Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação HostHP


JoviNetBR

Posts Recomendados

Fazer uma avaliação após o término de uma relação comercial é sempre complicado por que esse ato só faz sentido numa comunidade muito específica como essa ou vai parecer que seu único objetivo é se vingar. Eu digo que esse portal me foi muito útil e importante quando deixei um fornecedor e às pressas migrei para a HostHP, aqui encontrei muita referência que me fez tomar essa decisão... só que... 

Ao longo do período de alguns bons anos dessa relação eu tive inúmeros problemas com a forma como a HostHP tratou situações com objetivos talvez muitas vezes nobres de melhorar tecnicamente ou adequar serviços mas executou sempre muito mal essas ações. Já faz alguns anos (2020) que eu vinha reclamando da postura de por exemplo notificar uma mudança de painel com menos de 24 horas úteis de antecedência, e olha que isso seria pouco, ou manutenções que não havia qualquer tempo para agirmos. Logo, se eu soubesse disso antes, talvez teria tomado mais cuidado ao decidir, mas uma vez que você toma a decisão de migrar uma carteira de clientes você esta numa situação complicada por que não é fácil migrar de novo.

Minha opinião portanto sobre a HostHP é que eles de fato tem um suporte, um serviço razoável, e um processo de atendimento que responde você, no entanto falta muita empatia e organização da empresa na prestação de serviços. Historicamente discuti diversas vezes com a equipe da empresa e sua alta direção por que disparam emails de comunicação de uma migração de servidor numa quinta-feira ou sexta-feira agendada para o sábado/domingo seguinte e você corre o risco, se não acessar seu email nesse exato intervalo, de amanhecer na segunda-feira mergulhado em caos por que se você não viu o email "perdeu", eles migram sem consentimento pelo fato de que a causa é nobre. 

Numa dessas situações eu me senti obrigado a sair de um cPanel para Direct Admin por pressão e isso me prejudicou muito, briguei muito para poder voltar ao cPanel e ao longo dos anos essa briga ficou velada e volta e meia me assombrando até que recentemente sem mais nem menos a empresa notificou que iniciaria uma migração de cPanel para Direct Admin assim, num domingo (22/05) avisaram que migrariam todas as Revendas cPanel de um determinado servidor para o novo painel e novo servidor na próxima terça-feira (24/05). Mais uma vez isso causou sério estresse e a alternativa para continuar em cPanel era da mesma forma submeter uma migração (que altera IPs, mexe com DNS, perturba os serviços de email, etc, etc) em até 4 dias ou eles nos colariam (à força) no DA. 

Assim foi o comunicado... da manha de segunda-feira 23/05 até 26/05 foi só estresse... tentando impedi-los de me colocar em um servidor DA contra a minha vontade. Após uma intensa e caótica troca de emails, migraram meus serviços de um servidor cPanel para outro e na semana seguinte novos problemas começaram a ocorrer. Alguns clientes passaram a ter problemas de emails, SPF, mensagens devolvidas e isso causou um problema enorme de suporte que eu não estava preparado à lidar, e pedi suporte do time HostHP. Comecei a receber um certo "chá de cadeira" e as respostas não vinham. Tentei escalar o tema na direção da empresa e nada... 

A situação de um dos meus clientes se tornou crítica quando um email não estava chegando e devido a isso um navio estava preso no porto de Dubai com mais de 250k em carga tudo por que um email não chegava e o fluxo para liberarem a embarcação dependia de um email que era homologado. Depois de quase três dias, eu ainda não estava conseguindo resolver e pedindo email ao time da HostHP e expliquei tudo que estava em jogo. A resposta deles é que eles ainda levariam mais uma semana para estabilizar os serviços da empresa e só então poderiam me dar atenção. Como essa situação poderia perdurar por mais uma semana? Fora que email é importante na maioria das empresas, você não pode quebrar os serviços do nada e largar seu cliente na mão por mais de uma semana, isso na minha opinião. 

Diante do enorme risco que essa situação estava causando, outros clientes com e-commerce e etc com seus processos interrompidos, um sério risco de começar a perder contas eu tomei a decisão de migrar para a Value Host e em 24 horas voltei a dormir tranquilo como deve ser. 

O problema todo não foi dinheiro, pagava quase o dobro do que pago hoje na Value para a HostHP. Então custo de licença cPanel nunca foi impedimento para mim.

Eles planejaram mal, não avisaram corretamente e em certo momento a direção da empresa me perguntou: Você acha que a gente queria mexer com isso? Você acha que fazemos isso por querer? A culpa é da política de preços da cPanel. 

Mas eu entendo que uma coisa não tem nada a ver com a outra e colocar meu negócio, junto com os negócios de meus clientes, em risco operacional e financeiro sem qualquer protocolo foi uma ação irresponsável e não se colocar prontamente à disposição para ajudar a resolver pior ainda. 

Guardei print e provas de todos os pontos relatados aqui e como disse no início, a minha experiência é uma referência, por que cada um tem a sua visão e muitos podem ter tido uma experiência satisfatória por anos com eles. Não foi meu caso, pra mim foi amor e ódio em diversas ocasiões. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se voce nao deseja passar por tudo isto, o ideal é administrar seus proprios serviços, pegar uma maquina dedicada e fazer as coisas no tempo que voce tem disponivel.

Sobre a questao de voce ter um cliente que aparentemente depende muito dos serviços de email, e voce vende o serviço com serviço de email padrao da revenda? um cliente com tal necessidade nao deveria usar um serviço de email dedicado?
 

Nao é proteger a empresa que te vendeu o serviço, mas cara revenda é para voce " Iniciar "seu negocio na internet e nao passar a vida toda dependendo de terceiros (ser revenda)....

A partir do momento que voce conquistar um numero x de cliente ou valor que de para montar seu dedicado ou estrutura pule fora... desta forma voce decide horario de migraçao, qual tipo de painel e etc... 

Lembrando que... muitos acham que trabalhar com hospedagem é facil, acha que é simplesmente agendar um horario e fazer as coisas... mas infelizmente nao funciona bem assim.

Trabalhar com hospedagem de sites, revendas é muito mais stress de que lucro, pode ter certeza!

 

Uma outra observação: Realmente é errado a empresa te forçar a usar outro painel, acho que ela deveria te dar outra opcao, como continuar com o cpanel, MIGRANDO de servidor logicamente, porem com atualização dos preços, pois o cPanel tem atualizações anuais em seu preço de licenciamento. 

Este problema ocorreu porque se nao me engano a hostime alterou os valores de suas licenças repentinamente, o que ja era previsto alguns meses ou anos atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/07/2022 em 23:04, brunoalves disse:

Se voce nao deseja passar por tudo isto, o ideal é administrar seus proprios serviços, pegar uma maquina dedicada e fazer as coisas no tempo que voce tem disponivel.

Sobre a questao de voce ter um cliente que aparentemente depende muito dos serviços de email, e voce vende o serviço com serviço de email padrao da revenda? um cliente com tal necessidade nao deveria usar um serviço de email dedicado?
 

Nao é proteger a empresa que te vendeu o serviço, mas cara revenda é para voce " Iniciar "seu negocio na internet e nao passar a vida toda dependendo de terceiros (ser revenda)....

A partir do momento que voce conquistar um numero x de cliente ou valor que de para montar seu dedicado ou estrutura pule fora... desta forma voce decide horario de migraçao, qual tipo de painel e etc... 

Lembrando que... muitos acham que trabalhar com hospedagem é facil, acha que é simplesmente agendar um horario e fazer as coisas... mas infelizmente nao funciona bem assim.

Trabalhar com hospedagem de sites, revendas é muito mais stress de que lucro, pode ter certeza!

 

Uma outra observação: Realmente é errado a empresa te forçar a usar outro painel, acho que ela deveria te dar outra opcao, como continuar com o cpanel, MIGRANDO de servidor logicamente, porem com atualização dos preços, pois o cPanel tem atualizações anuais em seu preço de licenciamento. 

Este problema ocorreu porque se nao me engano a hostime alterou os valores de suas licenças repentinamente, o que ja era previsto alguns meses ou anos atrás.

Oi Bruno, então... é uma forma mais simplista de ver as coisas... eu penso completamente o contrário disso. Entendo que nessa linha de raciocínio que você esta comentando as empresas que são clientes de data centers em algum momento deveriam considerar planos de ter sua própria estrutura para não ficar "a mercê" da política do data center por exemplo. Ou seja, no caso da HostHP as políticas da Hostdime seriam contornadas se eles abrirem o próprio data center certo? 

Questão de modelo de negócios, eu não quero lidar com o gerenciamento da parte técnica e portanto não quero ter de lidar diretamente com a Hostdime, daí contrato uma empresa que faz essa "parte" da camada técnica e foco no negócio. Para se ter uma empresa de serviços digitais você não precisa "assumir" a agenda de gerenciamento da parte técnica. Pode faze-lo, mas não é uma obrigatoriedade. 

Não tenho a menor intenção de deixar de ter esse tipo de intermediador, e acho que cada um fazendo sua parte ambos podem se desenvolver e atuar em conjunto. Óbvio que todo tipo de negócio tem suas particularidades, riscos e etc e eu assumi um risco ao ter esse intermediador dos serviços. 

O cliente que usa o serviço de email padrão ou dedicado estaria da mesma forma prejudicado se o parceiro não lhe fornecer o suporte, por que eu não faço a atuação da parte de configuração mais avançada. Então relacionada a "disponibilidade" se o meu fornecedor derrubar a revenda compartilhada ou um serviço dedicado entendo que nada muda correto? Indisponibilidade seria geral ou do cliente em específico. O fato dele não usar serviço dedicado não mudaria a negligência do meu parceiro em não atender o suporte. Claro que eu entendi seu ponto de vista e concordo, mas a gravidade do serviço não é tão severa assim. Por exemplo, se o serviço de email ficar for por um ou dois dias é ruim? Muito, mas é um risco aceitável. Agora ficar fora por uma semana e não é por motivo de força maior mas sim por "descaso"? Acho que é diferente. 

No passado eu recebi esse tipo de orientação do mesmo fornecedor, sobre ter serviço dedicado para evitar esse atendimento sem prioridade, mas acho que é um desvio de necessidade se você deixar seu cliente "sem atendimento" por dias por uma situação que você mesmo criou e depois justificar que o problema é o serviço ser compartilhado ao invés de dedicado.... me parece um desvio isso, não lhe parece? 

Eu não trabalho com hospedagem, por isso que não quero administrar tecnicamente, vender serviço de hospedagem - que é uma commoditie - eu faço apenas por que assim posso fornecer um diferencial no serviço consultivo. Por que no final, se você fornece um atendimento consultivo ao seu cliente, você termina por dando algum tipo de suporte e para o modelo de negócio é melhor que o cliente esteja com você por que intermediar o projeto do seu cliente com os outros serviços das grandes ninguém merece. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única coisa errada da empresa HOSTHP foi nao te dar uma opção,  informar que por exemplo: Nosso datacenter aumentou nossa licença cpanel de 300 para 4.000 reais, seu plano de 100,00 terá que passar para o valor de 500 ou poderemos manter o mesmo valor usando o painel DIRECTADMIN que é semelhante e cumpre muito bem seu papel.

CPANEL nao é mais viavel, mas nestes casos a empresa tem que dar uma opcao de manter o uso do painel, LOGICAMENTE passando os preços para o cliente.

Como eu disse, para nao ter estes problemas somente tendo seu vps ou dedicado. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, brunoalves disse:

A única coisa errada da empresa HOSTHP foi nao te dar uma opção
 

Mas então você entende que notificar num domingo que na terça-feira seguinte os serviços serão alterados é uma atitude normal e correta da empresa? Além disso que o suporte postergado após a mudança também é normal? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2022 em 14:32, JoviNetBR disse:

Oi Bruno, então... é uma forma mais simplista de ver as coisas... eu penso completamente o contrário disso. Entendo que nessa linha de raciocínio que você esta comentando as empresas que são clientes de data centers em algum momento deveriam considerar planos de ter sua própria estrutura para não ficar "a mercê" da política do data center por exemplo. Ou seja, no caso da HostHP as políticas da Hostdime seriam contornadas se eles abrirem o próprio data center certo? 

Questão de modelo de negócios, eu não quero lidar com o gerenciamento da parte técnica e portanto não quero ter de lidar diretamente com a Hostdime, daí contrato uma empresa que faz essa "parte" da camada técnica e foco no negócio. Para se ter uma empresa de serviços digitais você não precisa "assumir" a agenda de gerenciamento da parte técnica. Pode faze-lo, mas não é uma obrigatoriedade. 

Não tenho a menor intenção de deixar de ter esse tipo de intermediador, e acho que cada um fazendo sua parte ambos podem se desenvolver e atuar em conjunto. Óbvio que todo tipo de negócio tem suas particularidades, riscos e etc e eu assumi um risco ao ter esse intermediador dos serviços. 

O cliente que usa o serviço de email padrão ou dedicado estaria da mesma forma prejudicado se o parceiro não lhe fornecer o suporte, por que eu não faço a atuação da parte de configuração mais avançada. Então relacionada a "disponibilidade" se o meu fornecedor derrubar a revenda compartilhada ou um serviço dedicado entendo que nada muda correto? Indisponibilidade seria geral ou do cliente em específico. O fato dele não usar serviço dedicado não mudaria a negligência do meu parceiro em não atender o suporte. Claro que eu entendi seu ponto de vista e concordo, mas a gravidade do serviço não é tão severa assim. Por exemplo, se o serviço de email ficar for por um ou dois dias é ruim? Muito, mas é um risco aceitável. Agora ficar fora por uma semana e não é por motivo de força maior mas sim por "descaso"? Acho que é diferente. 

No passado eu recebi esse tipo de orientação do mesmo fornecedor, sobre ter serviço dedicado para evitar esse atendimento sem prioridade, mas acho que é um desvio de necessidade se você deixar seu cliente "sem atendimento" por dias por uma situação que você mesmo criou e depois justificar que o problema é o serviço ser compartilhado ao invés de dedicado.... me parece um desvio isso, não lhe parece? 

Eu não trabalho com hospedagem, por isso que não quero administrar tecnicamente, vender serviço de hospedagem - que é uma commoditie - eu faço apenas por que assim posso fornecer um diferencial no serviço consultivo. Por que no final, se você fornece um atendimento consultivo ao seu cliente, você termina por dando algum tipo de suporte e para o modelo de negócio é melhor que o cliente esteja com você por que intermediar o projeto do seu cliente com os outros serviços das grandes ninguém merece. 

Realmente te obrigar a mudar de painel e em um espaço tão curto de tempo foi uma atitude muito errada, como o colega falou poderia ter te passado as opções de continuar com o Cpanel com o reajuste X ou migrar de painel, mais isso com pelo menos 60 dias, o que seria um tempo razoável para você escolher o que fazer ou mesmo se programar para mudar de fornecedor.

Eu tive um problema similar com um fornecedor Americano, mudaram a forma e valor do licenciamento do software que usava, eu migrei os clientes para um novo sistema, mas mantive o outro rodando por um tempo e amarguei um pequeno prejuízo, mas meus clientes não foram lesados.

Eu no seu caso, teria processado a empresa, isso foi uma quebra de contrato, qualquer primeira instância vai te dar razão.

Suporte TI & Service Provider - Visite nosso novo site

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/07/2022 em 08:21, Carlos Dorelli disse:

@AngelCosta regra 6 dos tópicos aqui no fórum. Por mais que eu tenha amado esse tópico regra é regra.

@JoviNetBR acompanhei o tópico desde o começo e entendi o seu lado, triste que isso tenha acontecido, mas bola pra frente, vida que segue e daqui pra frente só sucesso e progresso 😉

Pelo que eu entendi o @JoviNetBR não está reclamando, mas sim expondo sua experiência com a empresa. Algo que do meu ponto de vista, acho valido o conhecimento no portal, para quem estiver procurando uma nova empresa para contratar os serviços.

De acordo com a regra 6 do fórum se refere a reclamações. E como citei, ele apenas expos sua opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/07/2022 em 13:57, Vitor Rocha disse:

Possui carga de mais de 250 mil e ainda usando hospedagem compartilhada? Que piada.

Aí é o cliente não sou eu... rsrsrsrsrsrs

Em 18/07/2022 em 12:10, Michel de Almeida disse:

Pelo que eu entendi o @JoviNetBR não está reclamando, mas sim expondo sua experiência com a empresa. Algo que do meu ponto de vista, acho valido o conhecimento no portal, para quem estiver procurando uma nova empresa para contratar os serviços.

De acordo com a regra 6 do fórum se refere a reclamações. E como citei, ele apenas expos sua opinião.

E não tenho a intenção de polemizar sobre isso até por que desviaria ainda mais o foco do tópico mas as empresas usa esse canal para se auto divulgarem e postarem seus serviços sempre com um viés de que possuem excelência (até aí normal) mas o contra ponto que é avaliação por base em experiência, se for bem feito, é um conteúdo tão rico para a comunidade. Pelo menos não acho que uma reclamação de RA seja algo produtivo para essa avaliação por que aqui temos pontos de vistas diferentes que contribuem bem mais para a tomada de decisão, inclusive alguns colegas responderam com críticas à algumas das decisões/escolhas que eu tomei e acho que foram muito pertinentes. Embora eu não mudaria e nem pretendo mudar essas escolhas, mas compreendi e acho que fez sentido os pontos expostos. Essa troca só é possível num canal deste tipo, logo acho que faz sentido... mas... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, JoviNetBR disse:

Aí é o cliente não sou eu... rsrsrsrsrsrs

Sem entrar no tema principal... mas se você tem um cliente com essa demanda, independente de ser opção dele é um risco muito alto pra você, é o tipo de cliente que quer pagar barato em serviço mas quando falha cobra como se estivesse pagando por aquilo que precisa. Aprendi nesse ramo que infelizmente tem dois tipos de clientes, 99% busca primeiramente por preço mas quer qualidade total e 1% que busca qualidade e paga o preço que vale. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?