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Onde Encontrar Um Bom Funcionário ?


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Caros amigos

Onde e de que forma vocês procuram parceiros ou mesmo funcionários para suas empresas/negócios ?

A busca em sites de empregos (tipo CATTO) me parecem uma boa pedida - que tipo de experiencias vcs tiveram ?

Faço estas perguntas pois preciso desesperadamente encontrar pessoal TÉCNICO e que seja SÉRIO para fazer parte de nossa equipe - desde julho do ano passado por problemas diversos minha equipe diminuiu pela metade e até hoje não consegui (depois de 4 experiencias que prefiro esquecer) encontrar ninguém a altura dos que saíram. Não me refiro apenas a parte técnica mas me refiro mais a RESPONSABILIDADE e PROFISSIONALISMO - afinal trabalhar em casa de forma PRODUTIVA não é para qualquer um. Só encontrei moleques.

Isso se reflete na qualidade de meu suporte e tempo de atendimento, já está chegando - pelo menos na minha visão - no limite do aceitável.

Alguma dica ?

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Caro companheiro,

Já tentou empresas de RH na sua cidade? Sempre que precisamos recrutar, optamos por essa agência. Sempre mandou bons candidatos.

Não recomendaria Home Office, são poucos profissionais ainda no Brasil que se encaixam (digo pouco comparando com o formato padrão). Vai levar algum tempo ainda.

Não haveria como alocar esse profissional em seu escritório?

Abs.

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Alexandre, já tentou em Universidades?

Dependendo da área é uma boa maneira de moldar um bom funcionário. Claro não vai apenas de você querer formar um bom funcionário,

vai da vontade e da responsabilidade.

Sempre quando contratar um novo funcionário faça um teste de confiança e responsabilidade, jogue algum problema pesado para o novato e

veja qual será a reação, se ele realmente vai TENTAR resolver ou vai molengar de início.

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Encontrar um bom funcionário que saíba tratar um cliente e se dedicar ao máximo para o ajudá-lo a solucionar os problemas questionados é sem sombra de dúvidas a tarefa mais dificil de um gerente hosting.

Eu já tive grandes transtornos com funcionários, que desrespeitavam meus clientes e o pior, falava mal da empresa para os clientes. Sorte a minha que, sempre acompanhei de perto os tickets de suporte aos clientes e pude evitar maiores transtornos.

Hoje, tenho uma equipe fiel e como gratificação, dou parte dos lucros da empresa.

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No seu caso, você vai ter que pegar alguém com experiência na área de atendimento ao público. Acho que isso pega mais que a área técnica em si. Agora, o fator Home Office é algo complexo também. Além de vc ter que achar alguém com perfil de atendimento e técnico, terá que achar alguém que saiba realmente trabalhar em casa (se for o caso)

Talvez sites de vagas como o Catho, InfoJobs, etc seja uma boa, mas verifique o CV do candidato. Se conseguir ter um contato pessoal, é melhor também.

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Caro companheiro,

Já tentou empresas de RH na sua cidade? Sempre que precisamos recrutar, optamos por essa agência. Sempre mandou bons candidatos.

Minha experiencia com RHs foi mediana. O lado bom dessa história é: eles só te encaminham candidatos que preenchem os requisitos minimos que você estiipular.

Alexandre, já tentou em Universidades?

Tenho tido bons resultados com alunos do 3o ano de CC. Ofereça vaga de Trainee (a legislação preve um número máximo de estagiários). Aqui combino um salário por 6h/dia + VT + VA + SV + PMC + Prêmio de desempenho, pelos tres primeiros meses (contrato experiencia), após isso, a cada mês o salário sobe R$ 150,00 no salário até o teto de 2 salários minímos.

Após a formatura, fazemos uma avaliação de todo o período aqui (embora ainda não fiz nenhuma, mas é bom trabalhar a cabeça deles com a idéia de plano de carreira) que poderemos aí encaixar como Programador Júnior/Pleno/Senior, design Master/Júnior.

Telemarketing e recepção são cargos mais fáceis de serem preenchidos e nessa hora, eu realmente fico naquela: um profissional de TI custa caro demais para trabalhar como help-desk, ao passo que um técnico em informática de nivel médio, custa metade e pode virar um filtro do que deve ser olhado por um profissional mais alto, ou ele mesmo resolver. Recrutar na saída da escola técnica, é a melhor coisa a fazer.

Quanto a telemarketing, atualmente contrato somente com experiencia e infelizmente, esse cargo tem uma rotatividade imensa. Deus do céu! Agora foquei em: pagar bem e contratar estudantes do ensino superior de qualquer área de comunicação/humanas de escolas particulares. Sim, os alunos de faculdades particulares me parecem ser mais comprometidos, dado que tem a mensalidade no final do mês e não tem filhos (a maioria).

Infelizmente o Catho só trouxe currículos excelentes, porém podres. 80% do conteúdo dos currículos colocados lá tem informações falsas. Nunca mais :D.

No geral, os macetes são:

1. Pessoa divorciada com filhos é mais comprometida (se não pagar a pensão, cadeia).

2. Estudantes de baixa renda do ensino superior tem mais força de vontade em se desenvolver;

3. Formandos de nível técnico que estão indo para o primeiro emprego tendem a ser igual ao caso 2.

4. Pagar bem é um bom chamariz para aumentar a concorrência entre os currículos.

5. Ambiente de trabalho. Quanto mais cool, maior será o empenho dos seus funcionários.

6. Plano de carreira. Isso soa muito bem a estudantes em geral. Principalmente atrelado ao item 4.

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Pagar bem, no meu caso, nunca foi suficiente para encontrar gente qualificada ou com metas de se qualificar. O setor de Internet hosting pede profissionais dinâmicos e proativos, e muitos ainda querem o emprego, mas não o trabalho.

Nos últimos dois meses, tenho guiado testes práticos com candidatos graduados e gente que trabalha ou trabalhou em data centers da OI, e o cenário é desesperador. Não passam em testes em que um vendedor técnico como eu, passaria.

Minhas seleções são feitas através dos serviços Infojob.com.br | Satisfação baixa até agora.

Moral: Vou iniciar um micro centro de formação, selecionar os melhores alunos, propor um emprego e agregar na equipe - além de vender capacitação pra funcionários de provedores, algo específico. :)

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Também tentei o infohjob a alguns anos atras e foi um desastre igual ao Catho. Os 3 funcionários que tenho hoje ( eram 5 antes - eu pago um pouco acima da media de mercado e com carteira assinada) foram pura sorte, o primeiro foi através de uma cooperativa e depois de alguns meses eu o efetivei (isso foi a 5 anos atras) e o segundo foi indicação de outro que não trabalha mais no ramo e quer distancia de atendimento ao cliente de hospedagem (ganhou uma bolsa de uma escola de musica do Canada e picou a mula pra lá).

Tirando estes todas as tentativas de contratação que faço a praticamente 10 meses foram desastrosas em menor ou maior grau, desde a "tentativa" de "roubo" de clientes a até simplesmente falta de atividade mesmo no trabalho, não é qualquer um que tem a seriedade de trabalhar em casa.

Este problema de falta de mão de obra COMPROMETIDA com o trabalho afeta diretamente a maior fonte de receita nossa que é o serviço corporativo. Eu e meu sócio temos que desperdiçar um tempo tremendo com questões de atendimento simples com clientes de hospedagem/revenda (que pagam uma mixaria) sem necessidade. No momento por exemplo não temos mais como assinar com novos clientes de gerenciamento dedicado ou consultoria e prestar um serviço de qualidade por conta disso.

Ou seja, azedou a marmita.

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