diziam que a velocidade da transferencia via ftp é até 5x mais rápida.

Fiquei um pouco impressionado com isto porque está além da minha compreenção.

Se eu tenho uma taxa de upload limitada pelo meu provedor de internet e contrato um servidor lá fora com 100mb, acredito que o limite do upload é determinado pelo meu provedor de internet.

Mas com esta afirmação que vi em um dos sites de servidores brasileiros, está regra é quebrada...gostaria de saber como isto é possivel, principalmente para servidores com preço mais populares onde o link poderá ser de 2 a 10mb

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, quando comecei a usar servidores, usei um nacional, suporte nacional, português, etc.

Dai, você começa a mexer, precisar de algumas coisas que só consegue arrumar lá fora (ou conseguia). Acabei conhecendo o MUNDO fora do Brasil e... GOSTEI.

Preços (que é o que muito conta para o bolso do brasileiro) os caras lá tem.

A verdade é que os clientes deles são monstruosos e são milhares e milhares. Direto lemos algo do tipo: Dreamhost comprou tal empresa. GoDaddy comprou tal empresa. E as cartelas das "empresinhas" comprados são de MILHARES de clientes, domínios e etc.

Como em qualquer coisa, o que creio que detona a competitividade da galera aqui é: IMPOSTOS em tudo que é coisa. Os caras lá tem uma tributação menor e não fica o tempo todo em tudo que é coisa em cascata.

Tiremos pelos notebooks, video-games, motos, carros e etc.

Ninguém compraria nada no Brasil e não tivesse este tanto de imposto de importação. Um Corolla custaria o preço de um Gol equipado.

Acho difícil de competir se o assunto é O QUE VEM AGREGADO.

Se o assunto for VELOCIDADE, talvez isso conte para empresas que não possuem Cloud no Brasil.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é relativo e só a finalidade pode dizer qual a melhor opção. De certa forma, para a maioria dos websites, servidores fora do país suportam sossegado.. agora imaginemos os sites do tipo "Olho no Click". Neste tipo de site cada milésimo de segundo conta.. e sendo assim, é inviável servidor lá fora. Logo, tem q ser BR.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...agora imaginemos os sites do tipo "Olho no Click". Neste tipo de site cada milésimo de segundo conta.. e sendo assim, é inviável servidor lá fora. Logo, tem q ser BR.

Abraços

Ja pensou se da um problema no link bem na hora? uhauhauhauha

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre tive serviços nos Estados Unidos, sempre gostei, mais ainda sim adoro a velocidade de sites hospedados no Brasil, o problema é o preço, suporte e a dificuldade, são raras as empresas que deixam os planos no site, normalmente você tem que ligar ou preencher um formulário enorme, que pede desde sua altura á sua renda mensal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei a ler em alguns sites com servidor brasileiro, onde diziam que a velocidade da transferencia via ftp é até 5x mais rápida.

Fiquei um pouco impressionado com isto porque está além da minha compreenção.

Se eu tenho uma taxa de upload limitada pelo meu provedor de internet e contrato um servidor lá fora com 100mb, acredito que o limite do upload é determinado pelo meu provedor de internet.

Mas com esta afirmação que vi em um dos sites de servidores brasileiros, está regra é quebrada...gostaria de saber como isto é possivel, principalmente para servidores com preço mais populares onde o link poderá ser de 2 a 10mb

Vou tentar explicar:

1 - Seu link de 100MB lá fora e um link de 10MB aqui no Brasil em questão de banda vai dar no mesmo, pois sua banda larga não irá nem chegar perto desses 10MB em questão de upload. (lógico, na maioria dos casos)

2 - Imagine 2 operários com a mesma força puxando um saco de cimento cada um pra cima de uma construção através de cordas, eles vão puxar de forma intermitente, ou seja, ele puxa, ajusta a mão na corda, puxa novamente, ajusta a mão, puxa novamente, e assim vai. Agora imagine que o operário 1 vai demorar 300ms para o ajuste das mãos, e o outro demora apenas 30ms, quem vai chegar primeiro?

Não sei se ficou claro, mas foi o melhor que consegui neste momento, não estou muito bom pra pensar hoje.

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?