andregarcia Postado Janeiro 24, 2018 Compartilhar Postado Janeiro 24, 2018 Olá Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida com vocês, se possível. Notem: Tenho um servidor OVH, com 3 discos SSD de 120gb Destes 120 só me sombram 90gb para uso, pois na instalação por padrão o sistema em RAID do servidor uso dois dos 3 discos. Entrei em contato com o servidor e me retornaram que é possível alterar a partição e o raid na instalação mas na instalação direto pela ovh nao tem muita opção. Observe como esta minha partição - print do ssh *************************** [root@ns506133 ~]# df -h Filesystem Size Used Avail Use% Mounted on /dev/root 20G 668M 18G 4% / devtmpfs 16G 276K 16G 1% /dev /dev/md1 243M 17M 215M 7% /boot /dev/md3 90G 60M 86G 1% /home tmpfs 16G 0 16G 0% /dev/shm /dev/root 20G 668M 18G 4% /var/named/chroot/etc/named /dev/root 20G 668M 18G 4% /var/named/chroot/var/named /dev/root 20G 668M 18G 4% /var/named/chroot/etc/named.conf /dev/root 20G 668M 18G 4% /var/named/chroot/etc/named.rfc1912.zones /dev/root 20G 668M 18G 4% /var/named/chroot/etc/rndc.key /dev/root 20G 668M 18G 4% /var/named/chroot/usr/lib64/bind /dev/root 20G 668M 18G 4% /var/named/chroot/etc/named.iscdlv.key /dev/root 20G 668M 18G 4% /var/named/chroot/etc/named.root.key /dev/root 20G 668M 18G 4% /var/named/chroot/etc/services /dev/root 20G 668M 18G 4% /var/named/chroot/etc/protocols /dev/root 20G 668M 18G 4% /var/named/chroot/lib64/libnss_files.so.2 [root@ns506133 ~]# *************************** Pergunto: Esta partição desta forma é mesmo necessário? pretendo usar o servidor para hospedagem de sites e painel virtualizor, e 90gb ficou muito pouco. Existe uma forma de reajustar isto sem interferir na usabilidade, segurança, etc..? O que vocês indicam? Atenciosamente! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RevendaHost Postado Janeiro 24, 2018 Compartilhar Postado Janeiro 24, 2018 1- Pelo painel da OVH, na hora de formatar, tem opção para escolher usar ou nao Raid. 2- Raid 1 é questão de segurança; usar ou não é algo pessoal. É por conta e risco não usar. 3- Não se pode usar o servidor para virtualizar e hospedagem ao mesmo tempo, ou seja, instalar o virtualizor (ou qualquer outro) + um painel para webhost (cpanel, vesta etc...). Nesse caso terá que criar um VPS exclusivamente para hospedagem de seus sites/clientes. 0 Citar Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, AlmaLinux, Cpanel e VestaCP. Cloud otimizado e otimização para: Wordpress. Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Otavio Postado Janeiro 24, 2018 Compartilhar Postado Janeiro 24, 2018 Você esta montando em Raid 1 espelhando os 2 hds em 1 reserva. Se for montar em raid 0 tenha cuidado em ter backups externos pois qualquer pane em um dos hds pode causar a perda de muitas coisas já que os arquivos são fragmentados em 3 discos. O certo é trocar um de seus SSD por um SATA de 2 tb da ovh para backup ( não sei se ainda vendem menos quantias de HD ex: 500gb será o suficiente) Quanto ao processo de instalar o virtualizor conforme o amigo @RevendaHost disse ou um ou outro como root no dedicado se quiser colocar outras aplicações só com virtualizações para poder gerar as outras aplicações. 0 Citar Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 | www.FoxSolucoes.com | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil EUA | | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil EUA | Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andregarcia Postado Janeiro 25, 2018 Autor Compartilhar Postado Janeiro 25, 2018 Agradeço pelas sugestões, tentei negociar para trocar um dos ssd por um hd mas eles não fazem isto. O caso agora é cancelar este e comprar outro, pois o armazenamento que sobrou pra mim é muito pouco. Outra dúvida, o impacto de acesso a um site armazenado em hd é muito grande para um armazenado em ssd? no caso se eu trocar por um servidor com hd, teria um impacto significativo? e, se eu trocar por um servidor com 2x240 (ssd) 1 ssd seria o raid no caso? ou ele usa 1 inteiro e mais um pouco do que sobrou? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eltern Postado Janeiro 25, 2018 Compartilhar Postado Janeiro 25, 2018 A velocidade de gravação e leitura de dados numa unidade SSD é, geralmente, no mínimo 2x mais rápida quando comparado a de um HDD. Qualquer melhoria no I/O, então, poderá impactar positivamente em diversos casos. No entanto, o uso do HDD não será fatal. Sobre o RAID, vale a pena dar uma lida no conteúdo em https://pt.wikipedia.org/wiki/RAID#RAID_1_(Mirroring). Ajudará no nivelamento básico dos fundamentos e aplicação dos tipos de RAID. Fique atento com o layout das partições para não ter prejuízo operacional no curto ou médio prazo. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Otavio Postado Janeiro 25, 2018 Compartilhar Postado Janeiro 25, 2018 3 horas atrás, andregarcia disse: Agradeço pelas sugestões, tentei negociar para trocar um dos ssd por um hd mas eles não fazem isto. O caso agora é cancelar este e comprar outro, pois o armazenamento que sobrou pra mim é muito pouco. Outra dúvida, o impacto de acesso a um site armazenado em hd é muito grande para um armazenado em ssd? no caso se eu trocar por um servidor com hd, teria um impacto significativo? e, se eu trocar por um servidor com 2x240 (ssd) 1 ssd seria o raid no caso? ou ele usa 1 inteiro e mais um pouco do que sobrou? Não influencia muito diretamente na velocidade do site. O ssd da uma boa diferença em uma execução grande de dados poucos dados ele só possui uma inicialização mais fluida em um site a diferença de carregar algo simples não se apresenta muita diferença. 0 Citar Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 | www.FoxSolucoes.com | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil EUA | | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil EUA | Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andregarcia Postado Janeiro 26, 2018 Autor Compartilhar Postado Janeiro 26, 2018 Bacana, obrigado pelas respostas. Tenho uma outra duvida, mas creio que seja para outro topico. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.