Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Debian ou centos


Petrus de Melo

Posts Recomendados

Estou começando a configurar meu primeiro servidor vps, e me surgiu essa dúvida. Contratei um VPS simples na OVH pra ir fazendo testes e aprendendo a mexer. E surgiu essa questão: Debian ou CentOS. Sei que a maioria usa CentOS por ser uma espécie de versão Comunity do RedHat que é a distro mais aclamada pra servidor etc.

Entretanto minha vida toda eu usei Ubuntu ou derivados. Então estou bem mais habituado ao funcionamento de distros filhas do Debian. Passei 25min pra descobrir como liberar o acesso ao httpd no firewall no CentOS ontem. Se fosse Debian faria isso em alguns segundos. Então, me digam a opinião de vocês. Para uma empresa nova de hosting, faz diferença ou as duas opções são de boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, PetrusHenrique disse:

Estou começando a configurar meu primeiro servidor vps, e me surgiu essa dúvida. Contratei um VPS simples na OVH pra ir fazendo testes e aprendendo a mexer. E surgiu essa questão: Debian ou CentOS. Sei que a maioria usa CentOS por ser uma espécie de versão Comunity do RedHat que é a distro mais aclamada pra servidor etc.

Entretanto minha vida toda eu usei Ubuntu ou derivados. Então estou bem mais habituado ao funcionamento de distros filhas do Debian. Passei 25min pra descobrir como liberar o acesso ao httpd no firewall no CentOS ontem. Se fosse Debian faria isso em alguns segundos. Então, me digam a opinião de vocês. Para uma empresa nova de hosting, faz diferença ou as duas opções são de boa?

Sim faz, não é questão de gosto ou facilidade, centos é mais popular e isso faz com que o mesmo seja compatível com a maioria de módulos comuns p/ hosting. Um exemplo é codec de conversão de vídeos, os mais raros só existem p/ ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, RobertSP disse: