1040ez Postado Janeiro 19, 2012 Compartilhar Postado Janeiro 19, 2012 Fala pessoal, não sei se esta é a área certa... Estou com dúvidas quanto à confirmação de dados de clientes em meu host para evitar cadastros falsos, então gostaria de saber se é correto e legal a prática de confirmação do pedido e dos dados cadastrados por telefone. Por exemplo, solicitar pelo menos os cinco últimos dígitos do CPF para verificar se é realmente a pessoa ou se trata de alguém querendo se passar por outra pessoa, isso é proibido por lei? Pode ser considerado algum crime? Não entendo muito de leis, por isso agradeço a resposta da galera que puder me ajudar nessa questão! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Rafs Postado Janeiro 19, 2012 Compartilhar Postado Janeiro 19, 2012 De maneira nenhuma, não é crime nenhum, muitas empresas fazem isto, inclusive de cartões de crédito. Não há crime, você apenas esta confirmado se foi o dono do documento quem realizou a assinatura. Mas observe os custos, que terá entre telefonar ao cliente, gastar interurbano, caso não possua outra soluções para ligação, é necessário por tudo na ponta do lápis. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Rafs Postado Janeiro 19, 2012 Compartilhar Postado Janeiro 19, 2012 Primeiro de tudo, consulte o CPF ou CNPJ do seu novo cliente junto ao site da receita federal, muitos utilizam sites que geram CPF válidos para validação de campos, mas inválido/inexistente junto a receita federal. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
1040ez Postado Janeiro 19, 2012 Autor Compartilhar Postado Janeiro 19, 2012 Eu realizo a verificação do CPF ou CNPJ no site da receita federal, assim como verifico a existência do endereço. Eu encontrei a solução de atendimento pelo sistema VoIP para este tipo de confirmação, mas o que me deixou na dúvida é pelo fato de muitas pessoas receberem ligações falsas pedindo CPF, então estava na dúvida se essa prática é vista como ilegal, configurando crime e se é recomendada para a prática nos serviços de host, pois eu já vi algumas pessoas dizendo que dependendo do caso pode acabar sendo estelionato... Creio que isso é somente se eu não me identificar, assim como não informar o meu host, certo? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jordan Miguel Postado Janeiro 19, 2012 Compartilhar Postado Janeiro 19, 2012 É uma opção do cliente dar ou não os dados.. Eu faço isto apenas para vendas de valor mais alto, acima de R$ 100,00 ou para modalidades como VPS, apenas caso considerar a conta como suspeita. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GrandeHost Postado Janeiro 31, 2012 Compartilhar Postado Janeiro 31, 2012 É um ponto positivo, traz mais seriedade e credibilidade para a empresa, desde que abordagem seja feita de forma correta transmitindo assim mais segurança ainda para o cliente que contratou o produto ou serviço da sua empresa. A locaweb faz isso. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Janeiro 31, 2012 Compartilhar Postado Janeiro 31, 2012 Acho que se for no caso de liberação de alguns dias de teste é bem viável ligar para confirmação dos dados para que não ocorra um futuro problema Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados