Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como lidar com tópicos de reclamações de empresas?


AngelCosta

Reclamações de empresas no tópico  

84 votos

  1. 1. Devemos permitir reclamações de empresas (como assunto exclusivo) em tópicos?

    • Sim
      39
    • Não
      45


Posts Recomendados

4 hours ago, AngelCosta said:

Sim, eu responderia. Não importa se é fórum, blog ou rede social. A lei entende que EU sou a responsável pelo que está em MEU site. Quem tava me explicando isso foi um especialista em direito nessa área, o Guilherme Ostrock.Tirei esta dúvida com ele quando era moda atacar o fórum e ameaçar me processar.

Não é o que diz o Marco Civil da Internet, que garante a não responsabilização dos intermediários. 

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm

Veja a parte Seção III
Da Responsabilidade por Danos Decorrentes de Conteúdo Gerado por Terceiros

O que tem de excessões:
- Direito autoral 
- Imagens de nudez

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração
7 horas atrás, rubensk disse:

Não é o que diz o Marco Civil da Internet, que garante a não responsabilização dos intermediários. 

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm

Veja a parte Seção III
Da Responsabilidade por Danos Decorrentes de Conteúdo Gerado por Terceiros

O que tem de excessões:
- Direito autoral 
- Imagens de nudez

Rubens, valeu pela dica, precisava mesmo me atualizar sobre isso.

Citar

Com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura, o provedor de aplicações de internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço e dentro do prazo assinalado, tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente, ressalvadas as disposições legais em contrário.

 

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria interessante se as pessoas somente falassem o necessário e somente publicassem o que é a realidade, expor os fatos. Porém sempre tem os 2 lados a ser analisado e isso se torna um complicador. Acho que o fórum não é o local ideal para tratar esse assunto, já que visa sanar dúvidas, apresentar soluções e etc. Quem quiser expor seus casos publique no reclame aqui e quem estiver interessado pesquise lá, que é uma plataforma somente para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema das possibilidades ( culpa do ser humano, não do brasileiro, porque americano, japonês, etc... também cometem os mesmos erros ):
 

------------

Exemplo de alegação, título do tópico: Empresa TAL recebeu o pagamento, mas não forneceu o produto.

Agora o problema das possibilidades:

• O reclamante, na verdade é um concorrente disfarçado; ( isso chega a ser "clichê" de tão óbvio em alguns casos" )

• O reclamante, pagou, mas por algum motivo o banco não creditou na conta da empresa; ( Aqui já mostra que sempre haverá possibilidade de culpa de terceiros )

• Empresa reclamada na verdade não está nem sabendo que este cliente existe, porque o mesmo nem cadastro fez e está alegando tudo isso.

• Empresa reclamada é um "moleque" ( modo de falar ), que não ta nem ai pro cliente e por qualquer motivo besta, cancela a conta do cliente. ( Leva pro lado pessoal e esquece o lado profissional )

 

E mais um trilhão de possibilidades apenas pelo fato de que só quem sabe a verdade é a própria pessoa que passou pelo ocorrido porque nós aqui não podemos entrar na cabeça da pessoa pra saber quem tem caráter ( boa indole ) ou não. E as vezes se for culpa de terceiros, nem eles sabem a real verdade, vão ficar brigando entre si e a culpa é "do estagiário do banco" que pegou o envelope de depósito e deixou cair lá na sala de arquivamento. bla bla bla bla.

Então na minha opinião é como falei, a única coisa que realmente interessa pra gente aqui é o que nos atinge diretamente, como o plágio de sites, com fotos comprovando, além de que de fato, até fotos podem ser falsificadas, etc... Mas é o mais próximo que acho que seria útil realmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

Bom, então, estes tipos de tópicos serão proibidos por enquanto. Não temos estrutura para permitir que isto seja possível.

Ao longo deste fim de semana, estaremos reconstruindo as regras em um tópico interativo. O link será divulgado ainda hoje.

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um assunto delicado e complexo demais. Por um lado o PdH divulga empresas fornecedoras de hosting/Revenda/VPS/Servidor, e além dos anúncios pagos que cobrem custos, a simples assinatura do membro promovendo sua empresa é uma forma de incentivo para participar das discussões do fórum.O PdH precisa dessas ferramentas para funcionar. O inverso também seria construtivo, onde houvesse um sistema para analisar as empresas oferecendo serviço ou suas práticas. O site "Reclame aqui" não explica sobre overselling, licenças nulled, backup, características de servidor (núcleos, memórias, etc). Não é falar mal, mas expor práticas malditas do mercado, e cada consumidor que faça seu julgamento tendo o conhecimento à disposição.

Ninguém acha ruim divulgar quando um determinado DC, gerenciador ou sistema de cobrança online comete erros, tem falhas ou até injustiças. MoIP, PagSeguro, OVH, e demais fornecedores.. mas por que "acobertar" certas empresas que participam do fórum e que prejudicam membros do fórum?  Alguns dos que me leem já foram meus fornecedores, e enquanto minha experiência com a maioria é ou foi positiva, houve casos de péssimo atendimento, onde prevaleceram coisas como: "A empresa é minha e eu faço como eu quero. Se você foi prejudicado o problema é seu." Eu soube destas empresas pelo PdH, e enquanto o mesmo NÃO tem responsabilidade jurídica sobre o ocorrido.. é preciso algum mecanismo para "responsabilizar ou expurgar" esse pessoal de má fé que participa do PdH.

Temos também clientes que abusam querendo uma MATRIX pagando valor de hospedagem UOLHOST. Outros que postam de má fé, prejudicando uma empresa séria por interesse próprio ou por molecagem mesmo. E ainda temos os espertos, que vem no fórum caçar vítimas para aplicar golpes. Delegar aos administradores a tarefa de caçar um a um destes é pedir demais, é impraticável. Ter uma área de "Reclame aqui" simplesmente para "bater boca" dentro do PdH é fogo de palha, apenas exalta ânimos e não resolve nada.

Sugestão: Criar um tópico fixo com TODAS as práticas abusivas do nosso mercado, definidas em votação. Se alguém reclamar de um membro do fórum, que faça 1 post explicando e convidamos o reclamado a se explicar publicamente em 1 post e depois votação. Se o reclamado não quiser se explicar ou se o reclamante estiver com a razão - banimos o reclamado,  se o reclamado estiver com a razão banimos o reclamante. Penso que desta forma todos contribuímos para o fórum, não sobrecarregamos os administradores e quem reclamar sem justa causa será responsabilizado. PdH não tem responsabilidade, mas também não precisa ser uma terra sem lei.

Havendo dúvidas, podemos fazer assim também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um assunto delicado e complexo demais. Por um lado o PdH divulga empresas fornecedoras de hosting/Revenda/VPS/Servidor, e além dos anúncios pagos que cobrem custos, a simples assinatura do membro promovendo sua empresa é uma forma de incentivo para participar das discussões do fórum.O PdH precisa dessas ferramentas para funcionar. O inverso também seria construtivo, onde houvesse um sistema para analisar as empresas oferecendo serviço ou suas práticas. O site "Reclame aqui" não explica sobre overselling, licenças nulled, backup, características de servidor (núcleos, memórias, etc). Não é falar mal, mas expor práticas malditas do mercado, e cada consumidor que faça seu julgamento tendo o conhecimento à disposição.

Ninguém acha ruim divulgar quando um determinado DC, gerenciador ou sistema de cobrança online comete erros, tem falhas ou até injustiças. MoIP, PagSeguro, OVH, e demais fornecedores.. mas por que "acobertar" certas empresas que participam do fórum e que prejudicam membros do fórum?  Alguns dos que me leem já foram meus fornecedores, e enquanto minha experiência com a maioria é ou foi positiva, houve casos de péssimo atendimento, onde prevaleceram coisas como: "A empresa é minha e eu faço como eu quero. Se você foi prejudicado o problema é seu." Eu soube destas empresas pelo PdH, e enquanto o mesmo NÃO tem responsabilidade jurídica sobre o ocorrido.. é preciso algum mecanismo para "responsabilizar ou expurgar" esse pessoal de má fé que participa do PdH.

Temos também clientes que abusam querendo uma MATRIX pagando valor de hospedagem UOLHOST. Outros que postam de má fé, prejudicando uma empresa séria por interesse próprio ou por molecagem mesmo. E ainda temos os espertos, que vem no fórum caçar vítimas para aplicar golpes. Delegar aos administradores a tarefa de caçar um a um destes é pedir demais, é impraticável. Ter uma área de "Reclame aqui" simplesmente para "bater boca" dentro do PdH é fogo de palha, apenas exalta ânimos e não resolve nada.

Sugestão: Criar um tópico fixo com TODAS as práticas abusivas do nosso mercado, definidas em votação. Se alguém reclamar de um membro do fórum, que faça 1 post explicando e convidamos o reclamado a se explicar publicamente em 1 post e depois votação. Se o reclamado não quiser se explicar ou se o reclamante estiver com a razão - banimos o reclamado,  se o reclamado estiver com a razão banimos o reclamante. Penso que desta forma todos contribuímos para o fórum, não sobrecarregamos os administradores e quem reclamar sem justa causa será responsabilizado. PdH não tem responsabilidade, mas também não precisa ser uma terra sem lei.

Só da certo se fizaer como Rubens disse, as contas de usuários confirmadas após envio de documentos. Uma conta não verificada não passa confiabilidade no que diz. E ser for banido, o usuário cria uma nova conta e volta...

Enviado de meu D5322 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

Quero deixar claro que aqui não estamos falando de proibir as pessoas de expressarem opinião sobre determinada empresa. Alguns exemplos de tópicos/posts do que seria ou não seria permitido:

Permitido (e encorajado): 

- Em mais um tópico do tipo "qual vps/cloud vocês recomendam, você responder algo como "tive boas experiências (ou ouvi falar bem) com empresas X, Y e Z".

- Em um tópico do mesmo tipo, você dizer que teve experiências ruins alguma empresa já mencionada no mesmo tópico.

Proibido:

- Abrir tópicos do tipo "A EMPRESA XYZ ME TROUXE DESONRA E OFENDEU OS MEUS ANCESTRAIS".

- Lavar roupa suja no fórum em um embate sem fim das duas partes, causando caos e destruição.

 

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?