Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular KVA para colocation?


Posts Recomendados

Boa tarde, alguém com experiência em colocation poderia ajudar?

Vamos iniciar com colocation e uma pergunta que os datacenters sempre fazem é quanto de KVA vamos precisar.

Mas o curioso é que nem o vendedor deles sabe dizer ao certo se é consumo de KVA por hora, por minuto, por segundo, por mês, por ano...
Pesqusei no google e até achei algumas calculadoras, mas estas não informam qual é o período de consumo do KVA.

Alguns vendedores pediram modelo do servidor dizendo que possuem tabela interna e nos passam o total de KVA e nós temos que confiar cegamente. Me senti um pouco desconfortável com isso, principalmente porque no Brasil o consumo de energia elétrica é medido por kWh.

Então perguntei como faço para calcular aqui, qual fórmula devo usar e tal, mas não souberam responder.

Obrigado a todos desde já!


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

Após 15 anos de colocation digo que: Datacenter "caga" para a medição do KVa (ao menos comigo foi assim).
No meu contrato possuia 1.5Kva para 12U's onde usava 10 servidores + 1 Switch + 1 Firewall......

Todos equipamentos com Fonte redundante, etc.... 
Nunca sofri sobretaxação, nem nada.

Depois de um tempo eu pedi para baixar de 1.5 para 1.0 e continuou numa boa.....
Acredito que eles não meçam (acredito)....porque no meu caso/experiência com colocation isso nunca ocorreu.

 

Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius, sempre indico o IDC19.com.br para colocation. Eles ficam em Vinhedo-SP e são o melhor preço que já vi. 

No ultimo contato que fiz, o custo não foi sobre KVA, foi por unidade de rack. Inclusive deram desconto no colocation para um server torre t110 hehe. Dá uma verificada com eles, talvez seja melhor pra ti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LeandroSA disse:

Não sei ao certo mas se levarmos em consideração que :
KVA = Potência / 1000
Então podemos chegar a seguinte conclusão . 
Se seus servidores por exemplo tem um consumo total  de 5.000 Watts . 
Calculamos da seguinte forma : 5000 W / 1000 ou seja KVA= 5.0
 

Olá, obrigado pela fórmula. Eu até me deparei com ela garimpando o google, mas não sabia se era o total de KVA por minuto, hora, dia ou mês. Então fiquei um pouco perdido.
Mas aprofundando um pouco mais nela, este consumo de 5.0 KVA (resultado do seu cálculo), seria considerando o consumo mensal dos servidores em KVA?
Se eu tenho 5 servidores e cada servidor possuir uma fonte de 1000w com Fator Potência de 1.0 ("fonte real"), devo informar ao datacenter que precisarei de 5 KVA no total?  

 

32 minutos atrás, khaas disse:

Vinicius, sempre indico o IDC19.com.br para colocation. Eles ficam em Vinhedo-SP e são o melhor preço que já vi. 

No ultimo contato que fiz, o custo não foi sobre KVA, foi por unidade de rack. Inclusive deram desconto no colocation para um server torre t110 hehe. Dá uma verificada com eles, talvez seja melhor pra ti.

Olá, realmente eu me deparei com eles em pesquisa aqui no forum sobre colocation. Achei bem bacana e revolucionário o formato deles de anunciar o colocation já mostrando o preço. Eu nem cheguei a fazer contato com eles para ver preço de bloco de IPs, incremento no link, cross c/ ptt e etc, porque o meu problema em relação a IDC19 é que eu estou no RJ a 700KM de distância do datacenter, e, colocation é bom estar relativamente perto ou ter equipe perto para eventuais emergências.
Conhece algum interessante aqui no RJ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Vinícius Barreto disse:

Boa tarde, alguém com experiência em colocation poderia ajudar?

Vamos iniciar com colocation e uma pergunta que os datacenters sempre fazem é quanto de KVA vamos precisar.

Mas o curioso é que nem o vendedor deles sabe dizer ao certo se é consumo de KVA por hora, por minuto, por segundo, por mês, por ano...
Pesqusei no google e até achei algumas calculadoras, mas estas não informam qual é o período de consumo do KVA.

Alguns vendedores pediram modelo do servidor dizendo que possuem tabela interna e nos passam o total de KVA e nós temos que confiar cegamente. Me senti um pouco desconfortável com isso, principalmente porque no Brasil o consumo de energia elétrica é medido por kWh.

Então perguntei como faço para calcular aqui, qual fórmula devo usar e tal, mas não souberam responder.

Obrigado a todos desde já!


 

Vamos lá, um orçamento para colocation tem Nº fatoras a serem analisados.

Mas vamos detalhar ao de energia:

Talvez o vendedor não soube lhe explicar por falta de detalhes, ao menos quando fazemos um orçamento pedimos ao cliente qual marca / modelo de maquina ele irá por no colocation, quantidade processadores, discos magnéticos e qual aplicação geralmente.

Com base nessas informações já da pra ter uma noção de consumo e passar algo próximo ao cliente, claro deixar já dito sobre o monitoramento energético.

Mas basicamente é isso a questão de calculo.

Resumindo, hoje um HP DL360/380 G8 fonte de 750W já vai te consumir uma mediana de 350W em pico então se vc ligar 10 maquinas dessas já são 3500W ou seja 3,5 KVA.

Agora vamos a um calculo se fosse vc ligar isso em casa: 3500 x 24 x 30 / 1000 = 2520kwh

Pega este resultado x valor do preço do kwh de sua cidade, aqui o custo varia entre 75 centavos a 80 centavos então temos:

2520 x 0,75 = R$ 1.890,00, claro vale salientar que o colocation tem preço de climatização, redundância etc...

OBS: ESTOU DANDO EXEMPLOS FICTÍCIOS APENAS PARA BASES.

Mas como eu disse tudo depende da quantidade, marca e modelo de cada maquina.

13 minutos atrás, Vinícius Barreto disse:

 

Olá, realmente eu me deparei com eles em pesquisa aqui no forum sobre colocation. Achei bem bacana e revolucionário o formato deles de anunciar o colocation já mostrando o preço. Eu nem cheguei a fazer contato com eles para ver preço de bloco de IPs, incremento no link, cross c/ ptt e etc, porque o meu problema em relação a IDC19 é que eu estou no RJ a 700KM de distância do datacenter, e, colocation é bom estar relativamente perto ou ter equipe perto para eventuais emergências.
Conhece algum interessante aqui no RJ?

Caso esteja no RJ, tente ver com a Equinix, Emmex/Ubmex do nosso amigo @Taranto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fernando Ferenz disse:

Vamos lá, um orçamento para colocation tem Nº fatoras a serem analisados.

Mas vamos detalhar ao de energia:

Talvez o vendedor não soube lhe explicar por falta de detalhes, ao menos quando fazemos um orçamento pedimos ao cliente qual marca / modelo de maquina ele irá por no colocation, quantidade processadores, discos magnéticos e qual aplicação geralmente.

Com base nessas informações já da pra ter uma noção de consumo e passar algo próximo ao cliente, claro deixar já dito sobre o monitoramento energético.

Mas basicamente é isso a questão de calculo.

Resumindo, hoje um HP DL360/380 G8 fonte de 750W já vai te consumir uma mediana de 350W em pico então se vc ligar 10 maquinas dessas já são 3500W ou seja 3,5 KVA.

Agora vamos a um calculo se fosse vc ligar isso em casa: 3500 x 24 x 30 / 1000 = 2520kwh

Pega este resultado x valor do preço do kwh de sua cidade, aqui o custo varia entre 75 centavos a 80 centavos então temos:

2520 x 0,75 = R$ 1.890,00, claro vale salientar que o colocation tem preço de climatização, redundância etc...

OBS: ESTOU DANDO EXEMPLOS FICTÍCIOS APENAS PARA BASES.

Mas como eu disse tudo depende da quantidade, marca e modelo de cada maquina.

Caso esteja no RJ, tente ver com a Equinix, Emmex/Ubmex do nosso amigo @Taranto.

Olá Fernando, obrigado pela resposta agregadora. O exemplo do cálculo irá ajudar. Ubmex é uma das empresas com as quais estou cotando, entre a NBTelecom (fui muito bem atendido pelo comercial da NBTelecom) e com a Level3 (centurylink). O que mais me chamou a atenção é que a Level3/centurylink, apesar de ter ser enorme e ter uma rede mundial expressiva, tem um valor de link dedicado e conexão ao PTT cerca de 10x mais caro que a NBTelecom e a Ubmex. Por isso quase que descartamos a Level3, pois apesar de ser renomada, estamos começando com orçamento contado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 6/8/2020 at 5:24 PM, Vinícius Barreto said:

Boa tarde, alguém com experiência em colocation poderia ajudar?

Vamos iniciar com colocation e uma pergunta que os datacenters sempre fazem é quanto de KVA vamos precisar.

Mas o curioso é que nem o vendedor deles sabe dizer ao certo se é consumo de KVA por hora, por minuto, por segundo, por mês, por ano...
Pesqusei no google e até achei algumas calculadoras, mas estas não informam qual é o período de consumo do KVA.

Alguns vendedores pediram modelo do servidor dizendo que possuem tabela interna e nos passam o total de KVA e nós temos que confiar cegamente. Me senti um pouco desconfortável com isso, principalmente porque no Brasil o consumo de energia elétrica é medido por kWh.

Então perguntei como faço para calcular aqui, qual fórmula devo usar e tal, mas não souberam responder.

Obrigado a todos desde já!


 

Acho que você já deve ter feito negócio pois estou respondendo uns 6 meses depois, mas globalmente funciona assim:

kVA é potência corrigida do equipamento, não é consumo utilizado. Logo não tem nenhum sentido falar em período de consumo.

Para contas menores, empresas de colocation vendem por kW (kVA) provisionado, independente se vc use ou não (até pq por lei só pode usar continuamente 80% do disponível no seu circuito/disjuntor). Não se vende energia por consumo (e em tese no Brasil nem pode, pois é exclusividade de compania distribuidora de eletricidade vender por kWh). Você comprou 1.1kW (10A @ 110V) mas só usou 2A? Vai pagar os 10A independentemente, pq eles tem de ter planejamento de quanto vai ser utilizado pra não sobrecarregar a distribuição interna.


Para contas maiores, em geral aquelas onde o provedor de colocation não precisa micro-gerenciar o consumo nem os equipamentos end-of-line, aí sim se vende por kWh, geralmente com um mínimo de kWh comprometidos, mas aí é coisa de cargas de 25kW pra cima (depende muito da política do provedor e das características do equipamento de medição daquele site específico). Já vi casos em que o provedor só vendia a consumo se fosse acima de 100kW OU se ocupasse um painel /um par de painéis A+B inteiros de disjuntores, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?