Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ipv4 ou ipv6?


Posts Recomendados

Estava analisando alguns datacenters ultimamente porque estou pensando em mudar a minha estrutura de streaming, e verificando os BGP dos datacenter eu notei que alguns datacenter tem mais troca de tráfego com ipv6 do que ipv4, alguns datacenter chega a ter 9 troca de tráfego no Brasil com ipv6 e com ipv4 tem 5.
A minha dúvida é, realmente faz diferença usar ipv6 por causa disso ou não tem nada a ver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz diferença, mas não por isso. Às vezes 9 trocas de tráfego podem ser todas ruins e se das 5 IPv4 uma for boa, IPv4 vai estar melhor. Não é o que costuma acontecer, mas só para deixar claro que é qualidade e não quantidade que importa.

Há dois pontos que fazem diferença entre v4 e v6:
1) Os equipamentos de controle de banda das operadoras costumam não ter suporte a IPv6, que passa sem ser afetado

2) v6 não passa pelo CGNAT que as operadoras estão usando por causa da escassez de IPv4

Você pode ver as medições que as grandes CDNs fazem e publicam, por exemplo a do Google:
https://www.google.com/intl/en/ipv6/statistics.html#tab=per-country-ipv6-adoption

Pelos dados do Google, 27% dos usuários do Brasil tem IPv6, e eles percebem latência 50 ms menor do que os usuários IPv4. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?