eloimarquessilva Postado Maio 15, 2011 Compartilhar Postado Maio 15, 2011 Gente tenho uma dúvida quanto a forma de dimensionar um servidor para VPS XEN. Como vocês fazem a conta para não sobrecarregar o servidor? Exemplo: Intel® Core™ i7-920 (Quad Core 2.66 GHz) 8 GB DDR3 RAM Quantas maquinas virtuais XEN dá pra colocar? Quanto de recurso reservar para o node fisico gerenciar as VMs? OpenVZ é mais tranquilo porque como permite Over dá pra ir "testando" mas mesmo assim qual a margem de segurança vocês usam? Enfim qual a margem de segurança usar para Xen? E para OpenVZ? Tomando como exemplo a maquina acima. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jordan Miguel Postado Maio 15, 2011 Compartilhar Postado Maio 15, 2011 O Xen "isola" a vm com seus recursos e não permite overselling, ou seja, se sua maquina xen tiver 2 GB de memória e 2.66 de processamento, um núcleo de processamento e 2 gb estão reservados para ela e não pode-se ser utilizado em outras VM's. Isto é o que evita o "sobrecarregamento" de seu servidor principal, o isolamento. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eloimarquessilva Postado Maio 15, 2011 Autor Compartilhar Postado Maio 15, 2011 Jordan Miguel, obrigado pela resposta mas na realidade disso eu já estava ciente. Minha dúvida é a seguinte quanto devo reservar para o node fisico (de recursos) para ele gerenciar as demais maquinas virtuais. Intel® Core™ i7-920 (Quad Core 2.66 GHz) 8 GB DDR3 RAM Quantas maquinas virtuais XEN dá pra colocar? Quanto de recurso reservar para o node fisico gerenciar as VMs? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Brito Postado Maio 15, 2011 Compartilhar Postado Maio 15, 2011 Jordan Miguel, obrigado pela resposta mas na realidade disso eu já estava ciente. Minha dúvida é a seguinte quanto devo reservar para o node fisico (de recursos) para ele gerenciar as demais maquinas virtuais. Olha reserva no minimo 1 GB meu caro. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jordan Miguel Postado Maio 15, 2011 Compartilhar Postado Maio 15, 2011 Olha reserva no minimo 1 GB meu caro. Isso mesmo, reservando cerca de 1 GB de ram e 1 Núcleo da CPU está tranquilo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rhuan Postado Maio 15, 2011 Compartilhar Postado Maio 15, 2011 Sim, mais e no caso de upgrades ? Exemplo: Cliente gosto do VPS de 1 GB e vai querer aumentar pra 2 ou 3, vai ter que migrar o VPS de dedicado, alterando IPs e tudo mais ou vai ter que recorrer a um upgrade no dedicado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Brito Postado Maio 15, 2011 Compartilhar Postado Maio 15, 2011 Sim, mais e no caso de upgrades ? Exemplo: Cliente gosto do VPS de 1 GB e vai querer aumentar pra 2 ou 3, vai ter que migrar o VPS de dedicado, alterando IPs e tudo mais ou vai ter que recorrer a um upgrade no dedicado. Com certeza ele vai ter que dar um upgrade no dedicado né, que e o mais obvio. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eloimarquessilva Postado Maio 15, 2011 Autor Compartilhar Postado Maio 15, 2011 Isso mesmo, reservando cerca de 1 GB de ram e 1 Núcleo da CPU está tranquilo. Legal... muito obrigado... sem essa informação fica dificil dimensionar a capacidade maxima de VPSs que eu conseguiria colocar e também a capacidade de rendimento $$ do servidor. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Postado Maio 19, 2011 Compartilhar Postado Maio 19, 2011 Em VPS geralmente você não garante CPU, fica tudo compartilhado para todo mundo. Diferente de Cloud que você garante recursos de CPU também (memória e disco são garantidos nos dois casos). Com o Xen você pode fazer os dois. No caso da VPS você diz que todos tem acesso a todos os processadores e coloca um peso (weight) para cada. Quanto maior o peso, mais direito a processamento ele tem. O peso você pode definir com base na memória, ou seja, se alguém tiver 1G de RAM, terá direito ao dobro de processamento de quem tem 512MB. E quem tem 2G terá 4 vezes mais direito de quem tem apenas 512MB.. e assim por diante. E sempre que tiver CPU livre qualquer um pode consumir quanto quiser, isso só será regulado se a CPU estiver em falta. Procure mais sobre o scheduler credit do Xen: # xm dmesg | grep scheduler (XEN) Using scheduler: SMP Credit Scheduler (credit) Então se você quer fazer VPS, esquece o processamento e divide os teus usuários por memória. Pode começar com 256MB se quiser, e ir até os 8GB. Se for fazer Cloud você pode dividir em 8 pedaços: 1.33Ghz + 1GB RAM Esse processador ai tem hyperthread, então você já vai ter 8 núcleos, fica fácil fazer a divisão. O maior problema mesmo é o acesso a disco, que pode fazer o teu servidor ficar inútil com tantos usuários. Por isso é interessante colocar ter uns 3 discos em RAID 1 ou sem RAID nenhum, para ter mais velocidade de escrita e leitura. E também tentar dar prioridades de acesso para cada um, como no caso da CPU. Espero ter ajudado. :cool: Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
redirect Postado Maio 19, 2011 Compartilhar Postado Maio 19, 2011 Se for fazer Cloud você pode dividir em 8 pedaços: 1.33Ghz + 1GB RAM Esse processador ai tem hyperthread, então você já vai ter 8 núcleos, fica fácil fazer a divisão. nesse processador Intel® Core™ i7-920 (Quad Core 2.66 GHz), ele tem 8 cores virtuais de 2.66GHz ou de 1.33GHz? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados