Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gargalo de transferência entre servidores


Posts Recomendados

Olá a todos! Surgiu uma dúvida aqui, tenho um servidor no Canadá de 1Gbps e outro na Holanda de também 1Gbps. Fui monitorar um backup saindo do Canadá e indo pra Holanda e vi que não passava de 200Mbps (25MB/s, vide imagem anexa). Não é problema de congestionamento nos DCs pois dei wget em testfiles de servidores localizados nos mesmos continentes de cada dedicado e batia próximo de 1Gbps. Mas sempre que faço teste América do Norte x Europa (nos dois sentidos), a transferência não passa de 300Mbps.

O gargalo seria puramente a localização geográfica ou tem algo a mais pra ser levado em conta? Se fossem 2 servidores de 10Gbps a taxa permaneceria nos 200Mbps ou iria subir "proporcionalmente"?

graf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pera primeiro você entender qual realmente é a velocidade da internet do seu servidor.
não vou usar termos complicados vou falar a grosso modo para que se possa entender.
quando se fala em servidor com porta de 100 megas ou  1 giga não quer dizer que a velocidade da internet do seu servidor é 100 megas ou 1 giga. a velocidade da internet do servidor vc deve ver isso antes de contratar o servidor. não sei qual dc vc contratou mas vou dar um exemplo da sys. la tem 250 megas e 500 megas de internet. pela velocidade que vc falou de download 25MB/s se encaixa que seu servidor tem velocidade de 250 megas de internet. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, carlosvv disse:

pera primeiro você entender qual realmente é a velocidade da internet do seu servidor.
não vou usar termos complicados vou falar a grosso modo para que se possa entender.
quando se fala em servidor com porta de 100 megas ou  1 giga não quer dizer que a velocidade da internet do seu servidor é 100 megas ou 1 giga. a velocidade da internet do servidor vc deve ver isso antes de contratar o servidor. não sei qual dc vc contratou mas vou dar um exemplo da sys. la tem 250 megas e 500 megas de internet. pela velocidade que vc falou de download 25MB/s se encaixa que seu servidor tem velocidade de 250 megas de internet. 

Não é questão de conversão de unidades, pode ver que lá em cima eu mencionei que 200Mbps=25MB (200bits/8bits=25Bytes). Meus servidores são de 1Gbps (=1000Mbps=125MB/s).


Servidor Holanda agora batendo em torno de 800Mb:

 
9406805926.png

Servidor Canadá:

9406860303.png

Claro que tem momentos que não fica constante, chegando a 400, 500Mbps, dependendo do horário do dia... Sei do fator "aumento da demanda na rede global", mas a minha dúvida é: o que pode fazer essa taxa ficar constante em 25MB/s (conforme o gráfico ali de cima. ) entre esses dois servidores meus? Limitações geográficas? Distância? Traffic Shaping com regra específica em algum ponto da rede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem um fator que vc deve levar em conta quando se contrata um servidor está descrito algo como:
"250 megas de banda garantidos " ou seja pelo menos 250 megas vc vai ter, se vc conseguir velocidade acima disso não é obrigatorio vc atingir sempre essa velocidade. por isso que a maioria dos servidores hoje em dia tem porta de 1 giga para que vc possa receber a velocidade acima do garantido, porem não obrigatorio. se vc estiver recebendo velocidade menor do que a velocidade de banda garantida pelo dc  vc precisa fazer um mtr e enviar para o data center.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, carlosvv disse:

tem um fator que vc deve levar em conta quando se contrata um servidor está descrito algo como:
"250 megas de banda garantidos " ou seja pelo menos 250 megas vc vai ter, se vc conseguir velocidade acima disso não é obrigatorio vc atingir sempre essa velocidade. por isso que a maioria dos servidores hoje em dia tem porta de 1 giga para que vc possa receber a velocidade acima do garantido, porem não obrigatorio. se vc estiver recebendo velocidade menor do que a velocidade de banda garantida pelo dc  vc precisa fazer um mtr e enviar para o data center.

 

Quando você tiver uma oportunidade (e se tiver claro um servidor de 1Gbps) faz um teste de velocidade contra um servidor que esteja em um continente diferente. De preferência América do Norte vs Europa e veja o comportamento. Neste site tem vários testfiles de servidores americanos e europeus: https://www.datapacket.com/network

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, khaas disse:

Conseguiu fazer o speedtest no servidor da Holanda selecionando um host candense ?

Fiz também. Mesma coisa, em todos os speedtests não consigo passar de 300Mbps. Inclusive selecionando hosts de Nova York, que costumam ter uma conexão mais direta com a Europa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, khaas disse:

O gargalo então é o link internacional. Infelizmente nao há oq fazer.

 

 

A boa notícia é que aparentemente o gargalo é por cada conexão isolada, e não de modo global... fiz download simultâneo de um arquivo hospedado no servidor Holanda a partir de 3 lugares: 1 servidor no Canadá (1Gbps), 1 servidor em Miami (1Gbps) e em minha casa (200Mbps). O tráfego de saída do servidor Holanda chegou a atingir 600~700Mbps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?