Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Opiniões sobre estrutura de apontamento DNS


Fernando Ruiz

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Preciso de opiniões sobre como proceder com um problema. Tenho uma empresa que hospeda sites(somente site, sem email), sendo que alguns deles usam meu DNS, e outros usam DNSs externos (tipo locaweb, uol) e só apontam o IP para meu servidor..

O problema é que eventualmente preciso mudar o ip do servidor por motivos diversos (troca de host, de servidor, etc) e sempre que isso acontece, preciso entrar em contato com todos os clientes que usam DNs externos e apontam o site para mim, pedindo pra eles alterarem o apontamento. Isso dá muito trabalho e gera stress que eu queria evitar. Pensei em 2 soluções que não são perfeitas:
1. Obrigar a todos os clientes usarem o meu DNS. Neste caso eu apontaria o e-mail para o servidor que eles escolhessem.
2. Apontar o domínio para um cname de um domínio que eu tenho controle. O problema disso é que alguns hosts, tipo a Locaweb não permitam que eu faça isso.
3. Manter como está.

O que vocês acham?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O correto seria utilizarem as suas DNS, não sei se utiliza cluster DNS mas isso também ajuda nas migrações. Já que não precisará ficar alterando o IP ou as DNS todas as vezes que migrar.

 www.HostSeries.com.br - Hospedagem de sites | Revenda de Hospedagem cPanel | VPS KVM SSD | Streaming | Performance Superior com discos SSD NVMe e Litespeed! Data center Tier 4 HIVELOCITY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 hours ago, Fernando Ruiz said:

Olá pessoal,

Preciso de opiniões sobre como proceder com um problema. Tenho uma empresa que hospeda sites(somente site, sem email), sendo que alguns deles usam meu DNS, e outros usam DNSs externos (tipo locaweb, uol) e só apontam o IP para meu servidor..

O problema é que eventualmente preciso mudar o ip do servidor por motivos diversos (troca de host, de servidor, etc) e sempre que isso acontece, preciso entrar em contato com todos os clientes que usam DNs externos e apontam o site para mim, pedindo pra eles alterarem o apontamento. Isso dá muito trabalho e gera stress que eu queria evitar. Pensei em 2 soluções que não são perfeitas:
1. Obrigar a todos os clientes usarem o meu DNS. Neste caso eu apontaria o e-mail para o servidor que eles escolhessem.
2. Apontar o domínio para um cname de um domínio que eu tenho controle. O problema disso é que alguns hosts, tipo a Locaweb não permitam que eu faça isso.
3. Manter como está.

O que vocês acham?

Obrigado!

Sobre não permitir CNAME, ele não pode ser usado na raiz do domínio por já existir um registro lá, o SOA. 

O que alguns sistemas DNS permitem é uma espelhamento "automágico" que replica a resolução do naked-domain (só o domínio sem nada antes como www.). 

 

19 hours ago, Jorge Marcelino said:

O correto seria utilizarem as suas DNS, não sei se utiliza cluster DNS mas isso também ajuda nas migrações. Já que não precisará ficar alterando o IP ou as DNS todas as vezes que migrar.

Não acha que tenha certo ou errado aqui. A Cloudflare por exemplo exige DNS dela, outras empresas não... acho que os impactos precisam estar claros para os clientes, qualquer que seja a escolha. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou Partner da Cloud Flare e da Google, na Google utilizo o Google DNS que tem um custo! já para clientes mais simples utilizo o Cloud Flare Free auxilio o próprio cliente em utilizar o mesmo e convidar o e-mail da empresa como sub usuário no caso de domínios internacionais. Já nos Nacionais registro.br mando o ID Técnico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?