Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Esclarecimentos quanto a CNPJ e legalização


MyWebHost

Posts Recomendados

Prezados, boa noite.

Estava lendo o tópico sobre CNPJ que consta nesta seção, porém ainda tenho algumas dúvidas quanto à legalização de uma empresa, e como proceder.

Tenho planos para inaugurar a MyWebHost até o final do ano, contudo, ainda sem CNPJ. Há algum problema de início? Quanto tempo dá pra manter um host sem CNPJ?

Entendo que com CNPJ uma empresa ganha muito mais credibilidade, etc... porém, pelo menos nos 3 primeiros meses não creio que seja viável a legalizaçao da empresa. Poderei ter problemas jurídicos? Como proceder com termos de serviço e etc?

Muito obrigado desde já.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, boa noite.

Estava lendo o tópico sobre CNPJ que consta nesta seção, porém ainda tenho algumas dúvidas quanto à legalização de uma empresa, e como proceder.

Tenho planos para inaugurar a MyWebHost até o final do ano, contudo, ainda sem CNPJ. Há algum problema de início? Quanto tempo dá pra manter um host sem CNPJ?

Entendo que com CNPJ uma empresa ganha muito mais credibilidade, etc... porém, pelo menos nos 3 primeiros meses não creio que seja viável a legalizaçao da empresa. Poderei ter problemas jurídicos? Como proceder com termos de serviço e etc?

Muito obrigado desde já.

Abraço.

Tenho planos para inaugurar a MyWebHost até o final do ano, contudo, ainda sem CNPJ. Há algum problema de início?

1. Não há problema algum. A maioria das pequenas empresas iniciam suas atividades não legalizadas, você só terá problemas se acaso conquistar um cliente "enterprise" que precisar de nota fiscal. Nesse caso, você poderá ainda conversar com ele sobre sua situação e depois da abertura da empresa emitir uma única nota de todos os valores acumulados(para ele abater do lucro contábil dele).

Quanto tempo dá pra manter um host sem CNPJ?

2. Sinceramente? Bastante tempo. Vejo aqui no fórum empresas com mais de 1 ano sem legalização, isso vai depender muito do seu crescimento, quanto maior, mais cedo você vai sentir a necessidade de se legalizar. Porém o cliente de hospedagem hoje não está antenado nesse fato não... digo isso pq com 800 e poucos clientes, são poucos que cobram a nota, embora a partir de janeiro vamos ter a emissão online que vai atender 100% de nossos clientes.

Poderei ter problemas jurídicos?

3. Dificilmente, só se você agir de má-fé. Tenha todos emails trocados com seus clientes guardados, assim como os tickets de suporte.

Como proceder com termos de serviço e etc?

4. Tenha uma política de privacidade, tenha um contrato com seus dados (CPF é essencial) com tudo o que o plano abrange e o que não abrange. Aliás, preste um bom serviço, okay?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MyWebHost, não tem problema algum você começar sem CNPJ, e não há um limite de tempo que você pode ficar sem ele, mas o bonsenso diz é que você legalize a empresa quando atingir um certo nível de faturamento pois senão você poderá ter problemas com a Receita Federal.

Mas atenção!!! Não adianta nada ter CNPJ e ser um MEI (inesistente para hosting) ou nas atividades constar compra/venda ou prestação de serviços de informática, tem que constar a atividade correta! Pois senão você continuará ilegal, e para ficar ilegal é melhor não ter CNPJ...

Fica a dica para qualquer um daqui: sempre consulte o CNPJ da empresa em que você estiver contratando a sua hospedagem, revenda ou o seu servidor e, se não constar a atividade específica para hosting fuja da empresa!

Observação1: por isso que nunca contratei nada de empresas aqui do fórum ;)

Observação2: para saber qual a atividade correta, pesquise no fórum que tem um tópico bem grande sobre o assunto.

Observação3: a empresa pode ter outras atividades no CNPJ, não há problemas se ela realmente as exerce, mas a de hospedagem de site tem que estar entre elas se a empresa presta este serviço, não existe desculpas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MyWebHost, não tem problema algum você começar sem CNPJ, e não há um limite de tempo que você pode ficar sem ele, mas o bonsenso diz é que você legalize a empresa quando atingir um certo nível de faturamento pois senão você poderá ter problemas com a Receita Federal.

Mas atenção!!! Não adianta nada ter CNPJ e ser um MEI (inesistente para hosting) ou nas atividades constar compra/venda ou prestação de serviços de informática, tem que constar a atividade correta! Pois senão você continuará ilegal, e para ficar ilegal é melhor não ter CNPJ...

Fica a dica para qualquer um daqui: sempre consulte o CNPJ da empresa em que você estiver contratando a sua hospedagem, revenda ou o seu servidor e, se não constar a atividade específica para hosting fuja da empresa!

Observação1: por isso que nunca contratei nada de empresas aqui do fórum ;)

Observação2: para saber qual a atividade correta, pesquise no fórum que tem um tópico bem grande sobre o assunto.

Observação3: a empresa pode ter outras atividades no CNPJ, não há problemas se ela realmente as exerce, mas a de hospedagem de site tem que estar entre elas se a empresa presta este serviço, não existe desculpas!!!

63.11-9-00 - Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet

63.19-4-00 - Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet

62.09-1-00 - SUPORTE TÉCNICO, MANUTENÇÃO E OUTROS SERVIÇOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

63.11-9-00 - Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet

63.19-4-00 - Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet

62.09-1-00 - SUPORTE TÉCNICO, MANUTENÇÃO E OUTROS SERVIÇOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A ÚNICA atividade relacionada a hospedagem de sites é a 63.11-9-00, as outras não são para hospedagem de sites. Veja mais detalhes em:

http://www.cnae.ibge.gov.br/subclasse.asp?CodSecao=J&CodDivisao=63&CodGrupo=631&codclasse=6311-9&CodSubClasse=6311-9/00&TabelaBusca=CNAE_201@CNAE%202.1%20-%20Subclasses@0@cnaefiscal@0

Cuidado com as empresas que não possuem o CNAE 63.11-9-00 pois estas estão irregulares e podem sofrer sanções da Receita Federal (com a adoção da Nota Fiscal Eletrônica o cerco vai fechar para todos!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

Eu tb estou iniciando um webhosting, e queria saber aqui se antes de abrir um CNPJ é possível emitir NFe como autônomo, e se já posso discriminar como hospedagem ou posso iniciar como "serviços de websites", sem especificar o quê realmente... Quem emitiu poderia compartilhar a pizza? obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?