PedroHenrique Posted March 8, 2016 Share Posted March 8, 2016 Bom dia a todos os usuários do fórum. Quero agradecer ajuda que têm me dado nesses últimos dias. Como falei nos meus outros posts, eu estou começando a aprender como trabalhar com VPS, e nas perguntas que fiz fui ajudado em todas e com isso estou adquirindo conhecimento aos poucos. Nesse post eu queria saber dos colegas ou ter dicas de como que faz para monitorar o servidor. Por exemplo na revenda que eu tenho eu já tive casos de contas suspensas por estarem enviando e-mails além do permitido, spam, abuso do processador, abuso do banco de dados, abuso do cron. Então eu queria saber como que isso acontece, o servidor faz tudo isso sozinho e suspende a conta ou isso é feito manualmente? Como que eu posso fazer para monitorar o meu servidor e saber sobre essas coisas e assim ver que tem abusos e suspender a conta? Tem que usar alguma ferramenta, algum comando...? 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
CoioteLinux Posted March 8, 2016 Share Posted March 8, 2016 Você poderia usar algum software de snmp pra isso, por exemplo o Cacti, aí você habilita o snmp do sistema operacional e monitora o que você quiser pelo cacti, como processador, espaço em disco, memoria, rede, etc. 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
PedroHenrique Posted March 8, 2016 Author Share Posted March 8, 2016 Mas com esse serviço eu vou saber se, e qual, usuário está abusando do servidor, e em que aspecto(load, banco de dados, enviando spam...)? E estava vendo o comando Top, e ele me mostra o uso do processador, da memória, qual processo está rodando, o usuário... por ele eu conseguiria saber o abuso de memória e processador, mas somente isso. Eu queria algo que abrangesse tudo e que fosse de forma automática, tipo algum usuário abusando então o servidor me enviava um alerta por e-mail e eu tomava as providências. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...