Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Módulo - Dúvida


Posts Recomendados

42 minutos atrás, Leo Amarante disse:

Não generalizando mas por já ter passado por isso com um módulo que depois foi oferecido no Mercado Livre por um décimo do valor que paguei, agora quando preciso de algo procuro devs de fora. Tive excelentes trabalhos feitos por indianos contratados no Fiverr.

Se eles revendem depois eu não sei mas pelo menos não fiquei com sentimento de otário vendo minha ideia sendo vendida e pirateada no Mercado Livre.

O mais engraçado é que uns ainda dizem que não pode revender porque o código é dele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração
3 horas atrás, Leo Amarante disse:

Não generalizando mas por já ter passado por isso com um módulo que depois foi oferecido no Mercado Livre por um décimo do valor que paguei, agora quando preciso de algo procuro devs de fora. Tive excelentes trabalhos feitos por indianos contratados no Fiverr.

Se eles revendem depois eu não sei mas pelo menos não fiquei com sentimento de otário vendo minha ideia sendo vendida e pirateada no Mercado Livre.

Os indianos e paquistaneses do Fiverr deveria ser considerados trabalhadores essenciais, eles fazem milagres em um curto período de tempo. E ele não revendem. Eles são bem sérios neste assunto.

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/12/2020 em 13:41, AngelCosta disse:

Hmmm. Depende.

Primeiro que o tópico foi criado em fórum errado. Isso é assunto para a categoria de dev.

Segundo que depende de onde você contrata o dito cujo. Lá fora é bem diferente daqui. Sempre que contrato gente de fora, se eu não mencionar exclusividade, eles vendem pra todo mundo depois.

Os módulos que encomendei com o Adriano Faria aqui pro fórum, todos viraram produtos dele no Marketplace da IPS. 

A gente se sente como se desse a ideia, pagasse pro dev e o dev ainda sai lucrando com isso bem depois de vc ter pago. Mas no caso do Adriano, ele SEMPRE me pergunta se ele pode fazer ajustes pra vender pra comunidade e sempre permito, pois o cara é top demais.

Aqui no Brasil, é comum o cara se comprometer com a empresa/pessoa que o contrata e já fica implícito que a relação é exclusiva, mas isso tem mudado.

Tenho uns módulos aqui que fiz para um determinado sujeito (alguns foram entregues outros não), são coisas boas, mas não acho certo distribuir ou revender, a não ser com a permissão do mesmo, o que está fora de questão definitivamente.

Como Dev (ou 11% de um dev adulto kkk): eu veria a permissão ou propriedade do código antes de fechar algo. Tem que ter algum tipo de licença atrelada a ele (se você estiver dentro de uma empresa, talvez o código seja dela). Se a ideia for boa, eu baixaria o preço do software inicial para ganhar nas vendas futuras. Resumindo? Tudo tem que estar por escrito para evitar confusão.

Como compradora, a ideia me chateia quando o software encomendado é algo que vai te diferenciar da concorrência.

Eu queria ver opiniao de mais devs aqui sobre o assunto: @Maik V Oliveira @gofas @Jarbas Santos @MarksEliel

Na Gofas nós desenvolvemos módulos exclusivos e módulos que se tornam produtos de download após o desenvolvimento, de acordo com a preferência do cliente, isso é combinado na elaboração do orçamento é um dos pontos mais importantes da negociação.

Módulos com exclusividade de uso custam mais caro, acabam ficando obsoletos e o suporte em geral abrange um tempo de garantia pré estabelecido, que no nosso caso varia geralmente entre 6 e 12 meses, depois desse tempo é necessário contratar atualizações à parte, no caso de necessidade de adaptação para novas versões do WHMCS, por exemplo.

Módulos que tem o desenvolvimento da versão inicial financiado e depois são disponibilizados para download, quando são de interesse de muitos usuários, acabam evoluindo cada vez mais conforme o seu uso cresce, o suporte ao patrocinador do projeto é extendido pelo tempo que o módulo estiver disponível para download ("pra sempre") e em alguns casos, referenciamos os patrocinadores no nosso site e repartimos o lucro das vendas, dessa forma o investimento do cliente traz ainda mais visibilidade e lucros à sua empresa.

Todos os módulos em nosso site foram desenvolvidos sob encomenda, alguns são disponibilizados gratuitamente e outros são comercializados. Em todos os casos, os patrocinadores do projetos aceitaram ou até mesmo sugeriram compartilhar o código com outros usuários, pois para eles havia vantagens em disponibilizar o módulo contratado. Também desenvolvemos muitos módulos com exclusividade total de uso que, se ninguém contratar novamente o desenvolvimento dos mesmos e concordar em disponibiliza-lo para download, eles nunca serão revelados 😉

Nós ainda desenvolvemos módulos com diversas outras formas de licença de uso que não foram citadas aqui, por exemplo, módulos que são disponibilizados para download no site do financiador do projeto, que referenciam a Gofas Software como desenvolvedor mas se encarregam do suporte, como por exemplo, o NFE.io para WHMCS e o Boleto Simples para WHMCS. Assim como, desenvolvemos módulos que são disponibilizados como produto do financiador, onde o desenvolvedor não é referenciado e os softwares carregam apenas a marca do financiador do projeto (white label). O último exemplo é o mais engraçado, muita gente aqui talvez utiliza ou já utilizou um módulo criado pela Gofas Software mas não faz ideia disso 😃

Creio que todas as formas de venda de software possuem vantagens e desvantagens, de acordo com o modelo de negócio de quem está contratando o desenvolvimento e de quem está desenvolvendo, mas vejo muito mais vantagens em contratar a criação de um software que muita gente vai usar. Combinando todos os detalhes antes, estando ciente de todos os pros e contras, especificando em detalhes a forma de distribuição e, todos seguindo o combinado, todo mundo sai ganhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só queria entender porque "hoje" em dia vamos dizer assim, há duas praticas no mercado, oferecer 2 valores pelo mesmo produto a ser desenvolvido, soa pra mim como má fé, uma forma sutil de se apropriar do projeto de outra pessoa.

Se eu fizer exclusivo é X, se eu puder me apropriar e vender sua ideia é X menos Y.

Sei que os mais brutos irão dizer então aprende a desenvolver!

Eu respondo que se houvesse ética não seria dito isto.

Quando eu desenvolvia o código e o projeto solicitado eram do cliente não havia a conversa de que se eu podia disponibilizar a outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/01/2021 em 09:07, wellingtonr disse:

Eu só queria entender porque "hoje" em dia vamos dizer assim, há duas praticas no mercado, oferecer 2 valores pelo mesmo produto a ser desenvolvido, soa pra mim como má fé, uma forma sutil de se apropriar do projeto de outra pessoa.

Se eu fizer exclusivo é X, se eu puder me apropriar e vender sua ideia é X menos Y.

Sei que os mais brutos irão dizer então aprende a desenvolver!

Eu respondo que se houvesse ética não seria dito isto.

Quando eu desenvolvia o código e o projeto solicitado eram do cliente não havia a conversa de que se eu podia disponibilizar a outros.

 

Resumindo: antes só havia a primeira opção (valor X, com exclusividade) e hoje há as duas opções.

O problema não é haver a segunda opção (de pagar "X menos Y" sem exclusividade). É haver quem quer pagar o "X menos Y" e ainda quer ter a exclusividade. Ou pior: quem não quer pagar nem um valor nem outro e só sabe reclamar das preferências dos outros.

Talvez eu seja bruto, mas minha opinião é justamente a que você sugeriu: essas pessoas deviam, mesmo, aprender a programar e deixar os outros devs venderem o seu serviço (tempo e conhecimento) como bem entenderem. Quem não estiver disposto ao conjunto "preço e condições" oferecido, não compra. É bastante simples.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Renato Frota disse:

 

Resumindo: antes só havia a primeira opção (valor X, com exclusividade) e hoje há as duas opções.

O problema não é haver a segunda opção (de pagar "X menos Y" sem exclusividade). É haver quem quer pagar o "X menos Y" e ainda quer ter a exclusividade. Ou pior: quem não quer pagar nem um valor nem outro e só sabe reclamar das preferências dos outros.

Talvez eu seja bruto, mas minha opinião é justamente a que você sugeriu: essas pessoas deviam, mesmo, aprender a programar e deixar os outros devs venderem o seu serviço (tempo e conhecimento) como bem entenderem. Quem não estiver disposto ao conjunto "preço e condições" oferecido, não compra. É bastante simples.

 

sim. claro é sua forma de justificar sua forma de trabalhar, mesmo que errada. e quem trabalha assim nem deve ser chamado de dev e sim de comerciante apenas. mais são "regras" de mercado eu sou dev mais não tive essa ideia ou tempo para desenvolver eu desenvolvo e aproveito para usar a ideia pois voce pagou meu tempo de desenvolvimento e sem isto eu não desenvolveria pois tenho boletos a apagar e nao iria desenvolver para arriscar revender. entendeu a logica talvez não, é algo complexo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lógica eu entendi. Mas as sua opinião eu não entendi por completo. Não tem pontuação e coesão suficientes.

Mas deixa pra lá. Não vou ganhar nada discutindo isso com você. Já vi que a sua opinião não é fundamentada em argumentos lógicos. Como eu falei, a opção de pagar X e o código ser exclusivo do cliente ainda existe. Se você não quer ou não pode pagar esse valor, não é culpa do dev.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato Frota disse:

A lógica eu entendi. Mas as sua opinião eu não entendi por completo. Não tem pontuação e coesão suficientes.

Mas deixa pra lá. Não vou ganhar nada discutindo isso com você. Já vi que a sua opinião não é fundamentada em argumentos lógicos. Como eu falei, a opção de pagar X e o código ser exclusivo do cliente ainda existe. Se você não quer ou não pode pagar esse valor, não é culpa do dev.

da pra você entender sim, mas você que não entendeu que o problema não é dinheiro para pagar e sim, a contra proposta de se apropriar da ideia "dando" um tal desconto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?