Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Estava desenvolvendo um painel de gerenciamento de streaming de áudio/vídeo mas desisti e, então, voltei ao meu antigo projeto não finalizado: a criação da versão 4 do meu antigo sistema de migração, backup e restauração.

 

Replanejei  e decidi fazê-lo da seguinte forma: open-source e gratuito mas com módulos com código fechado e pago.
A licença grátis não possui limitações. Será algo como o Cpremote bem mais turbinado, além de incluir melhorias no exclusivo migrador.

Eu até criei uma conta no Github com um nome temporário (ainda não decidi o novo nome do aplicativo).

O sistema é composto por 3 partes, a serem usadas por administradores, revendedores e clientes: shell script, plugin do WHM e addon do cPanel.

 

Módulos grátis:

  1.     Monitor de Recursos (uso da CPU, memória, I/O)
  2.     Migrador de Revendas
  3.     Cópia Incremental com Rsync
  4.     Suporte a Upload via navegador
  5.     Suporte a Download de Backups via navegador
  6.     Gerenciador de Recursos (tráfego, espaço reservado para backup)
  7.     API de intergação com outros sistemas
  8.     Sistema de Cache
  9.     Sistema de Versionamento
  10.     Sistema de Estatísticas
  11.     Criação de Templates

Módulos pagos:

  1.     Cópia Pseudo-Incremental sobre FTP
  2.     Interface Mobile para celulares e smatphones
  3.     Cópia Automática após Edição (copy-on-write)
  4.     Migrador de Contas do WHMSonic
  5.     Importação de Contas de outros Paineis de Controle
  6.     Gerenciamento de Múltiplos Servidores
  7.     Clonagem de Revendas
  8.     Compressão Transparente
  9.     Múltiplos Storage de Dados (Gdrive, AS3, Dropbox, Skydrive)

Então, estou a procura de apoiadores para criação da interface (front-end) e talvez também precise de ajuda no back-end.

Claro, também conto com a ajuda financeira de prestadores de serviço: aqueles já estão no mercado há algum tempo e/ou tem estabilidade financeira.

São valores esporádicos, não espero muito: R$ 60 a R$ 120, em troca o doador recebe módulos pagos.

Eu ia postar o projeto no Catarse (site de crowdfunding/financiamento coletivo) mas não disponho de habilidade para fazer um vídeo, nem tenho tudo que é exigido pelo site.

 

Estimo que são necessários de 8 a 12 meses para criar um projeto desta envergadura.

Então, quem se interessar, valor enviar-me MP. Quem tiver dúvidas, pode deixá-las aqui.

Começarei a trabalhar pra valer assim que tiver recebido doações no valor total de R$ 300 e me dedicarei conforme o apoio que receberei.

 

Atualização:

Ainda não cheguei ao valor mínimo de R$ 300, mas já comecei a desenvolver o aplicativo. Deêm uma olhada em https://github.com/jaimedelano/enhancedbackup

É tudo bagunçado mas é a primeira parte do processo de criação. Os códigos serão concluídos e devidamente revisados.

 

Notas:

1- Sei que para backup já tem o Idera (R1Soft) ou o Cpremote, mas pense: o Idera tem um valor não tão atraente, o Cpremote não pode ser usado para gerenciar o backup de mais de um servidor com uma única instalação. E nenhum deles tem um sistema de migração tanto de hospedagem quanto de streaming. também ofereço a oportunidade de todos colaborarem com correção de falhas de segurança, erros, etc. O código é aberto.

 

2- Contatei um membro do fórum que tem interesse e faz uso frequente do migrador mas eu acho que eles pensa que R$ 60 ou R$ 120 é muito dinheiro, mesmo que receba addons premium por 6 e 12 meses respectivamente. Talvez se eu fosse um indiano ele fosse mais generoso.

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recursos incluídos no aplicativo.   

  •     Verificação de vírus após download
  •     Migração de revenda inteiras e contas individuais (exportação para servidor remoto ou importação para servidor local)
  •     Barra de progresso indicando dados a serem transferidos, velocidade de download e tempo restante
  •     Sistema de compressão PigZ (melhor utilização da CPU)
  •     Sistema de monitoramente e limitação de recursos: defina o máximo de memória, I/O ou CPU que cada operação pode usar
  •     Limitação de espaço, tráfego e operações de cada usuário do aplicativo
  •     Sistema de cache para agilizar procedimentos repetitivos
  •     Sistema de estatística de uso, progresso e desempenho de cada operação e de cada usuário
  •     Sistema de análise de logs e correção de erros
  •     Versionamento de arquivos, emails e bancos de dados: mantenha cópia de diferentes horas, dias ou semanas
  •     Suporte a múltiplos idiomas
  •     API para integração com outros sistemas
  •     Realizar mais de uma operação de migração, backup ou restauração ao mesmo tempo
  •     Download e upload de e para o computador local

Os módulos possuem recursos adicionais como seguem abaixo:

  •     Sistema de backup pseudo ou quase-incremental sobre FTP: somente é copiado o que sofreu edição
  •     Interface mobile para aparelhos móveis
  •     Cópia de arquivo sempre que alguma alteração é feita
  •     Importação de contas do WHMSonic: migração de servidor remoto para local, de contas individuais e de revendas inteiras
  •     Suporte a múltiplos servidores: gerencie backup e im/exportação de contas de vários servidores com uma única instalação do aplicativo
  •     Importação de contas do Plesk e de painéis genéricos: arquivos (FTP), bancos de dados (MySQL) e emails (SMTP)
  •     Criação de clone de revendas (cópia idêntica para ser mantida em servidor diferente)
  •     Compressão transparente de dados: diminua ao máximo o espaço ocupado pelos arquivos (requer storage com acesso root)
  •     Suporte ao storage de dados Amazon S3
  •     Suporte ao Google Drive

Também planejo criar uma linguagem de script para ser usada para customização de qualquer tarefa do aplicativo: muito mais personalizável do que via API
Exemplo: para se fazer backup e enviar um SMS após a operação ser concluída, bastaria executar ou agendar:

#!/bin/env tupi

# Quantidade de memória e de CPU  que se pode usar
%max_cpu_usage=30%
%max_mem_usage=20%

# Faz backup do servidor local e envia para servidor FTP remoto
$backup = new Backup([proto => 'ftp', storage => 'usuario:s3nh4@dominio.com']);
$backup->execute('22:30'); # executa às 22h 30min ou $backup->execute(+600), começa em 10 min
new SMS('+55 14 9924 23**', !$backup->had_success ? "Alguma coisa deu errado:\n" . $backup->report : "Tudo OK!\n");

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização:

Ainda não cheguei ao valor mínimo de R$ 300, mas já comecei a desenvolver o aplicativo. Deêm uma olhada em https://github.com/jaimedelano/enhancedbackup

É tudo bagunçado mas é a primeira parte do processo de criação. Os códigos serão concluídos e devidamente revisados.

 

Notas:

1- Sei que para backup já tem o Idera (R1Soft) ou o Cpremote, mas pense: o Idera tem um valor não tão atraente, o Cpremote não pode ser usado para gerenciar o backup de mais de um servidor com uma única instalação. E nenhum deles tem um sistema de migração tanto de hospedagem quanto de streaming. também ofereço a oportunidade de todos colaborarem com correção de falhas de segurança, erros, etc. O código é aberto.

 

2- Contatei um membro do fórum que tem interesse e faz uso frequente do migrador mas eu acho que eles pensa que R$ 60 ou R$ 120 é muito dinheiro, mesmo que receba todos os addons premium por 6 e 12 meses respectivamente. Talvez se eu fosse um indiano ele fosse mais generoso.

 

3- Ainda estou esperando algumas doações gordinhas.  Aqueles que colaboram tem direito a todos os módulos desenvolvidos até o lançamento.

Para todos os outros, o valor mínimo é de R$ 60 por ano por cada 1 dos addons premium. O addon para suporte a backup e migração de múltiplos servidores remotos custará não menos que R$ 240. Afinal devo valorizar meu trabalho.

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?