Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

VPS e Softwares envolvidos na Administração - entendi certo?


dragon

Posts Recomendados

Olá a todos,

Em busca no Google, acabei encontrando este fórum em português. Legal!

Já dei uma lida em vários posts. Exemplo: dúvidas quanto a uso de um VPS no Brasil ou na Alemanha, o ganho em cada caso, etc.

A minha dúvida, neste primeiro momento, gira em torno de VPS porque sou um novato nisso e quero ter uma experiência em VPS antes de começar a trabalhar com servidores Semi-Dedicados.

Meus interesses:

Hospedar alguns sites (fóruns, lojas virtuais, etc).

Usar para envio de NEWSLETTERS de uma das lojas virtuais (média de 10k endereços).

Talvez, instalar algum software para algums fim específico (não é o foco principal).

Dando uma olhada na net, em sítios internacionais, é possível ver várias opções com preços abaixo de $6.00 (como por exemplo, citado por um colega deste fórum: http://www.nocster.com/linvps.shtml (ressalto, não tenho qualquer experiência neste host).

No pacote 1, tem:

VPS Software: vePortal™ / OpenVZ™

CPU: 1000MHZ GUARANTEED

Memory: 512MB GUARANTEED

Disk Space: 20GB (RAID BASED CONFIG)

Bandwidth: 1000GB/MONTH

IP Addresses: 2 (IPv4) + IPv6

Management: BASIC MANAGED

DDOS Protection: CISCO™ GUARD

FREE SETUP $5.95/MONTH

Bem, lendo isso, acabei me sentindo um pouco leigo e foi ai que corri atrás e acabei conhecendo mais alguns postes deste fórum.

Por exemplo, em VPS:

Dedicated Memory 512 MB (imagino que seja aquela memória garantida)

Burstable Memory 1024 MB (é a quantidade que você pode usar se você executar fora da memória garantida, mas só está disponível se houver memória livre suficiente no servidor como um todo)

Disk Space 50 GB (o velho HD)

Bandwidth Monthly 1000GB (eu creio que uma banda de quase 1Tb é suficiente para mim... talvez não seja para sites de videos, etc. ESTOU ERRADO?)

OpenVZ platform (http://wiki.openvz.org/Main_Page Confesso nunca ter ouvido falar dela, mas é muito utilizada, principalmente nas opções mais baratas. Confesso não saber diferenciar esta opção de uma chamada XEN.. sei que servem para tranformar 1 servidor em VÁRIOS VPS diferentes)

1 IP Address (geralmente cada VPS lhe dá opção de adicionar mais IPs).

Linux OS (pretendo pegar o Centos 5 32 bit, segundo li aqui é o mais utilizado.. apesar de rodar ubuntu na minha máquina pessoal)

---

SolusVM Control Panel (segundo sítio da empresa: Solus Virtual Manager (SolusVM) is a powerful GUI based VPS management system with full OpenVZ, Xen Paravirtualization and Xen HVM support. SolusVM allows you and your clients to manage a VPS cluster with security & ease. )

Em uma página do Purtuguês de Purtugal ora pois:

"O SolusVM é o painel de gestão web based utilizado no WebTuga para servidores virtuais privados, permitindo assim ao cliente um maior controlo no serviço que lhe é disponibilizado.

Solus Virtual Manager (SolusVM) é um poderoso painel de gestão de VPS online que permite gerir máquinas virtuais em OpenVZ, Xen e KVM.

Neste painel de controlo poderá consultar informações de várias VPS's sem ter que usar logins diferentes para cada uma, possibilitando-o verificar estado de cada VPS, tráfego utilizado, espaço, memória e efectuar algumas funções como a alteração da password root, rebuild, backup e mudança de hostname.

Com o SolusVM poderá ainda aceder à consola da sua VPS através de uma java applet e assim executar qualquer comando no seu servidor. Para além disso poderá assim verificar relatórios relacionados com o estado da sua VPS ao longo do tempo e ser notificado quando estiver perto dos limites de espaço/tráfego disponível.

O controlo de energia permite-lhe ligar, desligar ou efectuar reboot na sua VPS. É ainda possível reconstruir a sua VPS do zero, com o mesmo sistema operativo/distribuição ou seleccionando um outro template disponível."

----

PAINEL DE CONTROLE.. no servidor que vi, há as seguintes opções:

Control Panel: Cpanel/WHM (15$), DirectAdmin(7$) e duas opções grátis: webmin, kloxo

CONFESSO NÃO TER ENTENDIDO MUITO BEM PORQUE TER MAIS UM PAINEL DE CONTROLE se já existe o SolusVM (considerando que o OpenVZ quem mexe nele é o dono do servidor, geralmente, uma empresa).

Usando a definição do Cpanel:

O CPanel é um dos gerenciadores de domínios mais famosos do mercado. Com uma interface agradável e fácil de usar, ele permite que várias configurações sejam efetuadas em um domínio, tais como definição de senhas, gerenciamento de contas de e-mail, acesso a dados da hospedagem dentre vários outros utilitários.

Imagino que este sirva para gerenciar os DOMINIOS, SERVIDOR MYSQL (apesar de já existir o PHPMyAdmin e etc para isso, quero dizer na questão do cliente criar, etc.), etc.

Se eu consegui entender bem (peço que vejam onde me equivoquei):

OpenVZ e Xen são para virtualizar, ou seja, transformar um servidor em vários >> é administrado pelo DONO do servidor.

SolusVM: administrado pelo "dono do VPS", ou seja, quem contratou o serviço de VPS.

CPANEL: administrado pelos "donos de domínios", que pode ser o dono do VPS ou pessoas a quem ele revendeu o serviço.

MEU ENTENDIMENTO ESTÁ CORRETO?

Por fim, não desejo pagar pelo Cpanel, mesmo ele sendo mais famoso, etc. Ainda mais quando o preço dele é o TRIPLO do preço do VPS.

Entre WEBMIN e KLOXO, qual é o melhor?

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente acho a Nocster e Burstnet horriveis quando se fala em VPS. Para dedicados a experiencia pode ser até boa, segundo alguns amigos que me disseram algo no MSN.

Se você está atrás de VPS mesmo, sugiro procurar algo acima disso. Por experiencia pessoal, os melhores vps custam em média entre $10 a $32 para a configuração idêntica ao da Nocster em termos de RAM/CPU. Os discos e trafegos variam muito dentro dessa faixa de preço. Aqui no fórum tem vários amigos anunciando VPS dentro dessa faixa de preço.... basta olhar na seção classificados.

Quanto ao Openvz/Xen/Solus/Cpanel, seu pensamento está correto.

Porém entre a Webmin e Kloxo, eu preferiria o ISP Config... ele é mais fácil de gerenciar/instalar.

Se for para aprender, pegue esse da Nocster ou Burstnet mesmo sem problemas.. ele é barato, da para tirar um bom proveito para fim de estudos... Porém lá você terá acesso ao VePortal, que é muito bom também. S

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Duran

@ Joaopaulo

Agradeço pelas respostas.

A questão é que no servidor que eu arrumei, ele só dá estas duas opções (kloxo e webmin). Por isso a pergunta.

Uma resposta que consegui em um fórum externo internacional:

"I have tried both Webmin and Kloxo. Company has got the install scripts for both. I use Kloxo most of the time because it does what cPanel basically does. "

Tradução: Eu já tentei o Webmin e o Kloxo. A empresa tem scripts de instalação para ambos. Eu uso Kloxo a maior parte do tempo porque ele faz o que o cPanel basicamente faz.

Por fim o cara fecha:

You can also get Installatron which is free and fully-supported for just one domain. The installation guide is in the Installatron website. Installatron is a working alternative to Softaculous or Fantastico. I have used both Softaculous and Fantastico and I found Installatron just as easy to use.

How difficult is it to set up your own unmanaged vps? You need the following:

1. One good eye and one good finger.

2. Ability to copy correctly from the installation guide.

3. Belief that if others can do it, you can do it, too.

Este Installatron eu não ouvi falar (para variar).

O fantástico é conhecido no Cpanel.

Bem, agora que o cara me encorajou, vou pegar um VPS para treinar.. inserir um dos meus muitos dominios..hehehe.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CONFESSO NÃO TER ENTENDIDO MUITO BEM PORQUE TER MAIS UM PAINEL DE CONTROLE se já existe o SolusVM (considerando que o OpenVZ quem mexe nele é o dono do servidor, geralmente, uma empresa).

No painel do SolusVM você vai gerenciar o VPS em sí. Iniciar, reiniciar, desligar, formatar, mudar hostname e etc..

Já no WHM/Cpanel você vai gerenciar o que está dentro do vps, a parte interna, configuração de PHP, MYSQL, APACHE, Serviços e blá blá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao há opçao de deixar sem painel? Depois voce instala.

Se der domingo faço um tutorial de como instalar o ispconfig.

Abraços

Bem, teve como sim. Acabei de contratar e deixei sem o Control Panel.

Ate amanha (hoje) imagino que eles devam me disponibilizar o meu vps ja para meus ajustes.

O Sistema Operacional eh o CentOS.

Sera que com este MANUAL eu nao conseguiria adiantar algo?

http://www.ispconfig.org/ispconfig-3/ispconfig-3-manual/

Gostei disso (negrito):

ISPConfig 3

Manage multiple servers from one controlpanel

Web server management

Mail server management (with virtual mail users)

DNS server management (BIND and MyDNS)

Administrator, reseller and client login

Configuration mirroring and clusters

Open Source software (BSD license)

OU SEJA, conseguirei rodar um servidor de email a partir dele.

:)

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?