Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Discos E Particionamento


dinosn

Posts Recomendados

O que vale muito em uma controladora é cache. Só disco não resolve.

 

Se você não configurar BEM o serviço, não adianta RAID, controladora, máquina que o problema não se resolve.

 

Já vi storage Equallogic, com 24 discos SSD em RAID 10 / 8 GB de cache fazendo 10000 IOPS com um SQL Server mal configurado. Depois que um DBA colocou a mão, caiu pra menos 2000 IOPS e tudo ficou resolvido. E o cliente estava com um hardware sobrando e gastou um monte sem precisar.

 

E no caso do OP, eu pegaria 4 discos SAS 15k e faria RAID 10. Será extremamente  mais performático do que 2 arrays com RAID 1. Você ganha por ser disco com menor tempo de acesso, e tem um stripping com 2 RAIDs 1 wink.png

 

Veja o documento abaixo sobre como escolher o seu RAID, da pra ter uma ideia.

 

http://i.dell.com/sites/content/business/smb/sb360/en/Documents/wp-eql-how-to-raid.pdf

 

 

Alan, diretamente sobre o layout de discos que eu apresentei, acha que isso ficaria bom também? A demanda é um pouco grande, mas não é alto extremo. Hoje uso RAID 10 em 4 HDs SATAIII. Ficaria melhor com este novo layout que estou pensando (2 sata e 2 sas em raid1).

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão que você ganha diretamente é melhorar o tempo de acesso e leitura com um RAID 1 com HDs SAS. dado que a gravação entre um SAS e um SATA III não lhe trará tanta diferença. Por isto é importante antes de qualquer coisa analisar se o gargalo é read ou write.

 

Recomendaria mesmo um RAID 10 com 4 discos SAS.

 

Assim, você garante a leitura e gravação. E claro, como eu falei, veja qual a controladora que estará sendo instalada. Ela pode ser um bom gargalo também no ambiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério?! Qual foi o problema, Alan? Foi a controladora? Agora bateu a curiosidade haha

 

No storage? Foi mesmo base de dados mal tunnada e desenhada. O cara gastou quase 150k em storage e afins e o equipamento atual continuaria atendendo... Quando eu fiquei sabendo do caso já era (o dono da empresa é um amigo de pescarias meu e tinha consultoria de um sobrinho da vida, que nem cogitou falar com um DBA pra dar uma olhada antes de qualquer coisa).  Conheci o cara depois do acontecido e dai fiquei sabendo do case.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jordan,

 

O problema do RAID 5 é a demora pra um rebuild e a perda de performance do mesmo durante o processo. E não é recomendado para discos maiores do que 1 TB

 

A confiabilidade do RAID 5 é baixa comparada a outros níveis, a chance de outro disco falhar durante um rebuild é estatisticamente grande. O raid mais confiável é o 6 (permite N+2). Mas, ele tem um gargalo em muitas transões de escrita.

 

O documento abaixo exemplifica isto

 

http://conf.com.br/TR1020-V4.1-RAID.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No storage? Foi mesmo base de dados mal tunnada e desenhada. O cara gastou quase 150k em storage e afins e o equipamento atual continuaria atendendo... Quando eu fiquei sabendo do caso já era (o dono da empresa é um amigo de pescarias meu e tinha consultoria de um sobrinho da vida, que nem cogitou falar com um DBA pra dar uma olhada antes de qualquer coisa).  Conheci o cara depois do acontecido e dai fiquei sabendo do case.

 

Que zica! O case foi da DELL?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se houve projeto da DELL no meio ou se o "sobrinho" só pediu no melhor estilo prateleira de padaria.

"Quero isto e isto, quanto custa? haaa, isto, manda embrulhar que vou levar"

 

Assim que ver o cara novamente vou pedir se houve algum projeto da DELL ou integrador no meio.

 

Enfim, tem muito caso onde isto acontece. Já li alguns relatos de canhão pra matar passarinho por ai :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se houve projeto da DELL no meio ou se o "sobrinho" só pediu no melhor estilo prateleira de padaria.

"Quero isto e isto, quanto custa? haaa, isto, manda embrulhar que vou levar"

 

Assim que ver o cara novamente vou pedir se houve algum projeto da DELL ou integrador no meio.

 

Enfim, tem muito caso onde isto acontece. Já li alguns relatos de canhão pra matar passarinho por ai smile.png

 

hahaha boa! Sendo bem sincero.. Na época que a gente tava vendo a estrutura pra montar, quase passamos pelo "canhão pra matar passarinho".

 

Mas o consultor da DELL ajudou bastante na escolha do storage, controladora e os HDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?