Eltern Postado Julho 11, 2011 Compartilhar Postado Julho 11, 2011 Angel Junior, o recurso DNS Clustering pode sim ser estabelecido entre equipamentos de produção, isso não diminui a funcionalidade, só limita a versatilidade. A distribuição cPanel DNS Only, como você bem disse, requer sim a disponibilização de um servidor sem instalações prévias e não é indicado (por questões lógicas) ter um cPanel DNS Only não redundante. O correto (RFC2182) é que no mínimo dois servidores de DNS sejam disponibilizados, preferencialmente em pontos geográficos distintos. Isso faz toda a diferença para o provedor (flexibilidade em mover sua infraestrutura sem um grande impacto no que tange a manutenção de IPs é apenas uma destas) e agrega valor ao serviço perante o cliente, pois o site que se encontra sobre um cluster DNS tem imediatamente maior disponibilidade geral. Nota: Tem muito site que não alavanca nos mecanismos de busca por estarem hospedados em servidores sem um DNS server externo e redundante. Olhe para as empresas maiores e perceberá que a maioria tem de 3 a 5 nameservers e isso (se for em servidores diferentes) é estratégico. Usar o Cpanel DNS Cluster é importante pra SEO. Uma VPS no exterior e outra no Brasil fecha a solução. Se algum problema acontecer em um dos pontos, a redundância lhe dará o prazo necessário para reconstruir o nó afetado. Acabou que a dúvida do ramimach gerou pra ele e pra nós bem mais informação do que ele precisava ou buscava. :) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
genial-76 Postado Julho 11, 2011 Compartilhar Postado Julho 11, 2011 Angel Junior, Discordo do que você falou, vou te dizer por que. Se o servidor der ZIC@ basta colocar os ips da dns em outro servidor. Alguns vão falar, "mas ser for em DC isso é impossível" (realmente....) Já aconteceu isso comigo, o named não subia de jeito nenhum estava desesperado não sabia mais o que fazer, decidi colocar o ips em outro vps que tinha as mesmas zonas(estavam em Cluster), reiniciei os 2 e tudo funcionava perfeitamente. Depois com calma conseguir fazer o named funcionar e colocar os ips no servidor dns padrão. Bom fica a dica, para quem tem vários servidores ou planeja ter vários isso é uma maravilha. Aliás, outra vantagem disso é que você pode migrar as contas para onde quiser sem ter problemas com a alteração de dns ou dos e-mails estarem sendo entregues no servidor antigo. Fica a dica. Uma excelente semana TODOS! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ramimach Postado Julho 11, 2011 Autor Compartilhar Postado Julho 11, 2011 Agradeço a todos que enviaram suas sugestões que foram bastante esclarecedoras. Muito obrigado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Angel Junior Postado Julho 11, 2011 Compartilhar Postado Julho 11, 2011 Pessoal, Não estou discordando da solução do Cluster de DNS, de forma alguma, sim o mesmo pode ser muito interessante e usual, quando você possui varios servidores, com certeza ira ajudar muito a sua manutenção e controle de serviços. Agora imaginem a situação de nosso amigo, 2 servidores VPS, tendo que locar mais 2 servidores VPS para cluster no Brasil e EUA, mais um servidor de backup de todo mundo, no final das contas de 2VPS ele passa a ter 4 maquinas, com custo muito maior. Neste momento poderia ser aplicado a estrutura de gambiarra de rodar o cluster entre eles, e se ele crescer, imagina o mesmo dado em 10 maquinas que ficam no mesmo DC ? Qual a necessidade ? Só ressalvo que o cluster de DNS, é algo para quando você possui 7 ou 8 maquinas, com o mesmo serviço. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maunose Postado Julho 13, 2011 Compartilhar Postado Julho 13, 2011 Angel, acho que você não intendeu como funciona o DNS Cluster... Ele tem 2 máquinas: host1.dominio.com host2.dominio.com host1.dominio.com será o NS1 host2.dominio.com será o NS2 host1.dominio.com é o VPS de hospedagem host2.dominio.com é o VPS de revenda Ele criando um DNS Cluster entre host1 e host2 com ambos os lados usando o "DNS Role" Synchronize changes, as zonas serão propagados entre os 2 servidores, tanto as zonas da hospedagem quanto os domínios da revenda. Mesmo quando ele tiver 10 máquinas, ele pode continuar usando o host1 e host2 como DNS de todas as máquinas sem a necessidade de replicando os dados somente entre o host1 e host2 Fiz um diagrama de como ficaria esse cluster do meu exemplo com 8 hosts em vez de 2. Intendeu? ;) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Angel Junior Postado Julho 14, 2011 Compartilhar Postado Julho 14, 2011 Angel, acho que você não intendeu como funciona o DNS Cluster... Ele tem 2 máquinas: host1.dominio.com host2.dominio.com host1.dominio.com será o NS1 host2.dominio.com será o NS2 host1.dominio.com é o VPS de hospedagem host2.dominio.com é o VPS de revenda Ele criando um DNS Cluster entre host1 e host2 com ambos os lados usando o "DNS Role" Synchronize changes, as zonas serão propagados entre os 2 servidores, tanto as zonas da hospedagem quanto os domínios da revenda. Mesmo quando ele tiver 10 máquinas, ele pode continuar usando o host1 e host2 como DNS de todas as máquinas sem a necessidade de replicando os dados somente entre o host1 e host2 Fiz um diagrama de como ficaria esse cluster do meu exemplo com 8 hosts em vez de 2. Intendeu? ;) Já avia entendido, o que eu falo, é que, ter DNS entre dois servidores não é a melhor saida, a melhor, resalvo que estou falando da MELHOR solução, não algo que funcione, é ter um servidor somente para o DNS, o que como ele tem duas maquinas não é viavel. No caso se você possui 8 servidores, pode comprar 2VMs para fazer apenas o DNS, já que colocar o DNS redundante dentro dos proprios servidores, na minha humilde visão, não é a melhor saida, e sim uma gambiarra. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados