MauricioLucena Postado Abril 6, 2023 Compartilhar Postado Abril 6, 2023 8 horas atrás, Renato Frota disse: Tem muitas brechas nesse contrato. Vou dar só um exemplo, mas tem outros: a empresa se compromete a manter o site "24/7 no ar, exceto em casos de manutenção programada, falhas de transmissão ou força maior". São termos muitos vagos. Afinal, tudo está sempre funcionando a contento, "exceto quando falha". Qualquer juiz vai considerar que a definição imprecisa deve favorecer o cliente, que é a [dita] "parte vulnerável" do contrato e, com 1 minuto de downtime, você já fica sujeito a perdas. Sempre funcionou para mim, até porque sempre sou muito transparente com cliente e sou muito ativo em relação ao suporte, forneço até suporte fora das minhas obrigações então raramente uso esse contrato e até mesmo me torno "amigo dos clientes" dito isso, algumas das falhas que você encontrar pode alterar ao seu gosto mas legalmente se você criar um contrato que só te favorece também não será bem visto por Juiz nenhum, pode ser facilmente anulado, exemplo disso foi B.o que estava rolando com contrato do Luva de Pedreiro. um contrato deve ter benefícios e deveres para ambas as partes e novamente pode ser editado ou usado apenas como exemplo... 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Frota Postado Abril 7, 2023 Compartilhar Postado Abril 7, 2023 14 horas atrás, MauricioLucena disse: se você criar um contrato que só te favorece também não será bem visto por Juiz nenhum, pode ser facilmente anulado é justamente o que esse contrato faz, só te favorece. são 24h no ar, exceto quando falha. ué.. pode falhar durante 23h e ficar só 1h no ar que ainda se encaixa na promessa. um contrato não tem que favorecer ninguém. tem que definir o acordo: qual serviço será prestado, como será pago, como deve ser executado, qual o nível de suporte esperado, qual o nível de qualidade esperado, qual o escopo coberto. se você costuma "ir além" e um dia não puder, o cliente poderá se sentir lesado, se não houver definição clara do que está coberto e o que não está. quanto ao uptime, você não pode simplesmente prometer que estará online 24/7 "exceto quando falhar". isso é praticamente o mesmo que prometer 100% de uptime, do ponto de vista de que manutenções programadas não afetam a contagem de monitoramento. mas, ao mesmo tempo, é uma "garantia zero" se você tentar fazer valer que todas as falhas são sempre culpa de um terceiro, nunca do seu próprio pessoal e, por isso, elas se enquadrariam nos downtimes causados "por força maior". é um contrato ruim. se ele serve pra você, ótimo. mas se um dia vc for processado, vai precisar de sorte e um juiz bastante empático. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MauricioLucena Postado Abril 7, 2023 Compartilhar Postado Abril 7, 2023 6 horas atrás, Renato Frota disse: é justamente o que esse contrato faz, só te favorece. são 24h no ar, exceto quando falha. ué.. pode falhar durante 23h e ficar só 1h no ar que ainda se encaixa na promessa. um contrato não tem que favorecer ninguém. tem que definir o acordo: qual serviço será prestado, como será pago, como deve ser executado, qual o nível de suporte esperado, qual o nível de qualidade esperado, qual o escopo coberto. se você costuma "ir além" e um dia não puder, o cliente poderá se sentir lesado, se não houver definição clara do que está coberto e o que não está. quanto ao uptime, você não pode simplesmente prometer que estará online 24/7 "exceto quando falhar". isso é praticamente o mesmo que prometer 100% de uptime, do ponto de vista de que manutenções programadas não afetam a contagem de monitoramento. mas, ao mesmo tempo, é uma "garantia zero" se você tentar fazer valer que todas as falhas são sempre culpa de um terceiro, nunca do seu próprio pessoal e, por isso, elas se enquadrariam nos downtimes causados "por força maior". é um contrato ruim. se ele serve pra você, ótimo. mas se um dia vc for processado, vai precisar de sorte e um juiz bastante empático. Entendi, vou dar conferida e ver como pode ser melhorado. valeu! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andre bento Postado Maio 7, 2023 Autor Compartilhar Postado Maio 7, 2023 Alguma novidade de contrato nas normas da LGPD 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
brunow Postado Maio 8, 2023 Compartilhar Postado Maio 8, 2023 Não seria melhor contratar um advogado para redigir o contrato? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.