Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre partição e armazenamento


andregarcia

Posts Recomendados

Olá Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida com vocês, se possível.

Notem:
Tenho um servidor OVH, com 3 discos SSD de 120gb
Destes 120 só me sombram 90gb para uso, pois na instalação por padrão o sistema em RAID do servidor uso dois dos 3  discos. 
Entrei em contato com o servidor e me retornaram que é possível alterar a partição e o raid na instalação mas na instalação direto pela ovh nao tem muita opção.

Observe como esta minha partição - print do ssh


***************************
[root@ns506133 ~]# df -h
Filesystem      Size  Used Avail Use% Mounted on
/dev/root        20G  668M   18G   4% /
devtmpfs         16G  276K   16G   1% /dev
/dev/md1        243M   17M  215M   7% /boot
/dev/md3         90G   60M   86G   1% /home
tmpfs            16G     0   16G   0% /dev/shm
/dev/root        20G  668M   18G   4% /var/named/chroot/etc/named
/dev/root        20G  668M   18G   4% /var/named/chroot/var/named
/dev/root        20G  668M   18G   4% /var/named/chroot/etc/named.conf
/dev/root        20G  668M   18G   4% /var/named/chroot/etc/named.rfc1912.zones
/dev/root        20G  668M   18G   4% /var/named/chroot/etc/rndc.key
/dev/root        20G  668M   18G   4% /var/named/chroot/usr/lib64/bind
/dev/root        20G  668M   18G   4% /var/named/chroot/etc/named.iscdlv.key
/dev/root        20G  668M   18G   4% /var/named/chroot/etc/named.root.key
/dev/root        20G  668M   18G   4% /var/named/chroot/etc/services
/dev/root        20G  668M   18G   4% /var/named/chroot/etc/protocols
/dev/root        20G  668M   18G   4% /var/named/chroot/lib64/libnss_files.so.2

[root@ns506133 ~]#

***************************

Pergunto:

Esta partição desta forma é mesmo necessário?  pretendo usar o servidor para hospedagem de sites e painel virtualizor, e 90gb ficou muito pouco.
Existe uma forma de reajustar isto sem interferir na usabilidade, segurança, etc..?

O que vocês indicam?

Atenciosamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Pelo painel da OVH, na hora de formatar, tem opção para escolher usar ou nao Raid.

2- Raid 1 é questão de segurança; usar ou não é algo pessoal. É por conta e risco não usar.

3- Não se pode usar o servidor para virtualizar e hospedagem ao mesmo tempo, ou seja, instalar o virtualizor (ou qualquer outro) + um painel para webhost (cpanel, vesta etc...). Nesse caso terá que criar um VPS exclusivamente para hospedagem de seus sites/clientes.

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress e Magento.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você esta montando em Raid 1 espelhando os 2 hds em 1 reserva.

Se for montar em raid 0 tenha cuidado em ter backups externos pois qualquer pane em um dos hds pode causar a perda de  muitas coisas já que os arquivos são fragmentados em 3 discos.  

O certo é trocar um de seus SSD por um SATA de 2 tb da ovh para backup  ( não sei se ainda vendem menos quantias de  HD ex: 500gb será o suficiente)

Quanto ao processo de instalar o virtualizor conforme o amigo @RevendaHost disse ou um ou outro como root no dedicado se quiser colocar outras aplicações só com virtualizações para poder gerar as outras aplicações. 

 

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço pelas sugestões, tentei negociar para trocar um dos ssd por um hd mas eles não fazem isto. O caso agora é cancelar este e comprar outro, pois o armazenamento que sobrou pra mim é muito pouco.

Outra dúvida, o impacto de acesso a um site armazenado em hd é muito grande para um armazenado em ssd? no caso se eu trocar por um servidor com hd, teria um impacto significativo? e, se eu trocar por um servidor com 2x240 (ssd)  1 ssd seria o raid no caso? ou ele usa 1 inteiro e mais um pouco do que sobrou?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A velocidade de gravação e leitura de dados numa unidade SSD é, geralmente, no mínimo 2x mais rápida quando comparado a de um HDD.
Qualquer melhoria no I/O, então, poderá impactar positivamente em diversos casos. No entanto, o uso do HDD não será fatal.

Sobre o RAID, vale a pena dar uma lida no conteúdo em https://pt.wikipedia.org/wiki/RAID#RAID_1_(Mirroring). Ajudará no nivelamento básico dos fundamentos e aplicação dos tipos de RAID.

Fique atento com o layout das partições para não ter prejuízo operacional no curto ou médio prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, andregarcia disse:

Agradeço pelas sugestões, tentei negociar para trocar um dos ssd por um hd mas eles não fazem isto. O caso agora é cancelar este e comprar outro, pois o armazenamento que sobrou pra mim é muito pouco.

Outra dúvida, o impacto de acesso a um site armazenado em hd é muito grande para um armazenado em ssd? no caso se eu trocar por um servidor com hd, teria um impacto significativo? e, se eu trocar por um servidor com 2x240 (ssd)  1 ssd seria o raid no caso? ou ele usa 1 inteiro e mais um pouco do que sobrou?

 

Não influencia muito diretamente na velocidade do site.

O ssd da uma boa diferença em uma execução grande de dados poucos dados ele só possui uma inicialização mais fluida em um site a diferença de carregar algo simples não se apresenta muita diferença.

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?