Jump to content

Replicar zonas DNS automaticamente entre NS Master e NS Slave

hebero

Recommended Posts

Olá,

Estou configurando um servidor de hospedagem utilizando o painel Directadmin, tive alguns problemas referente a e-mails mas que foram resolvidos com ajuda desse fórum.

Agora estou com um problema referente ao DNS, quando informo o NS1 e NS2 no Registro.br ele acusa no Slave 1, domínio desconhecido, o NS1 master ele aceita normalmente. Verificando o named.conf.local do NS slave vejo que o registro referente ao domínio não foi criado. e ao verificar o status do bind ele apresenta essa mensagem:  

client xxx.xxx.40.14#43765: received notify for zone 'dominio.com.br': not authoritative

Se eu informar no named.conf.local do NS2 Slave o registro da zona apontando para o master, o registro.br reconhece o domínio normalmente.

A dúvida que eu tenho é: no dns master está tudo certo, arquivo de zona .db e registro no named.conf criados pelo painel corretamente, mas não está replicando para o NS2 Slave. É possível realizar essa atualização automática? Ou ela vai ter que ser feita manualmente a cada registro de domínio no painel?

Segue minhas configurações.

NS1 MASTER ############

### named.conf.options ###

acl "trusted" {
   xxx.xxx.xxx.14;    #ns1
   xxx.xxx.xxx.205; #ns2
};

options {
    directory "/var/cache/bind";

recursion yes;
    allow-recursion { trusted; };
    listen-on { xxx.xxx.xxx.14; };
    allow-transfer { xxx.xxx.xxx.205; };    

//forwarders {
    //    8.8.8.8;
    //    8.8.4.4;
    //};

dnssec-validation auto;

auth-nxdomain no;    # conform to RFC1035
    listen-on-v6 { any; };
};

NS1 MASTER #######

### named.conf - ns1 master ###

include "/etc/bind/named.conf.options";
include "/etc/bind/named.conf.local";
include "/etc/bind/named.conf.default-zones";
zone "dominio_server.net" { type master; file "/etc/bind/dominio_server.net.db"; allow-transfer{xxx.xxx.xxx.205;}; };
zone "dominio.com.br" { type master; file "/etc/bind/dominio.com.br.db";  };

NS2 Slave ############

### named.conf.options ###

acl "trusted" {
   xxx.xxx.xxx.14;    #ns1
   xxx.xxx.xxx.205; #ns2
};

options {
    directory "/var/cache/bind";

recursion yes;
    allow-recursion { trusted; };
    listen-on { xxx.xxx.xxx.205; };
    allow-transfer { xxx.xxx.xxx.14; };    

allow-query { any; };

//forwarders {
    //    8.8.8.8;
    //    8.8.4.4;
    //};

dnssec-validation auto;

auth-nxdomain no;    # conform to RFC1035
    listen-on-v6 { any; };
};

### named.conf.local - NS2 slave###

zone "dominio_server.net" { type slave; file "dominio_server.net.db"; masters { xxx.xxx.xxx.14; };  };

Veja que o named.conf.local do NS2 não possui o registro de zona do dominio.com.br a menos que seja informado manualmente. É possível replicar automaticamente? Estou utilizando o Debian 9 como server.

Para não deixar o tópico sem resposta e também poder ajudar mais alguém que possa ter o mesmo problema e dúvida que eu, vou postar aqui a solução que eu achei para resolver o meu problema.

Bom o que eu fiz foi criar um script e colocar ele para rodar no cron de minuto em minuto, esse script, fica testando o arquivo named.conf para ver se ele é mais recente que named.conf.valida que é uma copia do named.conf, se for mais recente significa que ele foi atualizado ou manualmente ou via painel directadmin, se ele não for mais recente não executa nada. segue o script.

Não sei se é a melhor solução, mas neste momento resolveu o meu problema, se alguém tiver outra solução compartilhem.

#!/bin/bash

## carrega named.conf no arquivo 1
## carrega named.conf.valida no arquivo 2 (cópia do named.conf)
arquivo1=/etc/bind/named.conf
arquivo2=/etc/bind/scripts/named.conf.valida

## testa se named.conf é mais recente que named.conf.valida
if [ $arquivo1 -nt $arquivo2 ]
then
## se named.conf for mais recente faça
   ## troca o tipo master por slave e salva em /etc/bind/scripts/named.conf.local
   echo "$(sed 's/ type master; / type slave; /g' /etc/bind/named.conf)" > /etc/bind/scripts/named.conf.local

## remove caminho do arquivo no parametro file e salva em /etc/bind/scripts/named.conf.local
   echo "$(sed 's|/etc/bind/||g' /etc/bind/scripts/named.conf.local)" > /etc/bind/scripts/named.conf.local

## troca allow-transfer{ip slave} por masters{ip master} e salva em /etc/bind/scripts/named.conf
   echo "$(sed 's/ allow-transfer { ip-slave; }; / masters { ip-master; }; /g' /etc/bind/scripts/named.conf.local)" > /etc/bind/scripts/named.conf.local

## deleta todas as linhas que começam com include
   sed -i '/include/d' /etc/bind/scripts/named.conf.local

## transfere o arquivo /etc/bind/scripts/named.conf.local do NS1 para o NS2 salvando como /etc/bind/named.conf.local
   scp /etc/bind/scripts/named.conf.local root@ip-slave:/etc/bind/named.conf.local

## pausa execução por 5 segundos (para garantir que o arquivo foi transferido antes do restart)
   sleep 5

## restarta o bind no NS2
   ssh root@ip-slave '/etc/init.d/bind9 restart'

## copia o named.conf atualizado para named.conf.valida na pasta scripts
   cp /etc/bind/named.conf /etc/bind/scripts/named.conf.valida

## registra um log da execução em /etc/bind/scripts/log_execucao
   echo "Rodou em " $(date +%d/%m/%Y" - "%H:%M:%S) >> /etc/bind/scripts/log_execucao
fi