Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como usar dois VPS ao mesmo tempo

ramimach

Posts Recomendados

Angel Junior, o recurso DNS Clustering pode sim ser estabelecido entre equipamentos de produção, isso não diminui a funcionalidade, só limita a versatilidade.

A distribuição cPanel DNS Only, como você bem disse, requer sim a disponibilização de um servidor sem instalações prévias e não é indicado (por questões lógicas) ter um cPanel DNS Only não redundante.

O correto (RFC2182) é que no mínimo dois servidores de DNS sejam disponibilizados, preferencialmente em pontos geográficos distintos. Isso faz toda a diferença para o provedor (flexibilidade em mover sua infraestrutura sem um grande impacto no que tange a manutenção de IPs é apenas uma destas) e agrega valor ao serviço perante o cliente, pois o site que se encontra sobre um cluster DNS tem imediatamente maior disponibilidade geral.

Nota: Tem muito site que não alavanca nos mecanismos de busca por estarem hospedados em servidores sem um DNS server externo e redundante. Olhe para as empresas maiores e perceberá que a maioria tem de 3 a 5 nameservers e isso (se for em servidores diferentes) é estratégico. Usar o Cpanel DNS Cluster é importante pra SEO.

Uma VPS no exterior e outra no Brasil fecha a solução. Se algum problema acontecer em um dos pontos, a redundância lhe dará o prazo necessário para reconstruir o nó afetado.

Acabou que a dúvida do ramimach gerou pra ele e pra nós bem mais informação do que ele precisava ou buscava. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Angel Junior,

Discordo do que você falou, vou te dizer por que.

Se o servidor der ZIC@ basta colocar os ips da dns em outro servidor.

Alguns vão falar, "mas ser for em DC isso é impossível" (realmente....)

Já aconteceu isso comigo, o named não subia de jeito nenhum estava desesperado não sabia mais o que fazer, decidi colocar o ips em outro vps que tinha as mesmas zonas(estavam em Cluster), reiniciei os 2 e tudo funcionava perfeitamente.

Depois com calma conseguir fazer o named funcionar e colocar os ips no servidor dns padrão.

Bom fica a dica, para quem tem vários servidores ou planeja ter vários isso é uma maravilha.

Aliás, outra vantagem disso é que você pode migrar as contas para onde quiser sem ter problemas com a alteração de dns ou dos e-mails estarem sendo entregues no servidor antigo.

Fica a dica.

Uma excelente semana TODOS!

Link para o comentário

Pessoal,

Não estou discordando da solução do Cluster de DNS, de forma alguma, sim o mesmo pode ser muito interessante e usual, quando você possui varios servidores, com certeza ira ajudar muito a sua manutenção e controle de serviços.

Agora imaginem a situação de nosso amigo, 2 servidores VPS, tendo que locar mais 2 servidores VPS para cluster no Brasil e EUA, mais um servidor de backup de todo mundo, no final das contas de 2VPS ele passa a ter 4 maquinas, com custo muito maior.

Neste momento poderia ser aplicado a estrutura de gambiarra de rodar o cluster entre eles, e se ele crescer, imagina o mesmo dado em 10 maquinas que ficam no mesmo DC ? Qual a necessidade ?

Só ressalvo que o cluster de DNS, é algo para quando você possui 7 ou 8 maquinas, com o mesmo serviço.

Link para o comentário

Angel, acho que você não intendeu como funciona o DNS Cluster...

Ele tem 2 máquinas:

host1.dominio.com

host2.dominio.com

host1.dominio.com será o NS1

host2.dominio.com será o NS2

host1.dominio.com é o VPS de hospedagem

host2.dominio.com é o VPS de revenda

Ele criando um DNS Cluster entre host1 e host2 com ambos os lados usando o "DNS Role" Synchronize changes, as zonas serão propagados entre os 2 servidores, tanto as zonas da hospedagem quanto os domínios da revenda.

Mesmo quando ele tiver 10 máquinas, ele pode continuar usando o host1 e host2 como DNS de todas as máquinas sem a necessidade de replicando os dados somente entre o host1 e host2

Fiz um diagrama de como ficaria esse cluster do meu exemplo com 8 hosts em vez de 2.

i47079_dns-cluster.gif

Intendeu? ;)

Link para o comentário

Angel, acho que você não intendeu como funciona o DNS Cluster...

Ele tem 2 máquinas:

host1.dominio.com

host2.dominio.com

host1.dominio.com será o NS1

host2.dominio.com será o NS2

host1.dominio.com é o VPS de hospedagem

host2.dominio.com é o VPS de revenda

Ele criando um DNS Cluster entre host1 e host2 com ambos os lados usando o "DNS Role" Synchronize changes, as zonas serão propagados entre os 2 servidores, tanto as zonas da hospedagem quanto os domínios da revenda.

Mesmo quando ele tiver 10 máquinas, ele pode continuar usando o host1 e host2 como DNS de todas as máquinas sem a necessidade de replicando os dados somente entre o host1 e host2

Fiz um diagrama de como ficaria esse cluster do meu exemplo com 8 hosts em vez de 2.

i47079_dns-cluster.gif

Intendeu? ;)

Já avia entendido, o que eu falo, é que, ter DNS entre dois servidores não é a melhor saida, a melhor, resalvo que estou falando da MELHOR solução, não algo que funcione, é ter um servidor somente para o DNS, o que como ele tem duas maquinas não é viavel.

No caso se você possui 8 servidores, pode comprar 2VMs para fazer apenas o DNS, já que colocar o DNS redundante dentro dos proprios servidores, na minha humilde visão, não é a melhor saida, e sim uma gambiarra.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?