Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Plesk e cPanel: quais as diferenças e como escolher o ideal?


Posts Recomendados

26 minutos atrás, redenflu disse:

O duro e confiar no "Grupo cPanel", vai que da a doida e coloca a mesma politica do cPanel no Plesk. Acaba com o planejamento estratégico de uma empresa que fizer uso em massa na hora.

O caminho ideal do mercado seria apoiarmos projetos como Directadmin ou até outro, cito ele por acreditar que pós cPanel e o mais maduro. 

Quando usei há muitos anos, também gostava do Plesk. Fui acostumando com o cPanel pelo uso/tempo/clientes. hahaha

Aqui abandonamos o Cpanel, dvido a politica de preços também, alem do que havia coisas antigas que não foram resolvidas pela equipe, migramos para o DA a um bom tempo e o resultado esta lindo maravilhoso.

Bom dia a todos, penso no seguinte, hoje temos várias opções de painéis, pagos e open-source para serem usados, clientes tem a preferência a um determinado painel e assim ficamos a mercê deste ou do outro principalmente empresas pequenas ou que estão iniciando neste ramo! Se for ver la fora do Brasil ainda temos bem na frente do plesk, DA, o Cpanel como o mais usado, pois não existe a variação cambial que acontece aqui no Brasil, dólar alto reflete o preço e aumento qualquer na licença.Mas como foi dito aqui, não se sabe o real destino e futuro sobre uso de painéis mais baratos pois se algum começar a incomodar o Cpanel pode ter a certeza que algo vai acontecer sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Maik V Oliveira disse:

Não falei que eles seguiriam agora, falei no futuro "O futuro so a Deus pertence"! Acho que deveríamos nos ajustar aos novos preços e realidade ou todos aqui no fórum acham que esses painéis tais como virtualizor, directadmin e etc não iram adotar a forma de licenciamento do cpanel de acordo como forem crescendo? Quando o directadmin aumentar seus preços quem migrou pra ele o que ira fazer?

eu entendi o que eu disse foi que não vi eles seguindo pois ja poderiam ter aumentado o valor e ate entao mantem foi apenas isso, voce sabe que muitas das vezes um grande aumenta os valores os menores o seguem, e o Directadmin não o fez. foi isso que eu afirmei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/05/2021 em 12:15, wellingtonr disse:

eu entendi o que eu disse foi que não vi eles seguindo pois ja poderiam ter aumentado o valor e ate entao mantem foi apenas isso, voce sabe que muitas das vezes um grande aumenta os valores os menores o seguem, e o Directadmin não o fez. foi isso que eu afirmei.

Concordo plenamente com voce, o DA ainda não fez mas tenho a certeza que muito em breve o farão ! Principalmente se a procura aumentar pelo uso deste painel!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/05/2021 em 17:12, Ceará disse:

Concordo plenamente com voce, o DA ainda não fez mas tenho a certeza que muito em breve o farão ! Principalmente se a procura aumentar pelo uso deste painel!

acho difícil mais não impossível eles querem mercado e ficar com valores muito próximos não os ajudará. posso esta 100% errado mais na lógica de mercado se você quer aparecer não vale apena ter o mesmo valor do top no ramo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/05/2021 em 18:32, wellingtonr disse:

acho difícil mais não impossível eles querem mercado e ficar com valores muito próximos não os ajudará. posso esta 100% errado mais na lógica de mercado se você quer aparecer não vale apena ter o mesmo valor do top no ramo.

Pra mim faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal tem de entender o seguinte cpanel já é consagrado para mudar a necessidade dele as lideres de mercado tem de aderir a mudança.
Essa mudança só vai ocorrer se financeiramente for mais viável terem um painel próprio.

Vamos citar como exemplo  no brasil a Locaweb, no passado o foco era o  sistema próprio deles  porem financeiramente é muito mais caro manter uma equipe de devs para manter algo estável isso gera custo muito  altos para eles.
Vendo  desta  forma é muito mais barato fazerem um baita acordo comercial com a cpanel e ter la sue custo de $50 por licença / servidor sem limite de  contas ou até mesmo pagar $0.05 = R$0,30 por conta
E por apenas R$0.30 ter um painel completo / estável  e uma  equipe enorme de desenvolvimento por trás, resumindo muito  mais barato que ter uma equipe de devs (Gerente/coordenador/devs(junior,pleno,senior)), muitos 13º / acertos / regras trabalhistas / processos...

Entendendo esse ponto já vemos que para uma empresa de porte grande não compensa, então focam  em um cpanel  e automaticamente os clientes aprendem e  passam a dar preferencia pelo cpanel,  logo a marca cpanel passa a ser um ponto básico nas contratações  e o marketing indireto ali ocorre.
O mesmo  acontece nas demais empresas grandes.

As menores como nós tem de ter o foco em economia também, usar um painel diferente  do cpanel vai demandar de criar uma linha  de aprendizado  para o cliente oque vai gerar mais suporte, a primeiro momento o cliente pode aceitar bem um novo painel.
Porem a partir do momento em que ele começar a deparar com dificuldades ou até mesmo falta de funções aquela primeira experiência dele com uma das grandes volta e ele passa a buscar pelo painel lá do começo.
E nós temos  de nos dedicar a vender e não  a ficar gastando 99% do tempo treinando o cliente com um novo painel, um faq ajuda mais o cliente vai precisar de suporte e se você gastar sue tempo com isso pode se rum tempo que poderia estar sendo gasto procurando novos clientes. 

Citar

Cito isso como exemplo, em streaming Vox  x  Centova, o vox é mais instável e proporcionalmente menos completo.
Porem ele foi fidelizado  logo o cliente que ja teve contato com ele, logo ele busca streaming por esse painel. Ele pode até teste o  Centova e  usar porém a linha  de aprendizado é maior e provavelmente não terá funções que ele quer, proporcionalmente o centova desatualizado ainda sim é melhor que o vox tecnicamente, porem no mercado nacional a busca por vox sempre é maior, o mesmo pode ser empregado a cpanel e demais painéis, dificilmente.
Além claro do vox atender a demanda do mercado nacional muito melhor, mais funções não tão uteis la fora
 Você dificilmente cliente procurando por Centos panel, da, comparado a um cpanel ou pllesk.



Cliente procura sim preço, porem procura qualidade também já passei por todas essas fazes de  cobrar R$7  e hoje cobrar um mínimo de R$40 por uma simples hospedagem, já usei outros painéis e vi a dificuldade do cliente com eles e suas limitações  a comparação de DA com cpanel a meu ver é desproporcional DA tem muito menos funções que um Cpanel, só porque você não as usar não quer dizer que um cliente não vá usar ou que não seja necessária.

A mais tem painéis tão bons quanto ao cpanel, pode até ter porem não tem o mesmo ritmo de desenvolvimento e nem mesmo a reputação, eu mesmo uso cpanel e não pretendo mudar.

DA, vai sim subir os preços  em algum momento como em qualquer outro painel, pois se querem manter crescimento e aumentar a equipe esse custo vai ter de sair de um lugar, quanto maior a equipe maior o gasto com qualquer problema que surgir  e com preços baixos , ou até mesmo em um investimento mais forte em marketing, alguém vai ter de pagar a conta  e a ponta sempre é o cliente 
Imagine o da chegando em uma hostgator para ela chegar a usar o DA  a própria DA vai ter de pagar para a hotsgator usar só que isso vai custar muitos milhões e nesse momento a DA não tem esses milhões.


Não estou puxando trela pro cpanel ou qualquer outro painel, mais o marketing indireto do cpanel é enorme, inúmeros anos de Blogs / Faqs / tutoriais sendo ranqueados.

Para o cliente que nunca usou qualquer painel que oferecer será bom para ele, porem para mudar uma ordem de consumo já estabelecida no mercado vai demandar de um enorme investimento de marketing e nesse momento nenhum  mesmo tem porte para competir com uma cpanel/plesk da vida, quem sabe  um dia.

Quanto a diferença de plesk e cpanel   o amigo Maike já deixou bem claro.

Isso é meu ponto de vista posso estar muito precipitado, claro!
Porem em 12 anos de mercado já vi essa discussão por varias vezes quando o cpanel sobe o preço, e em todas sugiram novos painéis que ganharam uma visibilidade momentânea porem surgem tantos painéis que fragmentam tanto o mercado que aqueles que ganham um pouco de destaque ficam mais limitados na visibilidade.
 

Editado por Otavio

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?