absamhost Posted June 7, 2013 Share Posted June 7, 2013 Olá Senhores, Existe alguém ai, um advogado talvez, que possa me informar quanto tempo uma empresa de hosting é obrigada a guardar os arquivos dos clientes? Quando falo de arquivos, falo referente a Hospedagem de Site, Revenda de Hospedagem, Servidor Virtual e Servidor Dedicado. Eu li o contrato de uma grande empresa do ramo aqui no Brasil, e eles informam que guardam por 7 dias. Obs: Procurei no fórum e não encontrei, por isso abri o tópico. Acho que vai ser bom para todos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jordan Miguel Posted June 7, 2013 Share Posted June 7, 2013 Pelo que eu saiba, isto é definido em seu contrato. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno Bonates Posted June 7, 2013 Share Posted June 7, 2013 vps mantenho 10 dias, dedicado nem tenho acesso, guardo se o cliente pedir. a alguns anos recebi uma "solicitação" da receita federal para enviar backup de um fórum que o cliente era pedófilo e queria investigar o fórum dele, eu tinha trocado de servidor exatamente no mês anterior e como o serviço foi cancelado não copiei os backups pro novo servidor, a RF aceitou e propôs que eu guardasse a partir de então os backups principalmente foruns, e desde então tenho servidor de backup exclusivo para hospedagem e revendas . acho que não tem obrigações Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaopaulo Posted June 7, 2013 Share Posted June 7, 2013 Importante é guardar logs do Apache/Nginx/Varnish por 3 meses. E só. Link to comment Share on other sites More sharing options...
absamhost Posted June 7, 2013 Author Share Posted June 7, 2013 Aqui eu trabalho com 7 dias em contrato. O que não quero é descobrir depois que a lei me obriga a guardar os arquivos do cliente por mais tempo. E como todos nós sabemos, hoje em dia perder dados virtuais é pior do que roubar algo físico. Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaopaulo Posted June 7, 2013 Share Posted June 7, 2013 Aqui eu trabalho com 7 dias em contrato. O que não quero é descobrir depois que a lei me obriga a guardar os arquivos do cliente por mais tempo. E como todos nós sabemos, hoje em dia perder dados virtuais é pior do que roubar algo físico. Os logs parece-me que já é obrigado por lei. Link to comment Share on other sites More sharing options...
absamhost Posted June 7, 2013 Author Share Posted June 7, 2013 E como tratar os logs de servidores? Dedicado, virtual, cloud ,etc, etc, etc? Imagine manter um servidor dedicado por 30 dias? Até mesmo os servidores virtuais é complicado. Hospedagem/Revenda ainda vai, pois é fácil e com pouco investimento se consegue guardar por bastante tempo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
tadeugomides Posted June 8, 2013 Share Posted June 8, 2013 O meu fornecedor guarda os arquivos por 48h :P Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaopaulo Posted June 8, 2013 Share Posted June 8, 2013 E como tratar os logs de servidores? Dedicado, virtual, cloud ,etc, etc, etc? Virtual e cloud é simples, basta você acessar os virtualDisk deles pelo servidor principal. Agora dedicados é complicado, eu fiz um script aqui para no ato da entrega da máquina, gerar um usuário com previlégio para leitura do /var/logs e depois faço o download diário via Rsync. E a cada 15 dias baixo tudo para aliviar o HD do servidor que uso para isso, compacto e guardo num HD externo. Os logs quando compactados diminuem na razão 8:1, ou seja, a cada 8GB de logs, você fica com 1Gb de arquivo compactado. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts