cryptowhale Posted October 8, 2010 Share Posted October 8, 2010 Olá pessoal, O que seria mais interessante? Disponibilizar planos de serviços gerenciados mediante a mensalidade adicional ou cobrança por cada solicitação feita pelo cliente? Enviem sugestões. Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaopaulo Posted October 8, 2010 Share Posted October 8, 2010 Eu voto em mensalidade adicional, pois servidor precisa de manutenção constante. E como já disse por email, eu prefereria contratar...(dependendo o preço). Pois o gerenciamento on-demand no longo prazo ele ficará mais caro.. e os servidores estarão menos seguros haja vista que acho que uns 40% dos clientes nao vao fazer sequer um yum update frequentemente.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alexandre Duran Posted October 8, 2010 Share Posted October 8, 2010 Aqui varia de cliente para cliente e do uso e destino dado ao servidor (ou servidores), mas via de regra é um plano de manutenção constante ao qual vc é o responsável, ninguém mais. Quando o contrato é feito cobrando por solicitação geralmente o usuário (ou pior, terceiros) está mexendo no servidor ("se eu deletar o fstab o que acontece....") , e só te acionam quando a merda cai no ventilador ("rm -fr / o que faz ?"). Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rômulo Host Sagrado Posted October 8, 2010 Share Posted October 8, 2010 Muito Complicado este tipo de situação... depois da merda feita... resolver não é facil......rsrsrs Link to comment Share on other sites More sharing options...
tekobr Posted October 9, 2010 Share Posted October 9, 2010 Um plano mensal é o melhor mesmo, na minha opinião. Agora teria que ver se o cliente poderia mexer no servidor ou apenas quem está administrando. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rômulo Host Sagrado Posted October 9, 2010 Share Posted October 9, 2010 quando existe um gerenciamento mensal... é claro que nunca sera viavel que o cliente tenha acesso. da problema mesmo... o cliente tao somente neste caso, mexe no cpanel e pronto. é assim que funciona todo o gerenciamento. Link to comment Share on other sites More sharing options...
tekobr Posted October 9, 2010 Share Posted October 9, 2010 Rômulo, concordo nesta parte. Mas isso traria um problema: o cliente nunca saberia o que está sendo feito no seu servidor. Neste caso sugiro um sistema de aviso do admininstrador ao cliente, onde TUDO que é feito no servidor é comunicado ao cliente. O administrador deu um "ls" para ver se há arquivos suspeitos, no mesmo instante ele comunica ao seu cliente o que fez. Assim traria MUITA confiança ao cliente. Também sugiro um plano de suporte, para aqueles que querem aprender a trabalhar e administrar os seus servidores. Seria mais barato que o de administração. Algo parecido com o suporte da RedHat. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jordan Miguel Posted October 9, 2010 Share Posted October 9, 2010 Sinceramente, um gerenciamento assim não dá. Imagina aí pessoas que tem MUITOS clientes à gerenciar.. ? E quando há uma manutenção extensa no servidor? Não dá mesmo, e acredito que não há necessidade disto. Apenas algo do tipo "Fiz otimizações no seu apache e mysql para reduzir o consumo de memória". Sem nada muito específico. Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaopaulo Posted October 9, 2010 Share Posted October 9, 2010 Eu gosto da idéia do gerenciamento por 3os, mas nao abro mao do acesso SSH. Afinal, quero ver os logs, quero modificar algumas coisinhas no apache que sempre uso.. é complicado. Sinceramente só testei 3a uma vez até hoje e a experiencia foi ótima. Testei por 3 meses os seviços da WideComBrasil.com.br no plano lá de R$ 80,00. Eles são excelentes, atendimento muito eficiente e nota 10. Não tenho do que reclamar. Sem falar que eles mandam relatórios do que foi feito no servidor e vc pode pedir algumas otimizaçoes extras sem custos maiores. Abraços Link to comment Share on other sites More sharing options...
tekobr Posted October 9, 2010 Share Posted October 9, 2010 Isso mesmo, essa WideComBrasil já faz o que sugeri então. Vou até dar uma olhada nos planos dela. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts