Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com revenda na Hostgator. Quota das contas sendo calculada como espaço de disco usado.


malcomn

Posts Recomendados

Pessoal,

Já usei algumas revendas internacionais, e nesse começo de ano migrei para a Hostgator por oferecer um preço melhor. Tenho menos de 30 sites que usam em torno de 80GB, e contratei o plano deles que oferece 150GB de armazenamento.

Após a migração, o painel informava que estava ocupando um pouco mais de 300GB de espaço de armazenamento. No momento achava que os arquivos de backup estavam ocupando de alguma forma isso tudo. Entrei em contato com o chat, abriram um chamado e me responderam.

Para minha surpresa, o problema é que a Hostgator não calcula os arquivos que estão no disco como espaço de armazenamento utilizado, mas sim a soma de todas as quotas das contas. Para eles espaço alocado também é considerado como espaço "usado".

As outras empresas que usei, nunca utilizaram essa métrica, e sempre tive a liberdade sobre o total das quotas, podendo serem maiores do que realmente tinha disponível. Assim caso realmente precisa-se contratar mais espaço, era só fazer um upgrade de plano. Creio que muitos aqui também fazem overselling, sabendo que alguns clientes não usam todos os recursos.

Mas dessa forma que eles impõe as contas ficam totalmente limitadas e engessadas e vou ter que ficar manualmente ajustando a quota de cada conta para se ajustar dentro do plano.

Pedi pelos termos de serviços onde informa que a quota é utilizada como espaço de disco "usado". Mas não me responderam sobre os termos.

Isso não seria de alguma forma propaganda enganosa?

O suporte parece que desativou essa métrica por enquanto, ao qual começou a exibir o limite pelos arquivos hospedados (80GB) e me deram 48 horas para resolver isso.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado,

O problema relatado é comum em quase todos os painéis de controle (cPanel). Recentemente, um novo cliente nos avaliou com uma estrela porque ele desejava o mesmo recurso mencionado aqui. Ele alugou 100GB de espaço em disco com um limite de 30 hospedagens. Do ponto de vista dele, ele queria criar 30 hospedagens de 100GB cada e assim contabilizar o espaço usado por seus clientes.

O problema aqui é que, se dos 30 clientes, 5 a 20 começassem a usar 50GB cada, ele se veria sem espaço suficiente e com uma fatura além do contratado, ou reclamaria do consumo dos clientes para a Delta?

Muitos estão oferecendo espaços absurdos sem sequer considerar isso.

DELTA SERVERS
SOLUÇÕES CORPORATIVAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, cahdx disse:

Se não há nada na página do produto sobre nem nos termos de forma detalhada... 🤷‍♂️ *cof cof

Não acho que tenha que se detalhar isso, o cara contrata 50Gb e tem os 50gb disponíveis, agora querer vender acima do que tem disponível já cria um problema para ele mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, malcomn disse:

Pessoal,

Já usei algumas revendas internacionais, e nesse começo de ano migrei para a Hostgator por oferecer um preço melhor. Tenho menos de 30 sites que usam em torno de 80GB, e contratei o plano deles que oferece 150GB de armazenamento.

Após a migração, o painel informava que estava ocupando um pouco mais de 300GB de espaço de armazenamento. No momento achava que os arquivos de backup estavam ocupando de alguma forma isso tudo. Entrei em contato com o chat, abriram um chamado e me responderam.

Para minha surpresa, o problema é que a Hostgator não calcula os arquivos que estão no disco como espaço de armazenamento utilizado, mas sim a soma de todas as quotas das contas. Para eles espaço alocado também é considerado como espaço "usado".

As outras empresas que usei, nunca utilizaram essa métrica, e sempre tive a liberdade sobre o total das quotas, podendo serem maiores do que realmente tinha disponível. Assim caso realmente precisa-se contratar mais espaço, era só fazer um upgrade de plano. Creio que muitos aqui também fazem overselling, sabendo que alguns clientes não usam todos os recursos.

Mas dessa forma que eles impõe as contas ficam totalmente limitadas e engessadas e vou ter que ficar manualmente ajustando a quota de cada conta para se ajustar dentro do plano.

Pedi pelos termos de serviços onde informa que a quota é utilizada como espaço de disco "usado". Mas não me responderam sobre os termos.

Isso não seria de alguma forma propaganda enganosa?

O suporte parece que desativou essa métrica por enquanto, ao qual começou a exibir o limite pelos arquivos hospedados (80GB) e me deram 48 horas para resolver isso.
 

Olá,

Na minha opinião, essa situação está longe de ser considerada propaganda enganosa. Se você está aproveitando ao máximo os recursos disponíveis para vender mais do que realmente possui, é importante buscar uma revenda que permita o uso desses recursos ou contratar um serviço que esteja à altura do que você oferece no mercado. Na minha perspectiva, a prática de venda enganosa ocorre quando você oferece ao seu cliente um serviço que não condiz com a capacidade real que você possui, vendendo espaço que na verdade não está disponível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiquei alguns anos usando a NameHero que me possibilitava fazer isso, por mais que eu tive-se vendendo mais do que eu tinha disponível contratado. Eu sempre tive responsabilidade, sabendo que caso fosse necessário, eu poderia ter a opção de fazer um upgrade de plano ou contratar um VPS/Dedicado.

No meu caso, vejo que seria uma forma de economizar tendo essa flexibilidade. Mas como já mencionado aqui, essa regra serve para evitar má gestão e exageros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, malcomn disse:

Eu fiquei alguns anos usando a NameHero que me possibilitava fazer isso, por mais que eu tive-se vendendo mais do que eu tinha disponível contratado. Eu sempre tive responsabilidade, sabendo que caso fosse necessário, eu poderia ter a opção de fazer um upgrade de plano ou contratar um VPS/Dedicado.

No meu caso, vejo que seria uma forma de economizar tendo essa flexibilidade. Mas como já mencionado aqui, essa regra serve para evitar má gestão e exageros.

Sim, essa é uma prática muito comum nos hosts gringos, acredito que seja mais pela alta concorrência mesmo, aí oferecem cada vez mais recursos. Aqui no Brasil são raros os hosts que operam assim apesar de ter muitos com espaço ilimitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você tem 100gb para armazenamento tem que formular seus planos de forma que não passe dos 100gb quando estiver com todas as 30 contas vendidas, isso deveria ser padrão de qualquer host e acho muito justo.

Aqui é assim, se criou um plano de 15gb de armazenamento, os 15gb vão constar como utilizado mesmo que o cliente ocupe só 1gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?