Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
Em VPS geralmente você não garante CPU, fica tudo compartilhado para todo mundo. Diferente de Cloud que você garante recursos de CPU também (memória e disco são garantidos nos dois casos).

Com o Xen você pode fazer os dois.

No caso da VPS você diz que todos tem acesso a todos os processadores e coloca um peso (weight) para cada. Quanto maior o peso, mais direito a processamento ele tem. O peso você pode definir com base na memória, ou seja, se alguém tiver 1G de RAM, terá direito ao dobro de processamento de quem tem 512MB. E quem tem 2G terá 4 vezes mais direito de quem tem apenas 512MB.. e assim por diante. E sempre que tiver CPU livre qualquer um pode consumir quanto quiser, isso só será regulado se a CPU estiver em falta.

Procure mais sobre o scheduler credit do Xen:

# xm dmesg | grep scheduler

(XEN) Using scheduler: SMP Credit Scheduler (credit)

Então se você quer fazer VPS, esquece o processamento e divide os teus usuários por memória. Pode começar com 256MB se quiser, e ir até os 8GB.

Se for fazer Cloud você pode dividir em 8 pedaços: 1.33Ghz + 1GB RAM

Esse processador ai tem hyperthread, então você já vai ter 8 núcleos, fica fácil fazer a divisão.

O maior problema mesmo é o acesso a disco, que pode fazer o teu servidor ficar inútil com tantos usuários. Por isso é interessante colocar ter uns 3 discos em RAID 1 ou sem RAID nenhum, para ter mais velocidade de escrita e leitura. E também tentar dar prioridades de acesso para cada um, como no caso da CPU.

Espero ter ajudado. :cool:

Beleza ... mas eu prefiro garantir o CPU também acho que dá menos problema para os clientes e por consequencia pra mim. Porque se o cara quiser sentar a VPS dele ela nao interfere nas demais correto?

Se eu divido em 8 pedaços quanto devo reservar para gerenciar as demais VMs? 1 pedaço dá ? 1.33Ghz + 1GB RAM ? Esse se calcula isso ?

Postado

São 4 cores de 2.66, e cada core tem 2 cores virtuais (hyperthread) que compartilham esse core.

Então se você der 1 desses 8 cores para um usuário, no melhor cenário ele terá 2.66Ghz e no pior cenário terá 1.33Ghz.

Você pode separar 1 core + 1GB RAM para a gerencia (dom0), ou dar acesso a todos os cores para ele e ele pega um pouco de cada.

Tem que ver quanto de RAM a gerencia usa.. talvez 512MB seja o suficiente.

Alguém sabe qual o ideal de RAM para rodar a dom0 no Xen?

Postado
O maior problema mesmo é o acesso a disco, que pode fazer o teu servidor ficar inútil com tantos usuários. Por isso é interessante colocar ter uns 3 discos em RAID 1 ou sem RAID nenhum, para ter mais velocidade de escrita e leitura.

Desculpa se eu falo besteira, mas eu não confio em RAID 1 nem que me paguem. 3 discos em RAID 1 é a mesma coisa que multiplicar por 3 a possibilidade de falha em um HD. Melhor um RAID 5 ou melhores, fica mais caro mas muito mais confiável e bem rápido. IMHO! ;-)

Postado (editado)

2 dicos em RAID 1 ou 3 discos em RAID 5 tem a mesma disponibilidade, ou seja, a possibilidade de 1 dos discos dar erro.

Você deve estar falando do RAID 0 né?

Se quiser economizar em disco é uma boa para performance (não usar RAID), mais ai tem que ter um sistema de backup bom.

Eu acho RAID 5 a pior opção... O write é ruim e não tem tive muito ganho no read nos testes que fiz. E se você tiver um erro de disco, a performance para calcular os bits de paridade pode chega a travar o servidor. Veja mais: Battle Against Any Raid 5

Melhor é ter 2 discos em RAID 1.

O que eu uso é RAID 10 com 4 discos. O read fica show de bola! :)

Editado por Tiago
Postado (editado)
São 4 cores de 2.66, e cada core tem 2 cores virtuais (hyperthread) que compartilham esse core.

Então se você der 1 desses 8 cores para um usuário, no melhor cenário ele terá 2.66Ghz e no pior cenário terá 1.33Ghz.

Você pode separar 1 core + 1GB RAM para a gerencia (dom0), ou dar acesso a todos os cores para ele e ele pega um pouco de cada.

Tem que ver quanto de RAM a gerencia usa.. talvez 512MB seja o suficiente.

Alguém sabe qual o ideal de RAM para rodar a dom0 no Xen?

Separar 1 core virtual ou um core fisico?

saindo um pouco do xen e indo pro openvz eu notei que se eu abrir todos os cores de um servidor (dual core por exemplo) e limitar o processamento tipo em 25 (equivalente a dividir o servidor em 4 vps) o desempenho do vps é pior que se eu limitar ele em 1 core com 50% de processamento (equivalente a dividir o servidor em 4 vps).

to querendo ir pro xen com todos meus clientes de vps porque recentemente tive um problema de um site alocado em um vps openvz mesmo estando com o vps limitado em ram, processador, e tempo de cpu tava sentando o servidor inteiro e neste servidor tinha apenas 4 vps e como gosto de prestar um serviço legal prefiro mudar todo mundo para xen pois de qualquer forma com openvz nao faço over.

Editado por eloimarquessilva
Postado
2 dicos em RAID 1 ou 3 discos em RAID 5 tem a mesma disponibilidade, ou seja, a possibilidade de 1 dos discos dar erro.

Você deve estar falando do RAID 0 né?

Putz... Você está certo mesmo! RAID 0 é que é ruim! Falha minha... Sorry!!! :-D

O que eu uso é RAID 10 com 4 discos. O read fica show de bola! :)

Ahhh, aí sim!! RAID 10 é ainda melhor mesmo... Boa! ;-)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?

-