Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como agir com clientes estranhos.


Posts Recomendados

Boa tarde a todos.

Então, nesse meu começo no ramo de hospedagem tenho enfrentado muitas lutas em vários aspecto, afim de fazer o projeto dar certo.

Nos últimos 30 dias meu maior desafio tem sido o número de pedidos falsos e pedidos de certos "clientes espertinhos". Creio que isso possa estar acontecendo devido ao fato de oferecer dias de testes para novos clientes. Mas enfim, dos pedidos que recebi 4 são de pessoas e domínios existentes e todos os dados conferidos bateram, então as contas foram criadas. Porém estes 4 clientes nunca apontaram seus domínios para o meu servidor então achei estranho.

Vamos lá:

Cliente A - Assinou hospedagem, criou um conta de e-mail e nunca usou. Passaram os dias de testes, realizou o pagamento e mesmo assim nunca utilizou a conta, nunca enviou um e-mail e nem apontou para o dns do meu servidor.

Cliente B - Assinou um Revenda, no dia seguinte criou uma conta de revenda para um domínio de uma empresa e nunca mais usou a conta. Terminaram os dias de testes e depois de uma semana que a fatura estava vencida e depois várias tentativas de contato sem sucesso, me envia um e-mail dizendo que nunca recebeu a sua senha da conta de revenda. Lógico que o cara mentiu, pois se ele havia criado uma subrevenda para um domínio que, segundo o registro.br aponta para o nameserver do domínio dele muito antes de contratar o meu serviço. Então como que não recebeu a senha da revenda...

Cliente C - Assinou uma Revenda e também nunca usou. No dia seguinte a contratação abriu mais de 10 tickets; pediu desconto recorrente(concedi sem problemas), questionou sobre formas de pagamento, elogiou o serviço etc e simplemente some, não efetua pagamento de pedido, não retorna mais aos e-mail. Acessou a central do cliente depois que enviei email informando sobre a suspensão da conta.

Cliente D - Assinou uma hospedagem e no mesmo dia criou uma conta de e-mail. Não apontou o domínio para o meu servidor e disparou mais de 900 e-mails no mesmo dia da contratação, ou seja, em menos de 12 horas de conta ativa eu suspendi a conta por não cumprir com os termos e condições.

 

Enfim, dá pra perceber que tem clientes que assinam só para tentar pagar de espertinho, malandro mesmo, e outros que nem dá pra entender o que se passa na cabeça dessas pessoas.

Não é possível que só eu que passo por essa situação rsrsrs. Então pessoal, como que vocês agem em situações desse tipo, será que esse negócio de dar dias de testes acaba sendo prejudicial, e acaba trazendo esse tipo de inconvenientes?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Nos últimos 30 dias meu maior desafio tem sido o número de pedidos falsos e pedidos de certos "clientes espertinhos". Creio que isso possa estar acontecendo devido ao fato de oferecer dias de testes para novos clientes.

 

Você mesmo respondeu! Ofereça sim, 30 dias grátis mas valide esse cliente de alguma forma, mesmo que tenha de cobrar apenas 1 real.

Outro caso do cliente pagar  e nunca usar também é comum, e ainda mais comum é o cliente cancelar o serviço e esquecer de cancelar o pagamento recorrente (isso no caso de quem usa módulos nativos que não cancelam automaticamente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro, como esta começando no mercado, os dias grátis podem ser uma boa forma para divulgação, não a melhor. Mas uma alternativa.

Porém, particularmente período de teste não foi interessante. Olha que o máximo que já chegamos a oferecer foi 7 dias.

Infelizmente existe centenas de pessoas que ficam se aproveitando dos períodos grátis, concorrentes querendo testar seu serviço para copiar as praticas ou até mesmo para prejudicar. Claro, não devemos generalizar.

Mas, não acho interessante dias grátis.

Mesmo o cliente efetuando pagamento, o cadastro tem que ser analisado/verificado para evitar golpes. Esse nosso mercado e assim mesmo. Tem que ir otimizando as praticas ao máximo!

 

Gerenciador Financeiro? www.isistem.com.br - Hospedagem, Revendas, Streaming e VPS? www.hosthp.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Você mesmo respondeu! Ofereça sim, 30 dias grátis mas valide esse cliente de alguma forma, mesmo que tenha de cobrar apenas 1 real.

Outro caso do cliente pagar  e nunca usar também é comum, e ainda mais comum é o cliente cancelar o serviço e esquecer de cancelar o pagamento recorrente (isso no caso de quem usa módulos nativos que não cancelam automaticamente).

Boa tarde Robert.

Você fala validar no sentido de verificar os dados do cliente? Se for isso, no meu formulário de pedidos o cliente é obrigado e informar CPF/CNPJ e a Data de Nascimento, e dessa forma eu só libero a conta depois que confiro e todos os dados estiverem corretos. Com todos os clientes faço assim, mas tem esses que apesar de informar dados corretos, parecem estar de má fé.

Agora se for outro tipo de validação e puder dar a dica eu agradeço.

Caro, como esta começando no mercado, os dias grátis podem ser uma boa forma para divulgação, não a melhor. Mas uma alternativa.

Porém, particularmente período de teste não foi interessante. Olha que o máximo que já chegamos a oferecer foi 7 dias.

Infelizmente existe centenas de pessoas que ficam se aproveitando dos períodos grátis, concorrentes querendo testar seu serviço para copiar as praticas ou até mesmo para prejudicar. Claro, não devemos generalizar.

Mas, não acho interessante dias grátis.

Mesmo o cliente efetuando pagamento, o cadastro tem que ser analisado/verificado para evitar golpes. Esse nosso mercado e assim mesmo. Tem que ir otimizando as praticas ao máximo!

 

Como vai amigo?

Pois é, como falei, eu solicito dados privados do cliente e confiro todos. Só ativo conta para os que estão corretos, porém estou passando por essa situação. Sem falar no trabalho que muitas vezes tenho, pois o cliente além de sumir depois do período de testes e não efetuar o pagamento da fatura/pedido(com 10 dias de carência justamente para o cara testar), e nem mesmo solicita cancelamento e eu tenho que fazer todo o processo, cancelar conta, cancelar pedido, fatura e o que mais precisar.

Eu estou começando a pensar em não oferecer mais período de testes, sei que por eu ser novato no ramo pode até não ser bom, mas pelo menos evita essas dores de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Robert.

Você fala validar no sentido de verificar os dados do cliente? Se for isso, no meu formulário de pedidos o cliente é obrigado e informar CPF/CNPJ e a Data de Nascimento, e dessa forma eu só libero a conta depois que confiro e todos os dados estiverem corretos. Com todos os clientes faço assim, mas tem esses que apesar de informar dados corretos, parecem estar de má fé.

Agora se for outro tipo de validação e puder dar a dica eu agradeço.

O que pode ser feito também é:

1 - Ligar para o cliente antes da ativação;

2 - Conferir se o CEP informado bate com o endereço cadastrado.

WebChamp - Hospedagem de Sites, Revenda de Hospedagem, Revenda de VPS, Servidores Virtuais  (OpenVZ / KVM).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que pode ser feito também é:

1 - Ligar para o cliente antes da ativação;

2 - Conferir se o CEP informado bate com o endereço cadastrado.

Boas opções.

Eu já pensei em ligar no começo(4 meses atrás), mas fiquei pensando que poderia "assustar" o cliente e ele se achar pressionado, sei lá. Mas suas opções são boas sim. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o problema de oferecer 30 dias, prepare-se pois vão aparecer spammers, crackers, hackers, etc... se você não telefonar pra confirmar que realmente é uma pessoa interessada em testar o serviço antes de abrir a conta, você vai se dar mal com o datacenter.

No caso do Cliente A, ótimo, se ele quer pagar e não quer utilizar, você não vai obrigar ele a utilizar né? Pessoas compram serviços as vezes pra testar uptime, como você trabalha, modo de cobrança, etc... é só você tentar sempre entrar em contato via telefone pra confirmar porque a pessoa não está utilizando, se pode ajudar em algo, etc...

Não tem segredo meu rei, é vivendo e aprendendo... se tivesse receita todo mundo aqui era masterchef.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, será que seria possível criar tipo que uma blacklist para quem trabalha com host consultar, para ver os clientes que não são de confiança?

Tipo, não seria para divulgar dados privados mas pelo menos o nome completo e talvez o domínio. Ou isso seria uma prática ruim?

Esse é o problema de oferecer 30 dias, prepare-se pois vão aparecer spammers, crackers, hackers, etc... se você não telefonar pra confirmar que realmente é uma pessoa interessada em testar o serviço antes de abrir a conta, você vai se dar mal com o datacenter.

No caso do Cliente A, ótimo, se ele quer pagar e não quer utilizar, você não vai obrigar ele a utilizar né? Pessoas compram serviços as vezes pra testar uptime, como você trabalha, modo de cobrança, etc... é só você tentar sempre entrar em contato via telefone pra confirmar porque a pessoa não está utilizando, se pode ajudar em algo, etc...

Não tem segredo meu rei, é vivendo e aprendendo... se tivesse receita todo mundo aqui era masterchef.

Hehehe  Pior que eu ofereço 10 dias. Se oferecer 30, ai que estou ferrado de vez rsrsrs

Eu estou pensando seriamente em não oferecer mais testes, em cobrar apenas por deposito/transferência a primeira fatura(as demais o cliente pode usar os outros métodos) e também vou remover a garantia de 30 dias para devolução de pagamento. Essa última apesar de nunca ter precisado reembolsar cliente, eu vou remover dos termos mas se o cliente cancelar no primeiro mês eu devolvo, pois honestidade eu sempre terei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas opções.

Eu já pensei em ligar no começo(4 meses atrás), mas fiquei pensando que poderia "assustar" o cliente e ele se achar pressionado, sei lá. Mas suas opções são boas sim. Obrigado!

Esqueci de mencionar; no meu formulário de pedido a consulta pelo Cep é automática, então o endereço bate com o Cep.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de mencionar; no meu formulário de pedido a consulta pelo Cep é automática, então o endereço bate com o Cep.

Então a unica coisa que você pode fazer é ligar para o futuro cliente antes de ativar a conta.

WebChamp - Hospedagem de Sites, Revenda de Hospedagem, Revenda de VPS, Servidores Virtuais  (OpenVZ / KVM).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?