Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa noite, pessoal 

tenho um servidor dedicado com cpanel, gostaria de saber como fazer um cluster de dns

ns1 >> localizacao 1

ns2 >> localização 2 

ns3 >> localização 3

dns 4 >> localização 4 

• Administration
Posted
1 hora atrás, Ivosaldanha disse:

Boa noite, pessoal 

tenho um servidor dedicado com cpanel, gostaria de saber como fazer um cluster de dns

ns1 >> localizacao 1

ns2 >> localização 2 

ns3 >> localização 3

dns 4 >> localização 4 

Bem fácil:

1. Contrate 4 VPS em locais/datacenters/países diferentes
  2. Instale o cPanel DNS Only (gratuito)
  3. Configure seus servidores (WHM -> Clusters -> DNS Cluster)

Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um".

Posted

Não precisa de + 3 DNSs de redundância, um já basta, lembrando que isso só vai servir para resolução de nomes, aqueles clientes que tem o site com você,mas os e-mails em outro lugar, apontamentos de DNS e etc, o cluster não vai servir para manter os sites e e-mails no ar, se o servidor principal cair.

Suporte TI & Service Provider - Visite nosso novo site

Posted
12 horas atrás, NullRoute disse:

Bem fácil:

1. Contrate 4 VPS em locais/datacenters/países diferentes
  2. Instale o cPanel DNS Only (gratuito)
  3. Configure seus servidores (WHM -> Clusters -> DNS Cluster)

Como funciona a quadrado de qual servidor será master e o Slave

8 horas atrás, Fabio S Araujo disse:

Não precisa de + 3 DNSs de redundância, um já basta, lembrando que isso só vai servir para resolução de nomes, aqueles clientes que tem o site com você,mas os e-mails em outro lugar, apontamentos de DNS e etc, o cluster não vai servir para manter os sites e e-mails no ar, se o servidor principal cair.

A intenção é manter uma redundância para os DNS, caso eu precise mudar o servidor, restaurar o servidor eu mudar e os clientes não sentirem ou não ficarem off-line.

Eu pode mover os clientes entre servidores em caso de falha ou outro motivo.

apenas os clientes que usarem Cloudflare teriam que mudar o IP do servidor

Posted
16 horas atrás, Fabio S Araujo disse:

Um DNS não basta não. 2 é o mínimo, 3 é o recomendável, 6 é para os muito paranóicos. 

21 horas atrás, Ivosaldanha disse:

Boa noite, pessoal 

ns1 >> localizacao 1

ns2 >> localização 2 

ns3 >> localização 3

dns 4 >> localização 4 

Apesar de você ter citado localização, uma entrada DNS pode ser de uma constelação anycast caso você contrate uma (ex: ClouDNS). Agora, se forem endereços unicast (cada endereço é apenas um servidor mesmo), aí sim vale pensar localização. Para 4, uma possibilidade seriam Brasil, EUA, Europa e Ásia. 

Posted
11 minutos atrás, rubensk disse:

Um DNS não basta não. 2 é o mínimo, 3 é o recomendável, 6 é para os muito paranóicos. 

Apesar de você ter citado localização, uma entrada DNS pode ser de uma constelação anycast caso você contrate uma (ex: ClouDNS). Agora, se forem endereços unicast (cada endereço é apenas um servidor mesmo), aí sim vale pensar localização. Para 4, uma possibilidade seriam Brasil, EUA, Europa e Ásia. 

A DNS seriam para muitos domínios em 2 servidores com cPanel 

basicamente desejo que a ns1/ns2/ns3 conecte dois servidores, caso eu precise adicionar mais servidores com cPanel ou move os sites os clientes permaneciam na mesma DNS, busco a redundância apenas de DNS e facilidade de mover os sites entre servidores dentro deste cluster

comprei VPS para teste na OVH e durante a instalação alegou não ter licença cPanel disponível, lendo a documentação da própria cPanel pede para instalar o cpanel only dns e abrir tições para removerem o aviso de trial, como o servidor que estou usando já usou a licença de testes, o cPanel não liberou a instalação 

estou abrindo o ticket com eles e vou aguardar.

Mais basicamente eu configuro eles como master e os servidores com sites como escrevo? essa é minha dúvida

Posted
Em 12/05/2024 em 17:06, Ivosaldanha disse:

Como funciona a quadrado de qual servidor será master e o Slave

A intenção é manter uma redundância para os DNS, caso eu precise mudar o servidor, restaurar o servidor eu mudar e os clientes não sentirem ou não ficarem off-line.

Eu pode mover os clientes entre servidores em caso de falha ou outro motivo.

apenas os clientes que usarem Cloudflare teriam que mudar o IP do servidor

O cluster como o nome diz é só para o DNS, para o alojamento e serviços de e-mails não existe serviços de cluster que lhe permita migrar de um servidor para outro sem downtime.

Suporte TI & Service Provider - Visite nosso novo site