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DNS Reverso não funciona


hebero

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Ola,

Estamos montando um servidor dedicado para hospedagem no provedor onde trabalho, consegui muita informação no fórum, mas tem um problema que está me dando dor de cabeça para resolver a uns dias, o DNS Reverso não funciona.

Nosso servidor é um Debian 9 rodando o painel DirectAdmin com Bind, segue o relatório completo da checagem dns: https://intodns.com/clinitec.net.

Segue abaixo o conteúdo dos arquivos de configuração do Bind.

Preciso da ajuda do pessoal da comunidade para descobrir o que está de errado nas minhas configurações. Procurei seguir a documentação do DirectAdmin para montar as configurações.

Comandos named-checkconf e named-checkzone não retornam erros.

Obrigado.

 

Erro do relatório: Reverse MX A records (PTR)
                               ERROR: No reverse DNS (PTR) entries. The problem MX records are:
                               14.40.72.177.in-addr.arpa -> no revers
e (PTR) detected
                               You should contact your ISP and ask him to add a PTR record for your ips

 

Meu arquivo de configuração clinitec.net.db

$TTL 14400
@       IN      SOA     ns1.clinitec.net.      hostmaster.clinitec.net. (
                                                                  2020032303
                                                                  14400
                                                                  3600
                                                                  1209600
                                                                   86400 )

clinitec.net.              14400         IN      NS      ns1.clinitec.net.
clinitec.net.              14400         IN      NS      ns2.clinitec.net.

clinitec.net                14400        IN      A       177.72.40.14
ftp                               14400        IN      A       177.72.40.14
mail                            14400        IN      A       177.72.40.14
ns1                             14400        IN      A       177.72.40.14
ns2                             14400        IN      A       177.72.40.205
pop                             14400        IN      A       177.72.40.14
smtp                           14400        IN      A       177.72.40.14
www                           14400        IN      A       177.72.40.14
mx                               14400        IN      A       177.72.40.14

177.72.40.14             14400        IN      MX      10 mail
clinitec.net.                14400        IN      MX      10 mail

clinitec.net.                14400        IN      TXT     "v=spf1 a mx ip4:177.72.40.14 a:ns1.clinitec.net include:clinitec.net ~all"

 

Meu arquivo reverso 14.40.72.177.in-addr.arpa.db

$TTL 14400
@       IN      SOA     ns1.clinitec.net.      hostmaster.clinitec.net. (
                                                                   2020032410
                                                                   14400
                                                                   3600
                                                                   1209600
                                                                   86400 )

14.40.72.177.in-addr.arpa.      14400   IN      NS      ns1.clinitec.net.
14.40.72.177.in-addr.arpa.      14400   IN      NS      ns2.clinitec.net.

mail                                              14400   IN      A       14.40.72.177
mx                                                14400   IN      A       14.40.72.177

14.40.72.177.in-addr.arpa.      14400   IN      MX      10 mail


14.40.72.177.in-addr.arpa.      14400   IN      PTR     clinitec.net.
14.40.72.177.in-addr.arpa.      14400   IN      PTR     mail.clinitec.net.
14.40.72.177.in-addr.arpa.      14400   IN      PTR     ns1.clinitec.net.
14.40.72.177.in-addr.arpa.      14400   IN      PTR     ns2.clinitec.net.

 

Meu arquivo named.conf (DirectAdmin cria as zonas nesse arquivo)

zone "clinitec.net" {
                        type master;
                        file "/etc/bind/clinitec.net.db";
                       allow-transfer{177.72.40.205;};
};

zone "14.40.72.177.in-addr.arpa" {
                       type master;
                       file "/etc/bind/14.40.72.177.in-addr.arpa.db";
                      allow-transfer{177.72.40.205;};
};
 

Log do Debian /var/log/syslog

Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: zone 0.in-addr.arpa/IN: loaded serial 1
Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: zone 255.in-addr.arpa/IN: loaded serial 1
Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: zone 127.in-addr.arpa/IN: loaded serial 1
Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: zone 14.40.72.177.in-addr.arpa/IN: loaded serial 2020032410
Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: zone localhost/IN: loaded serial 2
Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: zone clinitec.net/IN: loaded serial 2020032303
Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: all zones loaded
Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: running
Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: zone clinitec.net/IN: sending notifies (serial 2020032303)
Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: zone 14.40.72.177.in-addr.arpa/IN: sending notifies (serial 2020032410)
 

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Em 25/03/2020 em 11:39, hebero disse:

Ola,

Estamos montando um servidor dedicado para hospedagem no provedor onde trabalho, consegui muita informação no fórum, mas tem um problema que está me dando dor de cabeça para resolver a uns dias, o DNS Reverso não funciona.

Nosso servidor é um Debian 9 rodando o painel DirectAdmin com Bind, segue o relatório completo da checagem dns: https://intodns.com/clinitec.net.

Segue abaixo o conteúdo dos arquivos de configuração do Bind.

Preciso da ajuda do pessoal da comunidade para descobrir o que está de errado nas minhas configurações. Procurei seguir a documentação do DirectAdmin para montar as configurações.

Comandos named-checkconf e named-checkzone não retornam erros.imageproxy.php?img=&key=7c808b72b847a695

Obrigado.

 

Erro do relatório: Reverse MX A records (PTR)
                               ERROR: No reverse DNS (PTR) entries. The problem MX records are:
                               14.40.72.177.in-addr.arpa -> no revers
imageproxy.php?img=&key=7c808b72b847a695e (PTR) detected
                               You should contact your ISP and ask him to add a PTR record for your ips

 

Meu arquivo de configuração clinitec.net.db

$TTL 14400
@       IN      SOA     ns1.clinitec.net.      hostmaster.clinitec.net. (
                                                                  2020032303
                                                                  14400
                                                                  3600
                                                                  1209600
                                                                   86400 )

clinitec.net.              14400         IN      NS      ns1.clinitec.net.
clinitec.net.              14400         IN      NS      ns2.clinitec.net.

clinitec.net                14400        IN      A       177.72.40.14
ftp                               14400        IN      A       177.72.40.14
mail                            14400        IN      A       177.72.40.14
ns1                             14400        IN      A       177.72.40.14
ns2                             14400        IN      A       177.72.40.205
pop                             14400        IN      A       177.72.40.14
smtp                           14400        IN      A       177.72.40.14
www                           14400        IN      A       177.72.40.14
mx                               14400        IN      A       177.72.40.14

177.72.40.14             14400        IN      MX      10 mail
clinitec.net.                14400        IN      MX      10 mail

clinitec.net.                14400        IN      TXT     "v=spf1 a mx ip4:177.72.40.14 a:ns1.clinitec.net include:clinitec.net ~all"

 

Meu arquivo reverso 14.40.72.177.in-addr.arpa.db

$TTL 14400
@       IN      SOA     ns1.clinitec.net.      hostmaster.clinitec.net. (
                                                                   2020032410
                                                                   14400
                                                                   3600
                                                                   1209600
                                                                   86400 )

14.40.72.177.in-addr.arpa.      14400   IN      NS      ns1.clinitec.net.
14.40.72.177.in-addr.arpa.      14400   IN      NS      ns2.clinitec.net.

mail                                              14400   IN      A       14.40.72.177
mx                                                14400   IN      A       14.40.72.177

14.40.72.177.in-addr.arpa.      14400   IN      MX      10 mail


14.40.72.177.in-addr.arpa.      14400   IN      PTR     clinitec.net.
14.40.72.177.in-addr.arpa.      14400   IN      PTR     mail.clinitec.net.
14.40.72.177.in-addr.arpa.      14400   IN      PTR     ns1.clinitec.net.
14.40.72.177.in-addr.arpa.      14400   IN      PTR     ns2.clinitec.net.

 

Meu arquivo named.conf (DirectAdmin cria as zonas nesse arquivo)

zone "clinitec.net" {
                        type master;
                        file "/etc/bind/clinitec.net.db";
                       allow-transfer{177.72.40.205;};
};

zone "14.40.72.177.in-addr.arpa" {
                       type master;
                       file "/etc/bind/14.40.72.177.in-addr.arpa.db";
                      allow-transfer{177.72.40.205;};
};
 

Log do Debian /var/log/syslog

Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: zone 0.in-addr.arpa/IN: loaded serial 1
Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: zone 255.in-addr.arpa/IN: loaded serial 1
Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: zone 127.in-addr.arpa/IN: loaded serial 1
Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: zone 14.40.72.177.in-addr.arpa/IN: loaded serial 2020032410
Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: zone localhost/IN: loaded serial 2
Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: zone clinitec.net/IN: loaded serial 2020032303
Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: all zones loaded
Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: running
Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: zone clinitec.net/IN: sending notifies (serial 2020032303)
Mar 25 09:51:02 ns1 named[1592]: zone 14.40.72.177.in-addr.arpa/IN: sending notifies (serial 2020032410)
 

É exatamente o que o amigo @Alexandre Duran disse.
Os PTR do rDNS são configurados por quem é o "dono" do IP, no caso o seu provedor de serviços.
Verifique com eles que resolverão de imediato para você.

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