Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quando Fazer Upgrade Servidor?


Posts Recomendados

Salve pessoal!

 

Sou novo no fórum (é meu primeiro post), que eu encontrei enquanto procurava solução para a seguinte dúvida:

 

Minha empresa está lançando um novo serviço de cloud CMS (o cliente cria e administra seu site usando nossa ferramenta online) e vamos oferecer planos gratuitos e planos pagos.
Neste primeiro mês, enquanto terminamos de debugar o sistema, vamos manter o serviço na hospedagem compartilhada que usamos e limitar as vendas apenas a amigos que vão estar cientes das limitações da hospedagem compartilhada.

 

O passo seguinte é a migração para um VPS, provavelmente na mesma empresa com a qual já trabalhamos. Tenho pensado num plano com 40GB de espaço, 1GB de RAM e 2 núcleos com 2Ghz de processamento, que custa em torno de 50 dólares.

 

Gostaria de saber quanto acesso um VPS assim aguenta (pageviews, acessos simultâneos e etc) antes de ser necessário contratar um servidor mais robusto já que a idéia é gastar com hospedagem de acordo com o crescimento do serviço.

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um outro tópico com quase há mesma pergunta, mas vamos lá, não é possível precisar ao certo, quanto aguentará, já que depende de cada cliente, já que eles não usam os mesmo arquivos, aplicativos e etc.. Então no resumo, se você souber o que mais ou menos 90% de seus clientes usam, seria mais precisa essa resposta, se é que me entende.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jean, obrigado pela resposta instantânea ;)

 

Eu já havia procurado por algo assim aqui no fórum antes de postar mas não encontrei.

 

Se eu entendi, o que eu sei sobre o uso do sistema é o seguinte:

 

Como é um serviço de Cloud CMS, 100% dos clientes usam a nossa aplicação e somente ela. Pra melhorar a experiência do usuário, quase todas as operações são realizadas no cliente, sendo que o servidor só é acessado quando o usuário inicia a aplicação e quando salva seu site e estas operações utilizam PHP e MySQL.

Quando alguém acessa o site de um cliente, é realizada uma única consulta ao DB pra buscar os dados do site que ficam numa sessão enquanto ele é navegado.

 

Se não era isso, perdoe a ignorância...

 

Obrigado mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo terá de ver quanto de cada cliente usa de seu sistema mesmo sendo bem limitado a PHP e MYSQL , cada sistema e programação exige uma certa cota de seu sistema.

 

Quando começar a notar uma pequena subida de Load entre outros recursos do servidor fique alerta dai em diante ja poderá tomar alguma decisão como pode aguentar 1 conta como pode suportar 20 e mas questão de chegar ao limite mesmo para saber .

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora quanto a contidade de acesso que vc refere um servdior de 1 gb d euplink tem em media 1,60 de uploud e o restod e download hospedagem d esites é leve o servidor provavemente aguentara 2500 conexão segundo meus calculos eu trabalho com gerenciamento de servdores linux e windows do basico ao avançado e sou formado em t.i qualque coisa add meu skype nós comversa melhor e posso te ajudar te passando dicas e limitações

outra coisa bem importante amigo oque manda é o uplink 1gb ele aguenta 2500 pessoas sem lega ou sobre carrega o servdior agr vamso supor  2 gb de uplink aguenta 5000 pessoas ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo terá de ver quanto de cada cliente usa de seu sistema mesmo sendo bem limitado a PHP e MYSQL , cada sistema e programação exige uma certa cota de seu sistema.

 

Quando começar a notar uma pequena subida de Load entre outros recursos do servidor fique alerta dai em diante ja poderá tomar alguma decisão como pode aguentar 1 conta como pode suportar 20 e mas questão de chegar ao limite mesmo para saber .

 

Obrigado pela resposta, Otávio. Estou pensando em 'estressar' o sistema para tentar chegar a um limite antes de efetivamente lançar o sistema pra evitar dores de cabeça.

 

EDITADO PELO ADMINISTRADOR

 

Agradeço a dica, Paulo! No momento não tenho intenção de mudar de host mas a sua sugestão está anotada para o futuro.

 

agora quanto a contidade de acesso que vc refere um servdior de 1 gb d euplink tem em media 1,60 de uploud e o restod e download hospedagem d esites é leve o servidor provavemente aguentara 2500 conexão segundo meus calculos eu trabalho com gerenciamento de servdores linux e windows do basico ao avançado e sou formado em t.i qualque coisa add meu skype nós comversa melhor e posso te ajudar te passando dicas e limitações

outra coisa bem importante amigo oque manda é o uplink 1gb ele aguenta 2500 pessoas sem lega ou sobre carrega o servdior agr vamso supor  2 gb de uplink aguenta 5000 pessoas ao mesmo tempo.

 

Quanto ao que você mencionou, no momento minha preocupação é maior com a quantidade de memória e processamento do que com o link. Mas agradeço o comentário e vou levar isso tudo em consideração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enquanto pesquisava sobre o Node.js, encontrei a seguinte informação: "Em linguagens como Java™ e PHP, cada conexão inicia um novo encadeamento que, potencialmente, é acompanhado de 2 MB de memória. Em um sistema que tenha 8 GB de RAM, isto define o número máximo teórico de conexões simultâneas em cerca de 4.000 usuários".

 

Apesar da fonte parecer confiável, não há explicação sobre isso. Alguém  sabe me dizer se isso procede?

 

Em tempo, a fonte é esta: http://www.ibm.com/developerworks/br/library/os-nodejs/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora quanto a contidade de acesso que vc refere um servdior de 1 gb d euplink tem em media 1,60 de uploud e o restod e download hospedagem d esites é leve o servidor provavemente aguentara 2500 conexão segundo meus calculos eu trabalho com gerenciamento de servdores linux e windows do basico ao avançado e sou formado em t.i qualque coisa add meu skype nós comversa melhor e posso te ajudar te passando dicas e limitações

outra coisa bem importante amigo oque manda é o uplink 1gb ele aguenta 2500 pessoas sem lega ou sobre carrega o servdior agr vamso supor  2 gb de uplink aguenta 5000 pessoas ao mesmo tempo.

 

Caraca.. Fico imaginando o tipo de gerenciamento que você presta ou o nível de seu conhecimento com esse "portugues bem faladu".

 

Falou asneiras. A quantidade de acessos simultâneos que um link pode comportar não é definido no "achismo", e sim levando em conta fatores como tamanho médio das páginas, quantidade de imagens, se irá utilizar Nginx, se irá utilizar Varnish. Enfim, MUITOS fatores.

 

Eu por exemplo gerencio um "portalzinho", coisa pequena.. Algo em torno de 2700 pessoas simultaneas, e isso só é possível porque estou usando 2 servidores cloud: um só para o mysql 5.5 bem otimizado e o outro para os outro serviços com varnish e nginx.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para esse tipo de servidor cerca de 30-150 pessoas. O limitante será a memória ram.

 

 

O Amigo dos 2500 passou bem longe heim! Isso só seria possível se houvesse varnish, mas note que o conteúdo dele não é estático e sim dinâmico, o que acarreta em pouco ou nenhum cache (o Nginx seria tão eficiente quanto o Varnish nessa hora).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal!

 

Eis que dois meses depois da pergunta original eu finalmente resolvi meu problema e voltei pra contar o que houve.

 

Quando eu postei o tópico original, um membro desta comunidade, muito gentilmente, me mandou uma mp sugerindo que eu procurasse uma solução elástica (cloud).

 

Passei um bom tempo procurando por alguma confiável e que se encaixasse no meu orçamento. Mas ainda tinha dúvidas se eu teria a capacidade de administrar sozinho meu próprio servidor .

 

Acabei por encontrar uma solução por 5 dólares e achei que era válido testá-la: durante um período de mais ou menos um mês, eu reinstalei todo o sistema várias vezes buscando encontrar a melhor forma de resolver cada um dos problemas que meu servidor compartilhado 'resolvia' pra mim. Quando finalmente me senti seguro, contratei uma solução definitiva por 10 dólares (2 a mais do que eu pagava pelo host compartilhado) e posso dizer que foi a melhor escolha que eu fiz.

 

A melhor parte de todas é saber exatamente o que há no meu servidor, poder adicionar ou remover o que eu quiser e, sobretudo, ter a certeza de que, se e quando eu precisar fazer um upgrade, meu servidor vai estar no ar com muito mais capacidade em apenas alguns minutos.

 

Obrigado a todos que deixaram seus comentários no tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?