Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Prostituição do Mercado de Hospedagens


Posts Recomendados

Resumidamente, estamos num mercado em que, como muitos já disseram, a entrada é completamente facilitada. Ferramentas para gerar pagamentos, painéis de controle, isso aqui, aquilo lá, enfim. Entrar, todo mundo entra. O Zé dos R$ 250,00 está feliz, ótimo! Agora, deixe o mesmo Zé tentar fazer o negócio crescer e partir a ter "custos de verdade". Muito provavelmente abandonará o barco rapidamente.

Como no mercado de desenvolvimento de sites (que é bem aproximado). Tem os clientes que pagarão 3k pelo serviço X com qualidades Y e Z, porém tem os que pagarão 100 reais para o sobrinho ou para o script nulled vendido no Mercado Livre e não se importarão com isto.

O fato é a exigência de qualidade do cliente final. Se ele contrata algo barato, poderá cobrar pelos limites impostos pelo valor do serviço contratado e ponto. Se você tem backup em storage externo, SLA de 150%, etc., excelente! É um grande diferencial dos hosts de R$ 2,99 e se souber embutir o real valor do seu produto na divulgação, voilá, venda certa! Apesar de muitos brasileiros olharem primeiro para o preço, se você investir na divulgação das tuas qualidades e teus diferenciais, a probabilidade de você conseguir vender é muito grande.

Sei que a marca vende-se por si só, mas pegue os preços da Locaweb/UOLHOST como exemplo. E outros tantos hosts menores que se mantêm com uma boa margem de lucro vendendo planos de 100Mb de espaço por R$ 19,90 na "Era dos Ilimitados"

O mercado é grande e, incrivelmente, tem demanda pra todo mundo!

Editado por Carlos Zamora
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Zamora, o JoaoPaulo e diversos outros aqui.

Eu não tenho empresa aberta e só tenho como clientes alguns amigos e conhecidos de amigos, mas fiz questão de manter o preço dentro de uma margem próxima dos "grandes", ou seja, plano mínimo de R$ 17,00 e tem ilimitados apenas a quantidade de e-mails e sub-domínios. Existem limites tanto de espaço como de tráfego e mesmo assim possuo clientes fiéis que gostam de ter um contato telefônico, por e-mail, messengers, chat online, Skype, etc... Tenho inclusive um cliente pagando mais que o dobro disso assiduamente há um bom tempo ao qual presto um suporte mais diferenciado, ligando diretamente para o técnico da empresa dele quando algo dá problema e ajudando-o à configurar as contas no Outlook, etc.

Resumindo, entendo perfeitamente o que o Leo Amarante quiz dizer, mas realmente acho que basta fazermos o nosso melhor, criar novas oportunidades e deixar que o mercado se auto-regule.

Frases famosas:

-Invente... Tente... Faça diferente!!! ;-)

-Com crise se cresce... Se cresce na crise! (Silvio Santos)

"-Fé em Deus e pé na tábua!" (Tá... tá... tá... Eu sei que estou ficando velho!!!) HAHAHAHAHAHAAHAH :-D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penso da seguinte forma:

Temos que ser competitivos no mercado, o foco da minha empresa é design e webdesign, apesar de trabalharmos com marketing digital e hosting. Como cobrar acima de 1500 Reais num site simples, que ao meu ver é o que vale, se muita empresa cobra 500 Reais? Você perde clientes, então, não adianta somente ter o melhor serviço e suporte, porque você vai perder clientes devido ao seu preço.

Não temos muita escolha, a não ser abaixar o preço, e tentar oferecer o melhor que podemos com esse preço que muitas vezes é ridículo. No ramos de hospedagem, como podemos ser agressivos no mercado cobrando uma hospedagem limitada no plano mais simples por 19,90? Ou você tem um nome como o UOL, ou não terá clientes. O meu plano mais barato, com limitações, custa 9,90 e eu perco clientes para outros hosts que cobram mais barato. Claro que eu não queria cobrar 9,90, é ridículo, com descontos do boleto etc, não dá pra nada, mas ou é isso, ou não temos clientes e olha que tem nego oferecendo preços bem mais ridículos, mas aí eu prefiro fechar as portas a cobrar menos que isso.

Se não fossem as revendas, eu nunca teria começado, faz parte ter as revendas e faz parte pequenas empresas usando apenas revendas. E se eu não oferecer revendas? Claro, não vou contribuir com um mercado prostituído, em compensação, vou perder nesse mercado, já que não vou oferecer um serviço que todo mundo oferece.

Sobre as empresas eu não concordo. Se você não tem um escritório com um Datacenter dentro dele, com um link só seu etc, você está no mesmo barco das revendas. Sim, porque você aluga o espaço que é alheio, ah mas eu tenho um VPS, e daí? É uma sub-alocação de um dedicado, e se fosse um dedicado é algo alugado de alguém, o esquema é o mesmo da revenda, só que com mais trabalho. Tem toda a sua estrutura na ALOG? É a mesma coisa, se você não é a ALOG, você usa o serviço dos outros, é só uma questão de aumentar ou diminuir o tamanho do seu aluguel e claro, da sua dependência.

Porque empresas de hosting precisam ter escritórios próprios e telefone? Não vejo nenhuma vantagem nisso, pode ter? Claro que sim, deve ter? Claro que não. Não muda nada, você não vende nada no meio da rua, você não fecha a maioria dos seus negócios em reuniões etc, logo não faz a menor diferença.

A estrutura que precisamos é um bom serviço, e um bom suporte, mais um bom serviço, porque se o serviço que você oferece é bom, a demanda de suporte será mínima. Não preciso dizer que se você quer ser uma empresa, deve ter CNPJ, contador etc. Só a mensalidade do contador é mais de 200 Reais por mês, com telefone cerca de 100 Reais, isso sem falar em certificado digital, taxas e mais taxas a prefeitura, licenças de software, investimento em marketing, etc. Viu? Não é simples ter uma empresa e claro, uma sacanagem vir um garoto de 16 anos e cobrar 1,99 por uma hospedagem, porque ele não tem os custos citados acima.

Eu poderia não ter nenhum desses custos, desenvolver sites como freelancer, ter apenas uma revenda e seguir ganhando dinheiro, o que é honesto e lícito, mas preferi seguir outro caminho, honesto também, porém, mais profissional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos que ser competitivos no mercado, o foco da minha empresa é design e webdesign, apesar de trabalharmos com marketing digital e hosting. Como cobrar acima de 1500 Reais num site simples, que ao meu ver é o que vale, se muita empresa cobra 500 Reais? Você perde clientes, então, não adianta somente ter o melhor serviço e suporte, porque você vai perder clientes devido ao seu preço.

É uma questão de mercado: Há quem cobre R$ 100,00, R$ 500,00, R$ 2.000,00 ou R$ 20.000,00. Não critico, seja quem cobra pouco ou muito, desde que, claro, utilizando de plataforma própria e não se baseando em scripts roubados disponibilizados em sites de comércio pessoal. Tudo depende do tipo de solução que vai ser prestada para o cliente, a dificuldade, o nível de conhecimento dos teus colaboradores, etc. Há diferença na venda da produção de um website e de uma consultoria completa.

O importante é vender exatamente este "serviço completo", ou seja, "mais completo que o teu concorrente". É isto que vai fazer valer os R$ 1.500,00 ao invés dos R$ 500,00. A atenção, os teus cases de sucesso, o pacote que tu vai vender, etc. Mesmo que você optasse por vender por R$ 10.000,00 seria possível, desde que o seu esforço na divulgação de que o seu serviço vale os R$ 10k fosse equivalente.

Digo isto em relação ao mercado de desenvolvimento web, mas aplica-se também ao nosso querido hosting.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penso da seguinte forma:

Temos que ser competitivos no mercado, o foco da minha empresa é design e webdesign, apesar de trabalharmos com marketing digital e hosting. Como cobrar acima de 1500 Reais num site simples, que ao meu ver é o que vale, se muita empresa cobra 500 Reais? Você perde clientes, então, não adianta somente ter o melhor serviço e suporte, porque você vai perder clientes devido ao seu preço.

Eu tenho evitado falar sobre meus produtos nesse fórum mas vamos lá: Eu vendo loja online por R$ 7.500,00 cada. Todos os meses vendo cerca de 14 lojas online. Se eu abaixasse meu preço para cerca de 1.500,00 a 2.000,00(que é o valor dos meus concorrentes diretos) eu venderia entre 48 a 63 por mês.

Fazendo as continhas, seria muito mais negócio fazer a R$ 2.000,00, teria um giro maior. Só que há um problema trivial: teria o quadruplo de clientes para atender e exatamente quase a mesma receita... precisaria dobrar minha equipe para trabalhar no limite da capacidade para atender a demanda.

Minha equipe atualmente possui cerca de 20% do tempo de ociosidade e não tenho o menor interesse em preencher esse tempo, prefiro um ambiente mais leve, que eles assistam filmes, séries, joguem um fifa no playstation no horário de trabalho do que conviver com funcionário estressado. E ainda assim, meu lucro líquido é muito alto.

É claro, me tornei uma grife no mercado de Loja Online. Claro, uma grife mais em conta rsrsr.

Chegando ao ponto: nunca abaixe seu preço se a qualidade de seu produto for superior a de seu concorrente. Já imaginou a Ferrari/Mercedez abaixando preços para concorrer com a Crysler? Sempre haverá quem pague o que você pede, se a qualidade fizer jus ao seu preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve-se basear primeiro na estratégia e nicho de mercado pela qual almeja em atingir.

Preço é relativo. Assim como há clientes cheap que são aqueles que menos pagam, há também os clientes exigentes que buscam adicionais, assim como gerenciamento de servers ou gerenciamento de redes inteiras.

Prostituição no mercado de hosting sempre irá existir. A grande questão são os diferenciais.

Se a empresa tem diferenciais e atende a demanda, não deve se preocupar que irá perder seu cliente para o concorrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho evitado falar sobre meus produtos nesse fórum mas vamos lá: Eu vendo loja online por R$ 7.500,00 cada. Todos os meses vendo cerca de 14 lojas online. Se eu abaixasse meu preço para cerca de 1.500,00 a 2.000,00(que é o valor dos meus concorrentes diretos) eu venderia entre 48 a 63 por mês.

Fazendo as continhas, seria muito mais negócio fazer a R$ 2.000,00, teria um giro maior. Só que há um problema trivial: teria o quadruplo de clientes para atender e exatamente quase a mesma receita... precisaria dobrar minha equipe para trabalhar no limite da capacidade para atender a demanda.

Minha equipe atualmente possui cerca de 20% do tempo de ociosidade e não tenho o menor interesse em preencher esse tempo, prefiro um ambiente mais leve, que eles assistam filmes, séries, joguem um fifa no playstation no horário de trabalho do que conviver com funcionário estressado. E ainda assim, meu lucro líquido é muito alto.

É claro, me tornei uma grife no mercado de Loja Online. Claro, uma grife mais em conta rsrsr.

Chegando ao ponto: nunca abaixe seu preço se a qualidade de seu produto for superior a de seu concorrente. Já imaginou a Ferrari/Mercedez abaixando preços para concorrer com a Crysler? Sempre haverá quem pague o que você pede, se a qualidade fizer jus ao seu preço.

Eu concordo com o João e me alegra saber que existem profissionais com esse esclarecimento.

Sobre a parte de Hosting eu vejo que o mercado caminha para deixar de pé as empresas que tiverem um atendimento diferenciado e serviços agregados ao Hosting em si.

O que eu chamo de atendimento diferenciado é o que eu venho notando nos meus próprios clientes que sempre tem predileção de serem atendidos pela mesma pessoa como praticamente um gerente de contas. Venho notando que as pessoas se sentem mais a vontade desta forma, se precisam de atendimento e não acham o gerente preferem aguardar um contato dele do que entrar no site e ser atendido por um "desconhecido". As vezes, no meu caso em que boa parte dos clientes não tem um setor de TI na empresa se faz necessário conectar remotamente para configurar um outlook ou checar algum probleminha de e-mail. Não é incomum nossos clientes tirarem duvidas até sobre a conexão de internet deles conosco (coisas triviais obviamente).

Já o que eu chamo de serviços agregados é por exemplo a maioria dos nossos clientes de VPS e Dedicados são de empresas ou pessoas que precisam de uma hospedagem dedicada em um ambiente isolado mas não querem se preocupar com a gestão do servidor seja ele para um site, uma VPN, backup, ou qualquer outro tipo de aplicação.

Esse mercado de toma a estrutura e se vire acho que não vai colar muito no Brasil... acho que isso que vai separar o joio do trigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No final quem fica são apenas as empresas que conseguem ter um lucro real, resumindo as que cobram preços reais pelos seu produtos. Portanto esses que começam de qualquer jeito logo caem, problema é que para cada 1 que desiste do mercado + 2 entram rsrs, que nem motoboy rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?