Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Processos contra Empresas de Host


Pedro Castelo

Posts Recomendados

Para grande parte desses "clientes" , o unico interesse em tirar algum $$ da empresa.
E mesmo que o processo seja lento e demorado, o custo que a empresa vai ter para se defender supera em muito o valor de qualquer anuidade do serviço de hospedagem.
Honorarios advocaticios são caros e na maioria das vezes, devem ser direcionados em forum diferente da localidade da empresa, é o que obriga o CDC. Ou seja, suponhamos que você é de SP e o seu cliente ajuiza uma ação lá no Amazonas, assim você é obrigado a se defender no forum da comarca do consumidor.
 
Eu já trabalhei em uma grande empresa de hosting e era dessa forma, e agora trabalho na minha própria empresa e uma coisa eu digo para vocês: EXISTEM TIPOS DE CLIENTES QUE É MELHOR VOCÊ NEM TER.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora concordo com você, muito interessante o que você disse e compartilho desta opinião.

A empresa deveria ter um orçamento reservado para assuntos jurídicos, principalmente para pagar honorários de advogados.

 

Hoje em dia, cada vez mais, consumidores procuram os Juizados Especiais (JEC) para tratar de assuntos relativos ao relações de consumo

E muitas vezes por questões tão banais que facilmente poderiam ser resolvidas no dialogo entre as partes, porém alguns "tipos de clientes" ajuizam ações, principalmente de DANOS MORAIS E MATERIAIS, com o unico objetivo de receber indenização, ou seja, ganhar algum dinheiro por meio do sistema judiciário.

E no Brasil que a gente vive, muito por causa do CDC, a empresa quase sempre é culpada, visto que no Judiciário é dela o ônus da prova e o consumidor é tido sempre como a parte mais frágil.

As empresas que ainda não tem está área, estão desprevenidas ou não sabem da tal importância.

Não é só no Brasil que isto acontece, porém aqui é onde mais ocorre. O Brasileiro quer sempre se aproveitar da falha do outro, é quase como como uma cultura nossa. Nós mesmo, provedores de hospedagens, nos aproveitamos das falhas das grandes empresas para trazer clientes a nós. Quantos de nós aqui recebemos muitas assinaturas quando grandes empresas tem problemas sérios ?  ;)

 

 

Concordo, Processos no Brasil é coisa lenta e demorada. Cliente que abre processo por causa de valores de até 1000,00 é ignorante ou está querendo tirar dinheiro da empresa. Aqui temos uma coisa legal, analisamos o perfil do cliente, se ele já abriu muitas reclamaçoes no reclame aqui sem sentido ou é um cliente que está cheio de pendencias no SPC, simplesmente não abrimos sua conta. Infelizmente hoje temos que analisar o cliente antes de aceita-ló para evitar futuros problemas e transtornos.  Nada pior do que um cliente que paga pouco e ainda quer tirar noites de sono sua por coisas sem sentido. 

Não sei que tipo de serviço tu oferece, mas se for assinaturas mensais, acho errado esta questão de SPC. É como se fosse um serviço pré-pago "Celular de cartão" onde tu paga para renovar o tempo de uso. Quem manda clientes para o SPC por falta de pagamento de Web Host, também está errando no mercado de Host. 

Acho que poderiam dar oportunidades a clientes com nomes no SPC, até por que nunca se sabe o que o mesmo passou.

Agora o do reclame aqui acho válido. Se o cliente esta reclamando coisas fúteis, não tem por que ele vir para sua empresa.

Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro,

Em alguns casos os clientes acham descaso com o cliente uma má prestação de suporte, um site offline por X tempo. Cada empresa tem que ter um setor que cuida desta parte, incluindo um valor por mês para este tipo de indenização. Isto é normal, as pessoas são assim. Aonde tem uma oportunidade, eles fazem de tudo para ganhar. Jamais será possível agradar gregos e troianos, imagina Brasileiros.

 

Concordo com você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cara processar a empresa porque o suporte é um lixo, porque foi ofendido ou porque assinou algo que não era o que estava no plano ok, mas processar porque o site ficou fora do ar ou por perda de backup ai é problema dele!

Os clientes devem saber quando assinam um plano que o servidor é 99.9% on e pode ter quedas como qualquer outro computador.

Tomem cuidado ao processarem alguém, pois o processo pode ser reverter contra você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dano moral hoje em dia tem Juiz que não da mais nem 500 reais... a maioria dos termos de contrato que se tem por ai das empresas de host é muito unilateral, se você for ler do inicio ao fim sai correndo... de 20 parágrafos 19 'é de obrigação do cliente'. 

Eu sofri processo na justiça e resolvi a questão, mas em todo caso, ande correto que ninguém vai te cobrar nada na justiça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe dano moral por perda de backups ou perda total de um site ( por exemplo, queima total do servidor. ). O que existe, se você perder todo o site do cliente é lucros cessante e perdas e danos. Mas não dano moral.

O correto é ter um termo de uso que te exima da responsabilidade de devolver um backup. O servidor tem que ser considerado um local temporário de execução e o cliente tem que ter cópia do site dele.

E veja bem. Para um cliente ganhar alguma coisa com lucro cessante ele precisa demonstrar ao juiz seus ganhos mensais, ou seja, se o cliente não mostrar que o site gerava receita o máximo que ele ganha é talvez uns quinhentão. Não é no grito ( ahh eu deixei de ganhar 100 mil reais por mês )

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente não é questão de cultura nossa, lá fora as coisas são idênticas, experiência própria. Mas tem situações que beiram o cúmulo... Tive cliente "dono de host" que tava sendo processado por causa de um anúncio (banner) em um site hospedado pela empresa dele. O banner usava a foto da "vítima" sem autorização p/ um site de encontros. Ao invés dela processar o anunciante ou o dono do site, ela processou o host!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/10/2014 at 16:11, Pedro Castelo disse:
Para grande parte desses "clientes" , o unico interesse em tirar algum $$ da empresa.
E mesmo que o processo seja lento e demorado, o custo que a empresa vai ter para se defender supera em muito o valor de qualquer anuidade do serviço de hospedagem.
Honorarios advocaticios são caros e na maioria das vezes, devem ser direcionados em forum diferente da localidade da empresa, é o que obriga o CDC. Ou seja, suponhamos que você é de SP e o seu cliente ajuiza uma ação lá no Amazonas, assim você é obrigado a se defender no forum da comarca do consumidor.
 
Eu já trabalhei em uma grande empresa de hosting e era dessa forma, e agora trabalho na minha própria empresa e uma coisa eu digo para vocês: EXISTEM TIPOS DE CLIENTES QUE É MELHOR VOCÊ NEM TER.

EXISTEM TIPOS DE CLIENTES QUE É MELHOR VOCÊ NEM TER.

Eu já disse isso diversas vezes por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa parte das questões que estão levantando poderiam ser resolvidas por meio de um contrato não só bem feito mas como também com procedimentos de transparência ao cliente.

Lembro que também é bastante relevante pensar em contratos específicos para revendas, que não são balizados pelo Código de Defesa de Consumidor.

Quanto ao que nós vemos hoje em JEC, eu como advogado acho uma vergonha o que nosso judiciário tem feito, muitas vezes o dono do host é uma MEI, que só tem aquele computador,e está sendo processado em outro Estado. Infelizmente é a nossa realidade, o que vejo é ter o empresario virtual essa consciência e traçar uma estratégia jurídica com advogados que atuem a nível Brasil ou que possam fazer essa logísca pra vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?