Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Debian ou centos


Petrus de Melo

Posts Recomendados

Estou começando a configurar meu primeiro servidor vps, e me surgiu essa dúvida. Contratei um VPS simples na OVH pra ir fazendo testes e aprendendo a mexer. E surgiu essa questão: Debian ou CentOS. Sei que a maioria usa CentOS por ser uma espécie de versão Comunity do RedHat que é a distro mais aclamada pra servidor etc.

Entretanto minha vida toda eu usei Ubuntu ou derivados. Então estou bem mais habituado ao funcionamento de distros filhas do Debian. Passei 25min pra descobrir como liberar o acesso ao httpd no firewall no CentOS ontem. Se fosse Debian faria isso em alguns segundos. Então, me digam a opinião de vocês. Para uma empresa nova de hosting, faz diferença ou as duas opções são de boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, PetrusHenrique disse:

Estou começando a configurar meu primeiro servidor vps, e me surgiu essa dúvida. Contratei um VPS simples na OVH pra ir fazendo testes e aprendendo a mexer. E surgiu essa questão: Debian ou CentOS. Sei que a maioria usa CentOS por ser uma espécie de versão Comunity do RedHat que é a distro mais aclamada pra servidor etc.

Entretanto minha vida toda eu usei Ubuntu ou derivados. Então estou bem mais habituado ao funcionamento de distros filhas do Debian. Passei 25min pra descobrir como liberar o acesso ao httpd no firewall no CentOS ontem. Se fosse Debian faria isso em alguns segundos. Então, me digam a opinião de vocês. Para uma empresa nova de hosting, faz diferença ou as duas opções são de boa?

Sim faz, não é questão de gosto ou facilidade, centos é mais popular e isso faz com que o mesmo seja compatível com a maioria de módulos comuns p/ hosting. Um exemplo é codec de conversão de vídeos, os mais raros só existem p/ ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, RobertSP disse:

Sim faz, não é questão de gosto ou facilidade, centos é mais popular e isso faz com que o mesmo seja compatível com a maioria de módulos. Um exemplo é codec de conversão de vídeos, os mais raros só existem p/ ele.

Codec de conversão de vídeo? Tipo, ta falando aqueles serviços de conversão online?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei com qual tipo de serviços de host você pretende trabalhar. Mas vamos resumir; é hospedagem? Vai usar cPanel? Se a resposta for sim, você obrigatoriamente vai ter que trabalhar com CentOS.

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, AlmaLinux, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu uso Debian porque sempre usei. Tenho tudo no Debian até o painel vox. Use a distro que vc tem afinidade. Claro que algumas coisas vc vai sofrer pois a maioria do material na net sobre host é Centos, mas sempre tem alguém que usa Debian, principalmente os gringos. Como está aprendendo, instala os dois e tire suas próprias conclusões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, PetrusHenrique disse:

Achei que cPanel era compatível com qualquer distro linux.

Somente Redhat, Centos e Cloudlinux.

 

2 horas atrás, EngMaciel disse:

Cara, eu uso Debian porque sempre usei. Tenho tudo no Debian até o painel vox. Use a distro que vc tem afinidade. Claro que algumas coisas vc vai sofrer pois a maioria do material na net sobre host é Centos, mas sempre tem alguém que usa Debian, principalmente os gringos. Como está aprendendo, instala os dois e tire suas próprias conclusões.

Como foi falado, se o colega for trabalhar com cPanel, ele só vai poder usar Centos, Redhat ou Cloudlinux.

Voxstream é um painel desenvolvido em PHP, ele roda em qualquer distribuição Linux e até mesmo em servidores Windows, não importando se tem ou não painel de controle e qualquer que seja.

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, AlmaLinux, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, EngMaciel disse:

Se for usar cpanel sim, mas tem muitas alternativas se for de Debian como por exemplo o Vesta CP.

Sim, mas tenta vender hospedagem com painel Vesta ou outro que não seja cPanel, e veja se será fácil a aceitação. Até Plesk tem certo receio das pessoas.

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, AlmaLinux, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente tentei usar plesk no linux e os clientes não aprovaram, até eu achei meio chatinho e muitas voltas em algumas opções.

Para Windows é o que tem, mas para linux, vai ser bem dificil conseguir fazer o pessoal trocar, a não empresas etc em que não tenham muito conhecimento sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?