Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Módulo - Dúvida


Posts Recomendados

Acho que estou por fora do mercado ou as regras mudaram!

Se eu contrato um desenvolvedor, para um projeto de um módulo, de quem é o módulo meu ou dele?

A maioria dos desenvolvedores que eu falo, querem ficar com a ideia do projeto, não aceitando que eu venda o projeto do módulo.

 

Será que eu estou errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modulo é seu, simples assim.
Isso é costuma ser pratica de desenvolvedor safado.

A partir do momento que pagar pelo desenvolvimento ja faça um contrato onde ele tem de aceitar que é seu e não deverá usar o mesmo código em outros projetos passivo de processo, caso venha a ter outro cliente do mesmo modulo ele deverá desenvolver do 0.

Se precisar me chama Mp que te passo um orçamento e garanto que o modulo fica na sua autoria.

 

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Otavio disse:

O modulo é seu, simples assim.
Isso é costuma ser pratica de desenvolvedor safado.

A partir do momento que pagar pelo desenvolvimento ja faça um contrato onde ele tem de aceitar que é seu e não deverá usar o mesmo código em outros projetos passivo de processo, caso venha a ter outro cliente do mesmo modulo ele deverá desenvolver do 0.

Se precisar me chama Mp que te passo um orçamento e garanto que o modulo fica na sua autoria.

 

Meu nobre Otavio, isso que sempre fiz e pensei já fui desenvolvedor, hoje só brinco estou ainda no PHP 5.6 Estruturado.

O que impus foi que ele não tivesse módulo igual, para ser utilizado na mesma plataforma, caso tivesse deveria sem em nome de outra empresa, e sem as funções que solicitei.

Isso que argumentei com as empresas, mais todas se negam a fazer o correto e assinar contrato alegando que não desenvolvem para este fim que os projetos desenvolvidos neste sentido ficam como propriedade da empresa.

Eu ate posso faze-lo, mais como mensionei iria passar muito tempo pois os módulos estão em PHP 7>, e eu nunca fiz isto de integração, ainda mais estando enferrujado pacas. Consegui fazer um sisteminha com um translate do PHP5 para o PHP7 mais ainda ESTRUTURADO.

Editado por wellingtonr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wellingtonr uma coisa que você não pode e não vai conseguir e barrar a empresa ou qualquer outro dev de fazer um modulo igual ao seu isso não existe mesmo.

A única coisa que você pode pode pedir é que não usem o mesmo código futuramente, mais isso não pode impedir de eles fazerem um modulo igual caso outro cliente queira.

Para você ter algo exclusivamente seu sem cópias teria de registrar patente algo muito complicado quando se trata de código fonte , pois oque garante que ninguém já fez e esteja usando algo igual sem que você saiba , além dos custos enormes envolvendo patente e para registrar código até onde sei só caso você desenvolva uma distro de php  

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Otavio disse:

@wellingtonr uma coisa que você não pode e não vai conseguir e barrar a empresa ou qualquer outro dev de fazer um modulo igual ao seu isso não existe mesmo.

A única coisa que você pode pode pedir é que não usem o mesmo código futuramente, mais isso não pode impedir de eles fazerem um modulo igual caso outro cliente queira.

Para você ter algo exclusivamente seu sem cópias teria de registrar patente algo muito complicado quando se trata de código fonte , pois oque garante que ninguém já fez e esteja usando algo igual sem que você saiba , além dos custos enormes envolvendo patente e para registrar código até onde sei só caso você desenvolva uma distro de php  

realmente os lucros o imperiam de utilizar a ideia comercialmente, visto muitos plagios. estou esperando a resposta de mais uns 2.

 

Mais o correto é se você foi pago para desenvolver um projeto você não deveria copia-lo e revende-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

Hmmm. Depende.

Primeiro que o tópico foi criado em fórum errado. Isso é assunto para a categoria de dev.

Segundo que depende de onde você contrata o dito cujo. Lá fora é bem diferente daqui. Sempre que contrato gente de fora, se eu não mencionar exclusividade, eles vendem pra todo mundo depois.

Os módulos que encomendei com o Adriano Faria aqui pro fórum, todos viraram produtos dele no Marketplace da IPS. 

A gente se sente como se desse a ideia, pagasse pro dev e o dev ainda sai lucrando com isso bem depois de vc ter pago. Mas no caso do Adriano, ele SEMPRE me pergunta se ele pode fazer ajustes pra vender pra comunidade e sempre permito, pois o cara é top demais.

Aqui no Brasil, é comum o cara se comprometer com a empresa/pessoa que o contrata e já fica implícito que a relação é exclusiva, mas isso tem mudado.

Tenho uns módulos aqui que fiz para um determinado sujeito (alguns foram entregues outros não), são coisas boas, mas não acho certo distribuir ou revender, a não ser com a permissão do mesmo, o que está fora de questão definitivamente.

Como Dev (ou 11% de um dev adulto kkk): eu veria a permissão ou propriedade do código antes de fechar algo. Tem que ter algum tipo de licença atrelada a ele (se você estiver dentro de uma empresa, talvez o código seja dela). Se a ideia for boa, eu baixaria o preço do software inicial para ganhar nas vendas futuras. Resumindo? Tudo tem que estar por escrito para evitar confusão.

Como compradora, a ideia me chateia quando o software encomendado é algo que vai te diferenciar da concorrência.

Eu queria ver opiniao de mais devs aqui sobre o assunto: @Maik V Oliveira @gofas @Jarbas Santos @MarksEliel

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, AngelCosta disse:

Hmmm. Depende.

Primeiro que o tópico foi criado em fórum errado. Isso é assunto para a categoria de dev.

Segundo que depende de onde você contrata o dito cujo. Lá fora é bem diferente daqui. Sempre que contrato gente de fora, se eu não mencionar exclusividade, eles vendem pra todo mundo depois.

Os módulos que encomendei com o Adriano Faria aqui pro fórum, todos viraram produtos dele no Marketplace da IPS. 

A gente se sente como se desse a ideia, pagasse pro dev e o dev ainda sai lucrando com isso bem depois de vc ter pago. Mas no caso do Adriano, ele SEMPRE me pergunta se ele pode fazer ajustes pra vender pra comunidade e sempre permito, pois o cara é top demais.

Aqui no Brasil, é comum o cara se comprometer com a empresa/pessoa que o contrata e já fica implícito que a relação é exclusiva, mas isso tem mudado.

Tenho uns módulos aqui que fiz para um determinado sujeito (alguns foram entregues outros não), são coisas boas, mas não acho certo distribuir ou revender, a não ser com a permissão do mesmo, o que está fora de questão definitivamente.

Como Dev (ou 11% de um dev adulto kkk): eu veria a permissão ou propriedade do código antes de fechar algo. Tem que ter algum tipo de licença atrelada a ele (se você estiver dentro de uma empresa, talvez o código seja dela). Se a ideia for boa, eu baixaria o preço do software inicial para ganhar nas vendas futuras. Resumindo? Tudo tem que estar por escrito para evitar confusão.

Como compradora, a ideia me chateia quando o software encomendado é algo que vai te diferenciar da concorrência.

Eu queria ver opiniao de mais devs aqui sobre o assunto: @Maik V Oliveira @gofas @Jarbas Santos @MarksEliel

Desculpa postei aqui por ser uma dúvida, já fui dev hoje brinco com codigos.

Quando eu era profissional da area, ideias e códigos eram do cliente eu não replicava nem melhorava a ideia, para revenda mais vejo que hoje mudou muito, você da a ideia e o projeto e paga para o cara fazer e virar seu concorrente com sua propria ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração
8 minutos atrás, wellingtonr disse:

Desculpa postei aqui por ser uma dúvida, já fui dev hoje brinco com codigos.

Quando eu era profissional da area, ideias e códigos eram do cliente eu não replicava nem melhorava a ideia, para revenda mais vejo que hoje mudou muito, você da a ideia e o projeto e paga para o cara fazer e virar seu concorrente com sua propria ideia.

Já aconteceu de eu encomendar coisa com alguém, ele dizer que não tinha tempo e oferecer para fazer pra outra empresa que pagava mais.

Tava pensando em fazer tipo um podcast, mesa-redonda de uns 20 minutos pro pdh... isso daria um assunto muito interessante pra discussão.

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, AngelCosta disse:

Já aconteceu de eu encomendar coisa com alguém, ele dizer que não tinha tempo e oferecer para fazer pra outra empresa que pagava mais.

Tava pensando em fazer tipo um podcast, mesa-redonda de uns 20 minutos pro pdh... isso daria um assunto muito interessante pra discussão.

Vejo que nosso país só afunda, cada vez mais as pessoas sem honestidade, e carater, roubar é ser esperto...

 

Eita BR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não generalizando mas por já ter passado por isso com um módulo que depois foi oferecido no Mercado Livre por um décimo do valor que paguei, agora quando preciso de algo procuro devs de fora. Tive excelentes trabalhos feitos por indianos contratados no Fiverr.

Se eles revendem depois eu não sei mas pelo menos não fiquei com sentimento de otário vendo minha ideia sendo vendida e pirateada no Mercado Livre.

Editado por Leo Amarante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?