Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[DICA]Configurando SPF no cPanel


luan122

Posts Recomendados

Não sei se postei no local correto, caso não tenha postado algum moderador poderia mover?

Gostaria que alguém fornecesse um guia de como configurar corretamente o SPF para os emails não serem enviados como spam, já tentei, procurei no google porém acho apenas informações fragmentadas e nada concreto, desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Geração do registro SPF

Um registro padrão que pode ser utilizado na maioria dos casos é:

"v=spf1 a mx ~all"

Precisando de um registro personalizado utilize o assistente disponível em http://old.openspf.org/wizard.html

Obs: Para utilização do google apps (google mail) é necessário utilizar um registro diferente do fornecido acima.

2) Acesse o WHM

Acesse o WHM e clique em DNS Functions -> Edit DNS Zone

Escolha o domínio em questão e clique em Edit

3) Adicione o registro SPF

Adicione um registro IN TXT, preenchendo os campos da seguinte forma:

1o campo: Preencha com o domínio seguido de "." (ponto) ao final.

2o campo: 14400

3o campo: IN

4o campo: TXT

5o campo: REGISTRO_SPF

Substitua REGISTRO_SPF pelo resultado obtido no assistente do passo 1.

#Ex:

dominio.com.br. 14400 IN TXT "v=spf1 a mx ~all"

Clique em save

4) Verifique o registro SPF

Acesse seu servidor utilizando um cliente SSH:

Execute o seguinte comando:

host -t txt dominio.com ip_do_seu_servidor

Substitua dominio.com pelo domínio em questão e ip_do_seu_servidor pelo endereço IP do seu servidor.

Exemplo de retorno:

site.com.br. descriptive text "v=spf1 a mx ~all"

7) Concluindo

Chegando neste ponto a configuração do registro SPF está concluída! Algumas horas podem ser necessárias para propagação de DNS, quando este registro se tornará válido para os outros servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba... Passei a noite em claro resolvendo essa pipa, então hoje eu resolvi vir aqui postar o resultado e fazer um mini-tutorial e eis que vejo que o mesmo já existe!! HAHAAHHAAHAH!!! Bem, vivendo e aprendendo!

Seguinte... A UOL e a BOL não estavam recebendo praticamente nada dos e-mails de meus clientes de revenda e eu nem sabia o por que. Nem a HostDime me ajudou nisso (provavelmente incompetência da minha parte em me explicar). Agora com o VPS e a ajuda da Quantive (ao configurar o DNS Reverso) eu consegui avançar e resolver o problema inclusive no meu plano de revenda.

A configuração que fiz foi um pouquinho diferente, sendo assim vou postar aqui minha contribuição para que todos testem e comparem os melhores resultados.

No começo da saga mandei mensagem para a BOL que me respondeu que o não recebimento era por conta da política de segurança de envio e recebimento de e-mails. Me passaram o link com informações:

http://email.bol.uol.com.br/postmaster/

Depois de muitos testes e mais de 40 horas sem dormir (bem, na verdade dormi apenas 01 hora), consegui corrigir o problema com relação ao SPF (Lembrem-se que eu não vi este post aqui, e nem sabia onde estava o problema).

Para o VPS fiz assim:

Criei o seguinte registro na zona DNS do domínio principal (ex.: meudominio.com.br):

meudominio.com.br. 3600 IN TXT "v=spf1 a mx include:meuhost.meudominio.com.br ~all"

E criei o seguinte registro na zona do DNS do host (meuhost.meudominio.com.br)

meuhost.meudominio.com.br. 3600 IN TXT "v=spf1 a mx ip4:xxx.xxx.xxx.xxx"

Para o caso do plano de revenda (que tenho na HostDime EUA) criei dois registros na zona do domínio principal (ex.: meudominio.com.br - IP: xxx.xxx.xxx.xxx):

meudominio.com.br. 3600 IN TXT "v=spf1 a mx include:spf.meudominio.com.br ~all"

spf 3600 IN TXT "v=spf1 a mx ip4:xxx.xxx.xxx.xxx"

Assim como o DuranDuran citou eu fiz algo semelhante no Edit Zone Templates do plano de revenda. Coloquei as duas linhas à seguir:

%domain%. 3600 IN TXT "v=spf1 a mx include:spf.%domain% ~all"

spf 3600 IN TXT "v=spf1 a mx ip4:%ip%"

Usei alguns testes do site do Open SPF para testar o resultado, e na verdade durante os testes acabei deixando o valor do TTL em 300 para acelerar a propagação do DNS, pois caso contrário os testes demoravam muito para poderem sr executados. Ao que tudo indica o problema foi resolvido e já consegui enviar e-mails de teste para o UOL e o BOL. Segue abaixo o link do site do Open SPF, para a criação e testes dos registros SPF no DNS.

http://www.openspf.org

Caso haja algum erro ou falha da minha parte por favor falem, pois eu ainda estou estudando e tentando aprender.

Vejam que é importante também a configuração do DNS Reverso, pois é uma das exigências da UOL/BOL para aceitarem o recebimento de e-mails.

Espero ter ajudado de alguma forma...

Abraços e desculpem pelo post gigante!

Editado por McGuyver
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?