Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para Streaming Áudio


Posts Recomendados

Então pessoal estou já nessa empreitada de serviços de streaming á 8 anos  que se completam hoje e com isso vim resolver compartilhar algumas experiencias que adquiri com o tempo em uma questão que venho notando muitos pecando ultimamente, creio que seja por desinformação.
Como todos comecei a trabalhar com revendas e assim me fundei por 3 anos,e fui progredindo de revenda para vps de vps para dedicado.

Atualmente trabalho com rede no  Brasil / EUA /  Europa, estes servidores são aplicados de acordo com a região que o cliente esta .

Vou usar só o cenário brasileiro para estas recomendações:

Para quem não sabe streaming trabalha com single core  independente de sua maquina ter 32 núcleos de processamento  cada conta de streaming irá se alocar em um núcleo e fará uso deste até seu limite GHZ, isso ocorre tanto no Shoutcast como no Icecast, oque já na prática mata o  " ILIMITADO OUVINTES "  O shoutcast atualmente (V 2,6) consegue alocar até 12 Mil ouvintes simultâneos por streaming e o Icecast por volta de 10 Mil  independente de sua rede ou estrutura ambos os sistemas tem essa limitação.


Outro tabu que vejo é precisa de um servidor parrudo pra aguentar uma radio grande esta errado vou anexar aqui alguns prints desse momento de um servidor que possuo esta com uma carga média de 5 mil ouvintes agora no momento que escrevo esta postagem.
Sendo que uma maquina com 2 de ram 2 núcleos de processamento seriam o suficiente para uma radio de 10 mil ouvintes.

Este servidor possui pouco mais de 10 contas esta com um processador: CPU E3-1230 v5 de 8 nucleos  - 16 gb de RAM  
A maior parte do uso é com o centova e o próprio sistema operacional .

image.thumb.png.471695ac5abd5abf74bc44c993c31f54.png

image.png.ab9d46051cab68bfdb5ed2038cf11b59.png

image.png.1b486c48b9451d4343ed725bb503f748.png

image.png.6491cf92f321944dafb50ac6bcecb238.png

image.thumb.png.e88b703ea15b12908107c041eebe06c9.png

levando isso em conta já é visível que  seus 30 núcleos de processamento de nada valem até aqui sem que seja dado uma finalidade para eles, nesta situação temos rádios que só transmitem AO VIVO assim sendo o principal  uso das mesmas será de LINK / RAM  a memória RAM nesta situação é usado para rodar a aplicação do painel CENTOVA e algumas apis chamadas pelos streamings provenientes do próprio centova. 

Até aqui explicado que um big servidor não faz tanta diferença para uma radio ao vivo, porem agora vamos entrar na questão de produção com vários clientes, o maior consumo de qualquer painel de streaming se dá pelo sistema de Auto dj / Apis. Vou mostrar agora a mesma situação, só que nessa a carga de ouvintes é menor, nela temos 150 contas de Streaming com uma carga média total de ouvintes de no máximo 1000 ouvintes, neste momento porem a carga desta rede chega a 10 mil ouvintes, lembrando que ambos os servidores possuem a mesma configuração:

image.png.f32c772cece613a623b969b9f317d9f7.png

image.thumb.png.cfc299e2e044c9f20566af1237ca1f68.png

Agora é possível se notar um consumo maior de processamento apesar de ainda ser baixo devido a hora que peguei para verificar, porem em um uso comum a carga fica por volta dos 6 núcleos dos 8 disponíveis para este servidor e o uso de memória dia em 11 Gb  ~ 13 GB lembrando que temos 16 GB .

Isso são duas das 15 maquinas que possuo não são as maiores, são duas cargas comuns na minha rede, mais a que ponto quero chegar?

Primeiro streaming depende e não depende do processador , a cada nova geração de processador eu faço os testes com cargas em servidores que recebo de data center parceiros para que eu possa tirar uma média de aproveitamento e depois compartilho estas informações com eles.
No servidor oque vai realmente importar será o Clock base do servidor, este vai definir se seu processador vai conseguir em um único núcleo alocar os 12 mil ouvintes de limite do sistema, shoutcast não adianta ser um processador da linha gold e seu clock base ser de 2.4 GHZ ja testei com ele e com pouco mais de  5000 ouvintes  ja começou a travar o streaming, agora chegamos a um ponto que já vi alguns passarem, o servidor tem recursos de sobra mais o streaming fica travando e a empresa simplesmente não sabe oque ser feito, a solução é uma só troque para um processador com um clock base maior que vai resolver seu problema ou terá de recriar a conta do seu cliente e ver se da sorte de  ele ser alocado em outro núcleo de seu processador. 

Outro detalhe muito importante saiba o quanto cada usuário consome de seu servidor, pois com base neste volume você consegue calcular quanto este cliente irá consumir.
Até aqui pudemos ver que Processador / memória ram não são um problema na maioria dos casos em que as rádios não ultrapassam limites de 1000 ouvintes então no cenário comum até uma vps da mais barata suporta muito bem uma rádio pequena ou algumas rádios, se você esta com consumo acima de 6 núcleos com menos de 150 contas e com um trafego abaixo de 20 tb  pode ter certeza que sua vps tem alguma limitação no uso de processador por volta de 30%  de uso deve ser oque você pode usar. 


Agora cheguei no calcanhar de aquiles de streaming LINK x TRAFEGO  outro ponto para o ilimitado não se aplicar a não ser que o "Juvenal" consiga link provido pela rede dos "DEUSES" sem limites, mas para os mortais que aqui ficam vão ter 1gb em média que é o comercializado popularmente pelos datacenters mais que isso terá seus custos extras.
Vou deixar aqui o calculo básico de consumo x trafego para carga de ouvintes em 128 Kbps - 64 kbps será a metade, este calculo foi feito por (Hora)

 

Ouvintes :          KBPS:               Link:                     Trafego (hora):

10.000                128                 1.28 GB                  548 Gb
5,000                  128                 640 MB                  274 GB
1,000                  128                 128 MB                   54  GB


Com base nisso podemos afirmar que independente de seu hardware seu link padrão será de 1gb  e você ficará limitado a uma carga exata de :  8000 Ouvintes = 1 GB de link
Se você contratar mais link, algo que vai custar  aproximadamente a metade do valor do servidor a cada 1 Gb adicional , atualmente eu trabalho com  2 Gb de link por servidor
Primeiro pela questão de acentuar toda a carga em um único servidor muito arriscado em caso de down pode ser usado mais link em casos de streaming de Vídeo  ai no caso as cargas são diferentes e não se aplicam a esta postagem.
Outra questão é que existe a limitação de conexão no shoutcast e no icecast alguns vão falar que ja viram radio x radio tal com 20.000 k de ouvintes sei quais são, mas isso são Bots e tem um velho bug no shoutcats que você consegue manipular a audiência, algo fantasioso em números.

Qualquer rádio grande sabe que tem de se dividir a carga em vários streamings pois se cair um não cai tudo .


Muitos vão falar a mais fulano vende ILIMITADO com 4tb de trafego por exemplo tudo bem. porem esse trafego é suficiente para que a radio tenha:

(estes números são aproximados)
4 horas com 10 mil ouvintes e depois acaba sua "franquia"
8 horas com 5 mil ouvintes e depois acaba sua "franquia"
72 horas com 1000 mil ouvintes e depois acaba sua "franquia"
148  horas com 500 Ouvintes e depois acaba sua "franquia"
800  horas com 100 Ouvintes e depois acaba sua "franquia"


lembrando que (1) um mês tem 730 Horas 


Neste cenário podemos ter como base que uma radio com 4tb de trafego  possa ter pouco mais que 100 ouvintes 
A maioria dos data center vendem ou com Link ilimitado ou com pacotes inicias de 10 TB  levando isso em contato o cenário de trafego pode e não pode ser um empecilho, sendo necessário que a empresa faça um estudo de seu cliente e saiba quantas horas possui de carga, quantas horas são cargas redundantes e assim consiga negociar com seu data center e forneça a carga equivalente ao contratada com o respectivo limite de trafego  que caso exceda deixe o cliente ciente.


Agora um ponto que aprendi por conta, vejo muitos contratando  data centers europeus / canadense para streaming não é um problema mais é no cenário brasileiro  temos a seguintes questão em que 80% da população não possui uma conexão de banda larga descente, quando digo descente não é só velocidade  pois existe um simples fator que afeta streaming Rota / ping se traçarmos uma linha no centro do Brasil norte e sul :

Nas regiões do sul a latência média EUA / CA / EU fica na casa dos 120 ~ 250 isso em um cenário comum onde todos tenha uma conexão de internet com uma boa rota e ping.
Nas regiões do Norte a latência média  EUA / CA / EU fica na casa dos 140 ~ 280 isso em um cenário comum onde todos tenha uma conexão de internet com uma boa rota e ping.

Ai teremos um ou outro falando á mais aqui pra mim que sou a empresa o ping com o eua ta 90 ms com a Europa 150 ms , tudo bem mais não é você quem vai usar a radio e sim os ouvintes do seu cliente que não tem a mínima noção disso e nem mesmo uma conexão descente .

Hoje em dia principalmente o pessoal do Norte tem conexões 4g  ou via rádio  só as capitais em sua maioria possuem conexões cabeadas de boa qualidade o restante não .
Um simples exemplo: estou em Bauru -SP fica a 350 km de São Paulo meus servidores no Brasil daqui até lá tem uma resposta de 15 Ms  para conexão cabeada, agora para um 4g fica em 60 MS da mesma localidade, em uma via rádio boa fica em média de 40 ~ 50 ms isso para um servidor que esta em São Paulo, agora se ponha no lugar do ouvinte que esta lá no Amazonas /  Roraima / Pará  / Tocantins .... são latências mais altas ja peguei casos em que fica acima dos 150 pra SP e 250 pra TAMPA nos EUA.
Ai vai ter alguns falando que tem IX lá nas partes de cima, sim tem, porem as rotas de fora em sua maioria são para São Paulo  pois é onde esta o maior trafego do Brasil.
Lembrando que quem sabe de via radio sabe que pela anatel eles podem entregar a latência com no mínimo de até 150 ms e esta tudo certo para qualquer sistema de aferição nacional, agora imagine isso pra seu streaming que esta hospedado fora do brasil.

Normalmente quem coloca seus servidores em data centers mais econômicos ou com rotas não tão boas assim para o brasil acabam perdendo esse publico que tem uma conexão ruim já que não consegue se conectar em uma simples radio de 128 Kbps,  oque força as emissoras a caírem o kbps pra 64k ou até mesmo 32k  e ficarem com uma qualidade abaixo do que podem oferecer. Mais a radio que te contrata não sabe, mais isso é culpa sim do provedor (host) que escolhe o data center que não podem ser os  mas certos para streaming com o brasil.

Não vou falar em data center A ou B só que já passei por tudo quanto é rede que vocês pensarem e pro Brasil notei quem meus clientes que estão na rede Brasil, no decorrer dos meses houve uma mudança expressiva  nos números de ouvintes, um aumento de 20 ~ 40% que antes não conseguiam acessar a radio e agora conseguem, sem contar que as rádios podem trabalhar com as qualidades desejadas.
Isso se aplica a servidores EUA que uso para o Brasil, procurei por redes que fazem rotas com todos os IX do Brasil e assim consigo chegar naquele mesmo ouvinte que possui uma conexão mais debilitada mantendo a qualidade que a radio quer trabalhar.

Nem vou entrar nos assuntos de suporte pois ai a história não acaba 

Vou concluir esta postagem com os seguintes pontos :

Você precisa de um mega servidor na "china" só porque ele custa  pouco ? 
Você precisa colocar o seu servidor em uma empresa que o suporte é demorado ?
Você não pode pegar uma configuração mais humilde em uma  ótima rede ?

Você quer atender a radio ou aos ouvintes da radio ?
Você esta preparado para estudar o caso de seu cliente ou vai só empurrar a mesma coisa de todos ?
Você vai mentir para seu cliente e hora que der problema jogar a culpa nele ou na conexão do ouvintes ?


Faça sua analise de acordo com esses pontos e veja qual será seu perfil, se não souber recomendo que pare e estude um pouco pois parece simples essa questão de streaming de radio, mas é um cenário bem extenso como todas as outras áreas. 

Fica esta postagem como algo que nunca vi as empresas de streaming compartilhando e para que algumas reflitam se estão focando certo a radio ou o ouvinte, vou tirar algumas duvidas nos comentários caso tenham desde que não seja " como eu monto minha empresa de streaming " rsss 

Posso ter esquecido e pulado muitos pontos, mas este é um geral bem por cima pra quem esta começando ou quer mudar de revenda pra um servidor próprio .

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Otavio disse:

Então pessoal estou já nessa empreitada de serviços de streaming á 8 anos  que se completam hoje e com isso vim resolver compartilhar algumas experiencias que adquiri com o tempo em uma questão que venho notando muitos pecando ultimamente, creio que seja por desinformação.
Como todos comecei a trabalhar com revendas e assim me fundei por 3 anos,e fui progredindo de revenda para vps de vps para dedicado.

Atualmente trabalho com rede no  Brasil / EUA /  Europa, estes servidores são aplicados de acordo com a região que o cliente esta .

Vou usar só o cenário brasileiro para estas recomendações:

Para quem não sabe streaming trabalha com single core  independente de sua maquina ter 32 núcleos de processamento  cada conta de streaming irá se alocar em um núcleo e fará uso deste até seu limite GHZ, isso ocorre tanto no Shoutcast como no Icecast, oque já na prática mata o  " ILIMITADO OUVINTES "  O shoutcast atualmente (V 2,6) consegue alocar até 12 Mil ouvintes simultâneos por streaming e o Icecast por volta de 10 Mil  independente de sua rede ou estrutura ambos os sistemas tem essa limitação.


Outro tabu que vejo é precisa de um servidor parrudo pra aguentar uma radio grande esta errado vou anexar aqui alguns prints desse momento de um servidor que possuo esta com uma carga média de 5 mil ouvintes agora no momento que escrevo esta postagem.
Sendo que uma maquina com 2 de ram 2 núcleos de processamento seriam o suficiente para uma radio de 10 mil ouvintes.

Este servidor possui pouco mais de 10 contas esta com um processador: CPU E3-1230 v5 de 8 nucleos  - 16 gb de RAM  
A maior parte do uso é com o centova e o próprio sistema operacional .

image.thumb.png.471695ac5abd5abf74bc44c993c31f54.png

image.png.ab9d46051cab68bfdb5ed2038cf11b59.png

image.png.1b486c48b9451d4343ed725bb503f748.png

image.png.6491cf92f321944dafb50ac6bcecb238.png

image.thumb.png.e88b703ea15b12908107c041eebe06c9.png

levando isso em conta já é visível que  seus 30 núcleos de processamento de nada valem até aqui sem que seja dado uma finalidade para eles, nesta situação temos rádios que só transmitem AO VIVO assim sendo o principal  uso das mesmas será de LINK / RAM  a memória RAM nesta situação é usado para rodar a aplicação do painel CENTOVA e algumas apis chamadas pelos streamings provenientes do próprio centova. 

Até aqui explicado que um big servidor não faz tanta diferença para uma radio ao vivo, porem agora vamos entrar na questão de produção com vários clientes o maior consumo de qualquer painel de streaming se dá pelo sistema de Auto dj / Apis vou mostrar agora a mesma situação só que nessa a carga de ouvintes é menor só que nela temos 150 contas de Streaming com uma carga média total de ouvintes de no maximo 1000 ouvintes neste momento porem a carga desta rede chega a 10 mil ouvintes, lembrando que ambos os servidores possuem a mesma configuração:

image.png.f32c772cece613a623b969b9f317d9f7.png

image.thumb.png.cfc299e2e044c9f20566af1237ca1f68.png

Agora é possível se notar um consumo maior de processamento apesar de ainda ser baixo devido a hora que peguei para verificar porem em um uso comum a carga fica por volta dos 6 núcleos dos 8 disponíveis para este servidor e o uso de memória dia em 11 Gb  ~ 13 GB lembrando que temos 16 GB .

Isso são duas das 15 maquinas que possuo não são as maiores são duas cargas comuns na minha rede, mais a que ponto quero chegar .

Primeiro streaming depende e não depende do processador , a cada nova geração de processador eu faço os testes com cargas em servidores que recebo de data center parceiros para que eu possa tirar uma média de aproveitamento e depois compartilho estas informações com eles.
No servidor oque vai realmente importar será o Clock base do servidor este vai definir se seu processador vai conseguir em um único núcleo alocar os 12 mil ouvintes de limite do sistema shoutcast não adianta ser um processador da linha gold e seu clock base ser de 2.4 GHZ ja testei com ele e com pouco mais de  5000 ouvintes  ja começou a travar o streaming, agora chegamos a um ponto que já vi alguns passarem o servidor tem recursos de sobra mais o streaming fica travando e a empresa simplesmente não sabe oque ser feito, a solução é uma só troque para um processador com um clock base maior que vai resolver seu problema ou terá de recriar a conta do seu cliente e ver se da sorte de  ele ser alocado em outro núcleo de seu processador. 

Outro detalhe muito importante saiba o quanto cada usuário consome de seu servidor, pois com base neste volume você consegue calcular quanto este cliente irá consumir  pois até aqui pudemos ver que Processador / memória ram não são um problema na maioria dos casos em que as rádios não ultrapassam limites de 1000 ouvintes então no cenário comum até uma vps da mais barata suporta muito bem uma rádio pequena ou algumas rádios, se você esta com consumo acima de 6 núcleos com menos de 150 contas e com um trafego abaixo de 20 tb  pode ter certeza que sua vps tem alguma limitação no uso de processador por volta de 30%  de uso deve ser oque você pode usar. 


Agora cheguei no calcanhar de aquiles de streaming LINK x TRAFEGO  outro ponto pro ilimitado não se aplicar  a não ser que o Juvenal consiga link provido pela rede dos DEUSES sem limites, mais para os mortais que aqui ficam vão ter 1gb em média que é o comercializado popularmente pelos datacenters mais que isso terá seus custos extras vou deixar aqui o calculo básico de consumo x trafego para carga de ouvintes em 128 Kbps - 64 kbps será a matade este calculo foi feito por (Hora)

 

Ouvintes :          KBPS:               Link:                     Trafego (hora):

10.000                128                 1.28 GB                  548 Gb
5,000                  128                 640 MB                  274 GB
1,000                  128                 128 MB                   54  GB


Com base nisso podemos afirmar que independente de seu hardware seu link padrão será de 1gb  e você ficará limitado a uma carga exata de :  8000 Ouvintes = 1 GB de link
Se você contratar mais link algo que vai custar  aproximadamente a metade do valor do servidor a cada 1 Gb adicional , atualmente eu trabalho com  2 Gb de link por servidor
Primeiro pela questão de acentuar toda a carga em um único servidor muito arriscado em caso de down pode ser usado mais link em casos de streaming de Vídeo  ai no caso as cargas são diferentes e não se aplicam a esta postagem.
Outra questão é que existe a limitação de conexão no shoutcast e no icecast alguns vão falar que ja viram radio x radio tal com 20.000 k de ouvintes sei quais são mais isso são Bots e tem um velho bug no shoutcats que você consegue manipular a audiência algo que seria fantasioso em números.

Qualquer rádio grande sabe que tem de se dividir a carga em vários streamins pois se cair um não cai tudo .


Muitos vão falar a mais fulano vende ILIMITADO com 4tb de trafego por exemplo tudo bem. porem esse trafego é suficiente para que a radio tenha:

(estes números são aproximados)
4 horas com 10 mil ouvintes e depois acaba sua "franquia"
8 horas com 5 mil ouvintes e depois acaba sua "franquia"
72 horas com 1000 mil ouvintes e depois acaba sua "franquia"
148  horas com 500 Ouvintes e depois acaba sua "franquia"
800  horas com 100 Ouvintes e depois acaba sua "franquia"


lembrando que (1) um mês tem 730 Horas
Neste cenário podemos ter como base que uma radio com 4tb de trafego  possa ter pouco mais que 100 ouvintes 
A maioria dos data center vendem ou com Link ilimitado ou com pacotes inicias de 10 TB  levando isso em contato o cenário de trafego pode e não pode se rum empecilho, sendo necessário que a empresa faça um estudo de seu cliente e saiba quantas horas possui de carga, quantas horas são cargas redundantes e assim consiga negociar com seu data center e forneça a carga equivalente ao contratada com o respectivo limite de trafego  que caso exceda deixe o cliente ciente.


Agora um ponto que aprendi por conta vejo muitos contratando   data centers europeus / canadense para streaming não é um problema mais é no cenário brasileiro  temos a seguintes questão em que 80 da população não possui uma conexão de banda larga descente, quando digo descente não é só velocidade  pois existe um simples fator que afeta streaming Rota (ping) se traçarmos uma linha no centro do brasil norte e sul , 

Nas regiões do sul a latência média EUA / CA / EU fica na casa dos 120 ~ 250 isso em um cenário comum onde todos tenha uma conexão de internet com uma boa rota e ping.
Nas regiões do Norte a latência média  EUA / CA / EU fica na casa dos 140 ~ 280 isso em um cenário comum onde todos tenha uma conexão de internet com uma boa rota e ping.

Ai teremos um ou outro falando á mais aqui pra mim que sou a empresa o ping com o eua ta 90 ms com a Europa 150 ms , tudo bem mais não é você quem via usar a radio e sim os ouvintes do seu cliente que não tem a minima noção disso e nem mesmo uma conexão descente .

Hoje em dia principalmente o pessoal do Norte tem conexões ou 4g  ou via rádio  só as capitais em sua maioria possuem conexões cabeadas de boa qualidade o restante não .
Um simples exemplo: estou em Bauru -SP fica a 350 km de são paulo meus servidores no brasil daqui até la tem uma resposta de 15 Ms  para conexão cabeada  agora para um 4g fica em 60 MS da mesma localidade em uma via rádio boa fica em média de 40 ~ 50 ms isso para um servidor que esta em são paulo  agora se ponha no lugar do ouvinte que esta la no Amazonas /  Roraima / Pará  / Tocantins .... são latências mais altas ja peguei casos em que fica acima dos 150 pra SP e 250 pra TAMPA nos EUA.
Ai via ter uns falando que tem PTT la nas partes de cima sim tem, porem as rotas de fora em sua maioria são para São paulo  pois é onde esta o maior trafego do Brasil.
Lembrando que quem sabe de via radio sabe que pela anatel eles podem entregar a latência como minimo de até 150 ms e esta tudo certo para qualquer sistema de aferição nacional .

Normalmente quem coloca seus servidores em data centers mais econômicos ou com rotas não tão boas assim para o brasil acabam perdendo esse publico que tem uma conexão ruim já que não consegue se conectar em uma simples radio de 128 Kbps  oque força as emissoras a caírem o kbps pra 64k ou até mesmo 32k  e ficarem com uma qualidade abaixo do que podem oferecer, mais a radio que te contrata não sabe mais isso é culpa sim do provedor (host).

Não vou falar em data center A ou B só que já passei por tudo quanto é rede que vocês pensarem e pro brasil notei quem meus clientes que estão na rede Brasil em decorrer dos meses houve uma mudança expressiva  nos números de ouvintes um aumento de 20 ~ 40% que antes não conseguiam acessar a radio e agora conseguem sem contar que as rádios podem trabalhar com as qualidades desejadas, mais isso se aplica a servidores EUA que uso para o brasil procurei por redes que fazem rotas com todos os PTTS do brasil e assim consigo chegar naquele mesmo ouvinte que possui uma conexão mais debilitada mantendo a qualidade que a radio quer trabalhar.

Nem vou entrar nos assuntos de suporte pois ai a história não acaba 

Vou concluir esta postagem com os seguintes pontos :

Você precisa de um mega servidor na "china" só porque ele custa  pouco ? 
Você precisa colocar o seu servidor em uma empresa que o suporte é demorado ?
Você não pode pegar uma configuração mais humilde em uma  ótima rede ?

Você quer atender a radio ou aos ouvintes da radio ?
Você esta preparado para estudar o caso de seu cliente ou vai só empurrar a mesma coisa de todos ?
Você vai mentir para seu cliente e hora que der problema jogar a culpa nele ou na conexão do ouvintes ?


Faça sua analise de acordo com esses pontos e veja qual será seu perfil se não souber recomendo que pare e estude um pouco pois parece simples essa questão de streaming de radio mais é um cenário bem extenso como todas as outras áreas. 

Fica esta postagem como algo que nunca vi as empresas de streaming compartilhando e para que algumas reflitam se estão focando certo a radio ou o ouvinte, vou tirar algumas duvidas nos comentários caso tenham desde que não seja " como eu monto minha empresa de streaming " rsss 

Posso ter esquecido e pulado muitos pontos mais este é um geral bem por cima pra quem esta começando ou quer mudar de revenda pra um servidor próprio .

SHow de bola, @Otavio parabéns pela iniciativa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maik V Oliveira Vlw ?
 

@Dinei Freitas Espero que ajude em alguns pontos apesar do conteúdo ser bem superficial lido com essas questões todo dia  e quem ta começando pode passar por elas e nem saber  oque pode ser

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otavio Muito boa a matéria cara, parabéns. Bem interessante.

Em streaming de video você tem clientes que transmitem a 1080p com 4Mbit~8Mbit de bitrate? Eu tenho alguns que transmitem e vai de boa, e outros não conseguem ter uma transmissão tranquila com mais de 2Mbit de bitrate, obviamente problema de rota e aquela velha história...Mas você viu algum datacenter que na grande maioria funciona sem problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Seto_Ichitaka Cara eu atualmente pra rede de vídeo para eua Hivelocity / Choopa  vai até
4 K  em h265 - 10 mb
1080p em H265 - 2 Mb
1080p em H264 - 4~ 5 Mb

Ambas conseguem boas rotas de até 15 megas sem nenhum problema. 

Brasil estou trabalhando com a Equinix e a Hostdime.


 

Editado por Otavio

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Otavio disse:

@Seto_Ichitaka Cara eu atualmente pra rede de vídeo para eua Hivelocity / Choopa  vai até
4 K  em h265 - 10 mb
1080p em H265 - 2 Mb
1080p em H264 - 4~ 5 Mb

Brasil estou trabalhando com a Equinix e a Hostdime.

OVH-CA teve muito problema pra transmitir em qualidades muita alto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Seto_Ichitaka sim e como ovh tem rotas muito ruins pra links mais altos. 
basicamente a maioria de sites de filmes piratas hoje passa pela ovh só usar eles como base. 

mais ja testei e não foi nada agradável 

Editado por Otavio

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Otavio disse:

@Seto_Ichitaka sim e como ovh tem rotas muito ruins pra links mais altos. 
basicamente a maioria de sites de filmes piratas hoje passa pela ovh só usar eles como base. 

mais ja testei e não foi nada agradável 

Que merda...Vivo fibra eu notei que conseguem transmitir com bitrate alto tranquilo, mas fora do Vivo Fibra não consegui ver nenhum tendo uma boa transmissão.
Só não troco de datacenter porque só é 1 cliente, e eu tenho tráfego altissimo também, mas futuramente vou pegar um servidor na hivelocity mesmo.
Os que transmitem em 4Mbit+ são de SP ou outros estados? Os que tem problemas que eu vi são de Goiás e MG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?