Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dimensionamento de servidor para VPS


Posts Recomendados

Em VPS geralmente você não garante CPU, fica tudo compartilhado para todo mundo. Diferente de Cloud que você garante recursos de CPU também (memória e disco são garantidos nos dois casos).

Com o Xen você pode fazer os dois.

No caso da VPS você diz que todos tem acesso a todos os processadores e coloca um peso (weight) para cada. Quanto maior o peso, mais direito a processamento ele tem. O peso você pode definir com base na memória, ou seja, se alguém tiver 1G de RAM, terá direito ao dobro de processamento de quem tem 512MB. E quem tem 2G terá 4 vezes mais direito de quem tem apenas 512MB.. e assim por diante. E sempre que tiver CPU livre qualquer um pode consumir quanto quiser, isso só será regulado se a CPU estiver em falta.

Procure mais sobre o scheduler credit do Xen:

# xm dmesg | grep scheduler

(XEN) Using scheduler: SMP Credit Scheduler (credit)

Então se você quer fazer VPS, esquece o processamento e divide os teus usuários por memória. Pode começar com 256MB se quiser, e ir até os 8GB.

Se for fazer Cloud você pode dividir em 8 pedaços: 1.33Ghz + 1GB RAM

Esse processador ai tem hyperthread, então você já vai ter 8 núcleos, fica fácil fazer a divisão.

O maior problema mesmo é o acesso a disco, que pode fazer o teu servidor ficar inútil com tantos usuários. Por isso é interessante colocar ter uns 3 discos em RAID 1 ou sem RAID nenhum, para ter mais velocidade de escrita e leitura. E também tentar dar prioridades de acesso para cada um, como no caso da CPU.

Espero ter ajudado. :cool:

Beleza ... mas eu prefiro garantir o CPU também acho que dá menos problema para os clientes e por consequencia pra mim. Porque se o cara quiser sentar a VPS dele ela nao interfere nas demais correto?

Se eu divido em 8 pedaços quanto devo reservar para gerenciar as demais VMs? 1 pedaço dá ? 1.33Ghz + 1GB RAM ? Esse se calcula isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São 4 cores de 2.66, e cada core tem 2 cores virtuais (hyperthread) que compartilham esse core.

Então se você der 1 desses 8 cores para um usuário, no melhor cenário ele terá 2.66Ghz e no pior cenário terá 1.33Ghz.

Você pode separar 1 core + 1GB RAM para a gerencia (dom0), ou dar acesso a todos os cores para ele e ele pega um pouco de cada.

Tem que ver quanto de RAM a gerencia usa.. talvez 512MB seja o suficiente.

Alguém sabe qual o ideal de RAM para rodar a dom0 no Xen?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O maior problema mesmo é o acesso a disco, que pode fazer o teu servidor ficar inútil com tantos usuários. Por isso é interessante colocar ter uns 3 discos em RAID 1 ou sem RAID nenhum, para ter mais velocidade de escrita e leitura.

Desculpa se eu falo besteira, mas eu não confio em RAID 1 nem que me paguem. 3 discos em RAID 1 é a mesma coisa que multiplicar por 3 a possibilidade de falha em um HD. Melhor um RAID 5 ou melhores, fica mais caro mas muito mais confiável e bem rápido. IMHO! ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 dicos em RAID 1 ou 3 discos em RAID 5 tem a mesma disponibilidade, ou seja, a possibilidade de 1 dos discos dar erro.

Você deve estar falando do RAID 0 né?

Se quiser economizar em disco é uma boa para performance (não usar RAID), mais ai tem que ter um sistema de backup bom.

Eu acho RAID 5 a pior opção... O write é ruim e não tem tive muito ganho no read nos testes que fiz. E se você tiver um erro de disco, a performance para calcular os bits de paridade pode chega a travar o servidor. Veja mais: Battle Against Any Raid 5

Melhor é ter 2 discos em RAID 1.

O que eu uso é RAID 10 com 4 discos. O read fica show de bola! :)

Editado por Tiago
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São 4 cores de 2.66, e cada core tem 2 cores virtuais (hyperthread) que compartilham esse core.

Então se você der 1 desses 8 cores para um usuário, no melhor cenário ele terá 2.66Ghz e no pior cenário terá 1.33Ghz.

Você pode separar 1 core + 1GB RAM para a gerencia (dom0), ou dar acesso a todos os cores para ele e ele pega um pouco de cada.

Tem que ver quanto de RAM a gerencia usa.. talvez 512MB seja o suficiente.

Alguém sabe qual o ideal de RAM para rodar a dom0 no Xen?

Separar 1 core virtual ou um core fisico?

***

saindo um pouco do xen e indo pro openvz eu notei que se eu abrir todos os cores de um servidor (dual core por exemplo) e limitar o processamento tipo em 25 (equivalente a dividir o servidor em 4 vps) o desempenho do vps é pior que se eu limitar ele em 1 core com 50% de processamento (equivalente a dividir o servidor em 4 vps).

****

to querendo ir pro xen com todos meus clientes de vps porque recentemente tive um problema de um site alocado em um vps openvz mesmo estando com o vps limitado em ram, processador, e tempo de cpu tava sentando o servidor inteiro e neste servidor tinha apenas 4 vps e como gosto de prestar um serviço legal prefiro mudar todo mundo para xen pois de qualquer forma com openvz nao faço over.

Editado por eloimarquessilva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 dicos em RAID 1 ou 3 discos em RAID 5 tem a mesma disponibilidade, ou seja, a possibilidade de 1 dos discos dar erro.

Você deve estar falando do RAID 0 né?

Putz... Você está certo mesmo! RAID 0 é que é ruim! Falha minha... Sorry!!! :-D

O que eu uso é RAID 10 com 4 discos. O read fica show de bola! :)

Ahhh, aí sim!! RAID 10 é ainda melhor mesmo... Boa! ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?