alexjunio77 Posted December 28, 2017 Share Posted December 28, 2017 Bom dia pessoal! Tenho um VPS na OVH de 100GB de disco + 200GB adicional e o WHM instalado. No entanto, no WHM vejo que tenho disponível de aproximadamente 100GB apenas 83GB , isso no /dev/sda1 Ao acessar o servidor, vejo que o disco adicional de 200GB está no /dev/sdb .... Minha dúvida é: Posso excluir essa partição e adicionar na partição /dev/sda1 que é a que o WHM está, para que aumente a capacidade de armazenamento, mas, sem comprometer a instalação do WHM ?? Obrigado. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fernando Ferenz Posted December 28, 2017 Share Posted December 28, 2017 Está em LVM ou partição física? 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
alexjunio77 Posted December 28, 2017 Author Share Posted December 28, 2017 4 minutos atrás, Fernando Ferenz disse: Está em LVM ou partição física? Partição física mesmo. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fernando Ferenz Posted December 28, 2017 Share Posted December 28, 2017 Só é possível fazer um resize sem perder dados quando a partição for LVM caso contrario vai ter que adicionar um /home2 no cPanel é o único jeito que vejo sem perder dados. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
alexjunio77 Posted December 28, 2017 Author Share Posted December 28, 2017 47 minutos atrás, Fernando Ferenz disse: Só é possível fazer um resize sem perder dados quando a partição for LVM caso contrario vai ter que adicionar um /home2 no cPanel é o único jeito que vejo sem perder dados. Entendi, obrigado pela luz! 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
LucianoZ Posted December 28, 2017 Share Posted December 28, 2017 se for vps cloud da ovh se nao me falha é LVM. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Paula Posted December 28, 2017 Share Posted December 28, 2017 Se você precisa aumentar espaço, primeiro veja o que está gastando mais. Geralmente é o /home e o /var/lib/mysql. Talvez, uma boa opção para você, seria mover - para o disco adicional - uma dessas coisas (escolha a que lhe proporcionar maior espaço livre para o / ) 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
alexjunio77 Posted December 29, 2017 Author Share Posted December 29, 2017 Busquei na web algo relacionado ao que o @Fernando Ferenz disse... Tive que criar um /home2 ... Tudo feito! Encontrei esse artigo/tutorial que ensina muito bem. https://geektnt.com/how-to-format-and-mount-second-hard-drive-on-linux.html Obrigado pela atenção de todos. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fernando Ferenz Posted December 29, 2017 Share Posted December 29, 2017 10 minutos atrás, alexjunio77 disse: Busquei na web algo relacionado ao que o @Fernando Ferenz disse... Tive que criar um /home2 ... Tudo feito! Encontrei esse artigo/tutorial que ensina muito bem. https://geektnt.com/how-to-format-and-mount-second-hard-drive-on-linux.html Obrigado pela atenção de todos. Fico feliz que tenha resolvido... 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts