Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Por Que Os Links São Tão Caros?


brupj

Posts Recomendados

Galera.... se postei no lugar errado, me desculpem.... mas não achei onde essa duvida se encaixava melhor..

 

Seguinte.... minha duvida é sobre LINKS, sou principiante de tudo e me desculpem se eu falar grandes tolices.

 

Mas por exemplo.... se eu quiser pegar um link de 50 Mb de um DATA CENTER, independente de qual seja e mandar esse link para minha empresa ou residencia, fica uma FORTUNA.

E porque um link como Speedy Fibra que tenho, IP FIXO, com 100 Mb de download e 70 Upload.... estavel (caiu 1 vez só por problemas na região... ficou 3 dias OFF, mas foi só 1 vez em 5 meses, nunca mais caiu), custa apenas R$ 279,90 ???

 

Porque assim, estava pensando em começar um PEQUENA empresa e precisaria pegar link de algum lugar.... como faço??


Compensa mais assinar vários speedy fibras fixos ??

 

A idéia é ter um mini data center... Caseiro mesmo.... 

 

Bom... é isso aee... desculpem a duvida de ignorante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos motivos do custo de link IP dedicado é o SLA mais agressivo, tipicamente de resolução de problemas em 4h. Você mesmo comentou de um episódio em que ficou 3 dias fora.<br /><br />Se você limitar os produtos vendidos, pode sim trabalhar até um certo limite com links caseiros.<br />Por exemplo:<br />- Não venda VPS, pois isso exigiria 1 IP por cliente;<br />- Não venda SSL, pois isso exigiria 1 IP por cliente ou contar muito com o recurso SNI (que permite SSL compartilhado pelo mesmo IP);<br />- Não venda jogos ou VoIP, pois isso exige jitter baixo o que redes de acesso compartilhado não tem.<br /><br />Além disso, ao invés de vários Speedy Fibra, tenha um Speedy Fibra, um NET Virtua e um Turbo da GVT. Com isso você pode sobreviver a alguns dias de falha de algum deles.<br /><br /><br /><br />

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem Rubens.... ate concordo com o lance do SLA, mas na moral, quando o link cai, pode ser qualquer uma, que demora pra voltar....

Já tive Link da MaxiHost, que teoricamente tem SLA de 99%, mas caia direto !!! Muito mais que do meu Speedy.

 

Não justifica os milhares de reais !!! concorda??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem Rubens.... ate concordo com o lance do SLA, mas na moral, quando o link cai, pode ser qualquer uma, que demora pra voltar....

Já tive Link da MaxiHost, que teoricamente tem SLA de 99%, mas caia direto !!! Muito mais que do meu Speedy.

 

Não justifica os milhares de reais !!! concorda??

 

Não concordo. Eu já trabalhei em operadora, e quando um cliente corporativo caía 1h da manhã, em 30 minutos já estava lá um técnico para recuperar o serviço. Quando um cliente residencial ligava com problema às 17h, ele já era agendado para ser atendido só no dia seguinte ou no outro ainda. 

 

O que sim eu concordo é que para muitos usos se tem maior disponibilidade por menor custo tendo dois links residenciais... eu mesmo faria isso ao invés de contratar link da operadora em que trabalhei ou qualquer outra. Mas seria com plena consciência dos benefícios e limitações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Rubens.... mas eu digo.... a diferença de valor, não é pouca!! com 1 link dedicado de 2 Mb, vc paga 4 Speedys Fixos de 100 mb !!!

Se é SÓ o SLA, não teria que ter TANTA diferença

 

Não é só o SLA, há diferenças de arquitetura de rede, níveis de congestionamento, qualidade de equipamentos... 

 

Além disso, muito do custo de um circuito de acesso não vem da banda, mas do acesso em si. Tanto que vendíamos circuitos de 64, 128, 256 e 512 kbps pelo mesmo preço. E o de 1Mbps custava muito pouco mais do que o de 512 kbps, não o dobro. 

 

E não adianta reclamar num fórum que o preço deveria ser menor; enquanto o mercado não tiver opções de preço menor, os preços continuarão como estão. O que você precisa fazer é contratar o serviço mais adequado à sua necessidade; se são 4 Speedy Fixo de 100 Mbps, "ligue djá!".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além da questão de SLA, maioria dos links para retail não tem portas de serviços liberadas (80, 21, 25, 53 e etc).

 

Um ponto muito importante, se as portas de serviço forem liberadas é a que questão da simetria do link, onde em maioria dos casos você precisa de mais upload do que download.


Claro, vai de serviço para serviço, mas... é um fator a se analisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Povo, não quero criar polêmica, e sim entender o motivo da diferença absurda!!!

 

Alancb... no "speedy negócios", essas portas são liberadas.

 

Tenho um link de IP fixo, com todas as portas liberadas, com 100 mb de download e quase 70 mb de upload, por R$ 279,00 !!!

 

Quanto sairia para ter um link dedicado nas mesmas velocidades (up/down) ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?